OZONO, UMA AJUDA PRECIOSA, Por Dr. TITO FREIRE

Nesta rubrica, iremos abordar os vários tipos de suplementos que a natureza nos disponibiliza, sejam eles compostos ou simples.

Teremos sempre a preocupação de que sejam produtos naturais de qualidade, que previnam e proporcionem saúde e bem-estar.

O Ozono é uma modificação alotrópica do oxigénio, observada por Van Marum, em 1785, e estudada por Schonbein, em 1840. Encontra-se na atmosfera numa proporção de duas partes por milhão, principalmente, nas camadas superiores. A ação da luz solar sobre o oxigénio produz um estrato de ozono de 25km de espessura, que absorve as radiações ultravioletas na sua maior parte, evitando a destruição da vida sobre a terra que noutro caso sobreviveria apenas em poucos minutos.

Pelo seu carácter de oxidante energético, o ozono tem muitas aplicações, como na depuração a grande escala da água potável, na esterilização e desodorização do ar ambiental em lugares fechados e na alimentação, especificamente como desinfetante de frutas e verduras. No campo médico, sempre que administrado corretamente, oferece aos organismos vivos proteção contra as oxidações prejudiciais pelos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

Relativamente à aplicação do ozono no campo terapêutico, a primeira aplicação médica conhecida aconteceu durante a I Guerra Mundial, onde se utilizou como um poderoso cicatrizante em feridas sépticas. Foi conseguida uma rápida desinfeção e cicatrização.

Com o passar dos anos e depois de várias investigações, o ozono tornou-se reconhecido pela comunidade científica internacional como um dos mais poderosos oxidantes da natureza. Os efeitos biológicos do ozono conferem-lhe propriedades terapêuticas que possibilitam a aplicação da ozonoterapia num amplo campo de especialidades, onde foi provada a sua capacidade antivírica, antibacteriana e antifúngica.

Devido ao seu poder oxidante, atua como um excelente antimicrobiano, especialmente a nível sistémico, capaz de inibir e destruir microrganismos patogénicos como bactérias, fungos, protozoários e vírus, pelo que todas as doenças provocadas por estes agentes são tratáveis com ozonoterapia com elevado grau de sucesso.

O ozono interfere no ciclo reprodutivo dos vírus, evitando o avanço a nível intracelular, conferindo-lhe uma ação antivírica.

Este tem igualmente uma ação imunomoduladora, estimulando os glóbulos brancos para que produzam pequenas quantidades de citoquininas que aumentam as defesas do organismo quando deparado com agressões externas, como as infeções, e favorecem a deteção de células mutantes ou anormais que podem produzir doenças degenerativas ou autoimunes.

Concretamente, as aplicações terapêuticas do ozono são as seguintes:

  • Artroses, artrites, tendinites, fibromialgia, hérnias, dorsalgias, lombalgias e bursite;
  • Varizes, úlceras varicosas, pé diabético, tromboflebites, insuficiência venosa e linfática e rotura de capilares;
  • Hepatites virais (B e C), colite ulcerativa, doença de Crohn, fístulas perianais, hemorroidas e úlcera gástrica;
  • Cefaleias, depressão, doença de Parkinson, demência senil, Alzheimer, arteriosclerose, fadiga crónica e perda de memória;
  • Vulvovaginites, infeções ginecológicas e urinárias (por vírus, fungos ou bactérias);
  • Celulite, acne, eczemas, herpes, feridas, úlceras, queimaduras, psoríase e micoses.

Até há pouco tempo, a única forma de aplicar a ozonoterapia era por via intravenosa ou via retal. Atualmente, já podemos aplicar por via oral, com grande sucesso, em ampolas ou xarope.

Por experiência clínica, dou preferência a uma gama designada por Activ Ozone, pois este é obtido por um processo de saturação de óleo de Olea Europea. Este complexo ozonado, assim formado, atravessa a parede intestinal. Segue, preferencialmente, a via linfática para, posteriormente, ceder ozono às zonas alvo no organismo.

Além disso, é um laboratório que investiu 7 anos em investigação para garantir uma fixação eficaz e segura do ozono no nosso organismo.

Há ainda a salientar que, ao nível gastrointestinal, os diversos estudos já publicados, têm demonstrado que a ozonoterapia pode ser uma ferramenta eficaz na cura e prevenção de diversos distúrbios a este nível. Isto porque os métodos de indução de ozono promovem uma rápida e total recuperação da mucosa gástrica, promovem a erradicação da Helicobacter pylori, reduzem o tempo de cura de úlceras e reduzem o risco de incidência.

Os resultados destes estudos demonstram uma inexistência de efeitos adversos e uma ausência de sintomatologia (dor).

Para terminar, fica um resumo dos principais benefícios da ozonoterapia:

  • Elimina vírus, bactérias, leveduras, fungos e protozoários;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Purifica o sangue e a linfa;
  • Normaliza a produção hormonal e enzimática;
  • Reduz inflamações;
  • Reduz a dor;
  • Normaliza o sistema nervoso;
  • Combate hemorragias;
  • Melhora a função cerebral e a memória;
  • Oxida as toxinas, permitindo a excreção de metais pesados;
  • Previne e combate doenças degenerativas;
  • Previne e combate doenças autoimunes.

Por tudo isto, a terapia com ozono é mais uma ferramenta importante para uma melhor saúde.