” AMIGOS IMPERFEITOS” | CARLOS FILIPE ASSUNÇÃO


Jorge Taylor, o Autor do Blog

 

 

 

 

O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro.  A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o fato do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

Pareceu-me o dia perfeito para o Blog “A BOA VIDA PERSEGUE-ME” assinalar a data desafiando o fotografo Carlos Filipe Assunção a apresentar uma Exposição virtual de fotografia “AMIGOS IMPERFEITOS”, sobre a importância da inclusão de animais especiais. Diferentes, mas, com história!

 


Carlos Filipe Assunção, O Fotógrafo

 

 

 

 

 

Carlos Filipe é natural de Aljustrel onde viveu até terminar a licenciatura em Português-Inglês. Foi quando se mudou para Portimão – Algarve, e com um passado já com um pezinho nas artes da fotografia com um curso de Fotografia Analógica, que começou a fotografar ocasionalmente eventos. Aos poucos começou a elaborar auto-retratos de uma forma mais conceptual.

Realizou algumas exposições coletivas e individuais em vários pontos do país e começou a publicar igualmente trabalhos seus em algumas revistas. O seu trabalho focava-se muito nos sentimentos, no transferir para a fotografia o que ia na alma, o que nos tirava o sono, o que nos preocupava…quase como um exercício de exorcismo. Passou dois anos a viajar pelo mundo e quando regressou decidiu retomar a fotografia, mas numa vertente mais adulta explorando campos pouco trabalhados como a fotografia de animais de estimação o que acabou por se revelar o que gosta de fazer. Atualmente tem o seu estúdio de fotografia em Lagoa, no Algarve onde, além de todos os serviços que oferece, continua a colaborar com Associações de Defesa dos animais recebendo frequentemente animais resgatados que fotografa de forma a impulsionar a sua adoção. Continua a realizar eventos solidários para angariar dinheiro para Associações, visita escolas e liceus para falar sobre o seu trabalho e sobre o seu projeto tentando dar às próximas gerações um pouco da sua experiência e incutir neles a importância da diferença e da inclusão. O Boris vai consigo para todo o lado sendo, desde o primeiro dia, a sua maior fonte de inspiração.

AS IMAGENS, O AMOR PELOS ANIMAIS E AS PALAVRAS

A história deste projeto é indissociável da estória do Boris. O Boris é um acaso da vida que se tornou num amor maior e quase inexplicável. A vontade de adotar um amigo de quatro patas conduziu ao conhecimento de uma associação local de defesa de animais, a ADAP, durante uma visita a uma feira de adoção. Ficou a primeira ideia e alguns (quase) amores à primeira vista.

Ficou a noção das dificuldades materiais e financeiras com que estas associações se debatem para levarem a cabo o nobre trabalho de salvar vidas.

Mas o destino preparou a adoção sozinho e sem pedir autorização… um ser com dois meses, recolhido na beira de uma estrada com uma corda roída atada ao pescoço entrou de rompante na vida do fotógrafo. Este pequeno ser despontou uma nova paixão na arte de fotografar… a fotografia de animais.

Numa altura em que as ideias e os conceitos pareciam perder-se no papel, numa época em que a objetiva era apontada ao acaso à procura de inovação, o Boris tornou-se uma inspiração e um modelo incrível… A procura por novos modelos trouxe à lembrança a ADAP, uma associação em Portimão, e as dificuldades económicas que enfrentam para providenciarem cuidados veterinários a animais resgatados, muitas vezes em precárias condições de sobrevivência, promoverem a esterilização com o objetivo de impedir o aparecimento de novas ninhadas abandonadas nas ruas ou simplesmente providenciarem alimento para os animais que abrigam. Surge assim a ideia de levar a cabo uma sessão fotográfica cujos lucros revertessem integralmente para a associação. E foi durante esta aventura que o fotógrafo conheceu modelos muito especiais, com passados arrepiantes, mas que foram capazes de marcar a vida de quem escolheu dar-lhes um presente e um futuro dignos, não obstante as suas limitações… A essa iniciativa seguiram-se contactos a outras instituições do Algarve a oferecer a iniciativa. Em poucos meses realizaram-se mais sessões fotográficas solidárias que no seu conjunto conseguiram angariar cerca de 2.000€ para ajudar os animais de rua.

Várias associações do Algarve como a ADAP, Pata Ativa, Cadela Carlota, Pata Faro, entre outras, impulsionadas pelos bons resultados das campanhas solidárias, começaram a solicitar fotografias para os animais abandonados que se encontram ao seu abrigo com o objetivo de facilitar a sua adoção. Porque uma bela imagem é capaz de retirar o estigma do abandono. Os resultados revelaram-se muito positivos. Em todos estes encontros aumentou o número de animais diferentes que marcaram para sempre o sentimento do fotógrafo pelos animais. Amadureceu a ideia de partilhar com o mundo as estórias destes heróis de quatro patas que com vidas traumatizantes são capazes de tornar mais felizes quem escolheu incluí-los na família. Arrancou assim o projeto AMIGOS (im)PERFEITOS.

O fotógrafo Carlos Filipe decidiu que valia a pena investir tempo e esforço para dar a conhecer a beleza da diferença e o amor capaz de ultrapassar as limitações físicas e estéticas dos patudos. Uma galeria de animais únicos com histórias extraordinárias, muitas vezes pautadas pela tragédia, mas que nos brindam com exemplos de coragem e provas vivas de amor por quem os acolheu e os abraçou sem olhar às suas diferenças.

AS FOTOGRAFIAS QUE COMPÔEM ESTA FAMILIA (IM)PERFEITA:

Esta exposição fotográfica é composta por 40 fotografias sobre a importância da inclusão de animais diferentes os Amigos (Im)Perfeitos.

Este é um projeto sempre em crescimento porque todas as histórias de luta, coragem e sobrevivência merecem um narrador e o público merece conhecer estes Amigos im-PERFEITOS.

Animais que enfrentaram as amputações, a cegueira, a paralisia, os traumas originados pela maldade humana… mas todos eles encontraram alguém que os abraçou e ama sem se deixar assustar pelas suas diferenças. 

Crédito Fotográfico: Carlos Filipe Photography

Siga o fotografo: Carlos Filipe Assunção, Carlos Filipe Photography

My Team

Barro.Store; Mwani Store; Óptica Milheiro