LOBOLO, É COR DA CULTURA AFRICANA.

O Blog “A Boa Vida Persegue-me” esteve presente, no dia 12 de dezembro, no showroom do designer Momade Amade, na Casa de Angola.

O designer a viver em Portugal há 10 anos – é natural de Maputo, Moçambique – mostrou a sua nova coleção Lobolo, da marca Moms Amade, criada oficialmente em 2004.

A marca combina a “capulana” com as novas tecnologias têxteis, os designs contemporâneos e as particularidades clássicas do vestir e do uso de assessórios africanos. Traz a identidade negra de vários países africanos inscrita. Resulta de materiais diversos.

Roupas, mas sobretudo acessórios afros unisex (Malas, Mochilas, Calçado, Capas e algumas peças de Artesanato, como por exemplo presépios/sagrada família feitos em madeira), fazem parte do portfólio.

Momade trabalha a exaltação da elegância e do sentimento que, eventualmente, poderá despertar em nós, através das suas criações e da utilização de estampas e texturas étnicas que refletem a herança africana nas cores, formas e no uso da capulana.

As peças são geralmente estampadas, práticas, versáteis, disseminando autoafirmação e empoderamento mestiço. É assim, da tradição para o design nos estampados das fazendas que o designer conta histórias das suas raízes étnicas, onde se preservam tradições ancestrais e estórias que aclamam pensamentos positivos e, simultaneamente, transporta as raízes africanas para esta Lisboa mulata.

Segundo Momade, Lobolo, na língua moçambicana “Changana”, significa dote de casamento que o noivo tem que dar à família da noiva, que é entregue ao pai.

Para esta coleção, “a cor da cultura africana”, a mestiçagem foi a fonte de inspiração – mixtura – que resulta de um casamento de materiais diversificados. Para a coleção usou capulana como base, depois misturou com pele, madeira, pneu, organza, fazenda e polar nas capas e golas. Uma coleção “cool”, que acompanha com interesse as tendências, livre para misturar, coordenar com outras marcas, oferecendo produtos personalizados a preços acessíveis.

Criamos coordenados multi brands com peças da marca Antony Morato e acessórios do designer Moms Amade.

Para além da versatilidade, as peças idealizadas primorosamente pelo designer, potencializam e valorizam o delicado e precioso trabalho feito à mão, criando acessórios malas, pochets e mochilas, calçado em capulana, pochet em capulana e pele, além de roupas, capas para senhora em capulana e polar, capas em fazenda e capulana, golas em capulana e polar.


É uma coleção que traz peças que se identificam imediatamente com um público sedento de sugestões essenciais, constituído por pessoas de ambos os sexos, e várias faixas etárias, fazendo-os sentir, em cada peça os seus pensamentos, conceitos e ideologias.

Um trabalho com personalidade, atemporal, uma mescla de tecidos, texturas e cores, cúmplice de um design cuidado com um olhar focado nos detalhes para despertar sensações e estilos próprios. Mostra respeito para com o consumidor. O que me apraz imenso.

Para o designer o que o persegue na vida é a criatividade.
Questionado sobre o assunto, Momade referiu: “Persegue-me a liberdade em criar sem fronteiras, sim, persegue-me imenso”.

PARA LÁ DA MOSTRA DA COLEÇÃO LOBOLO REGISTEI: ELEGÂNCIA, BEM-ESTAR E CONVÍVIO.

Captei instantes aprazíveis, sorrisos fáceis e cumplicidades várias.


Lobolo, proporcionou sorrisos e bem-estar entre os presentes, onde se encontravam, entre outros, o presidente da Casa de Angola Zeferino Boal, a estilista Roselyn Silva, os artistas plásticos Blackson Afonso e Márcia Dias, a Stylist Patrícia Ervedoso Pinto, Bocalino Rompante, Fernanda Serra, Hauria Teixeira Linduxa, Fina Poderosa, GilVal, Rita Pinheiro, Luandino Carvalho, Carina Pereira, Rosa Franco, Dary Carvalho, Elsa Flores, Cristina Marques, José António Marques e das bloggers Ana Paula Varela, Claudina Correia e Prazeres Faith.

Momentos agradáveis harmonizados pelos melhores vinhos da Adega Mor.

Para apreciação e aquisição das peças, espreitem a página: Moms Amade Acessórios.

Créditos fotográficos:

Pedro Bonnet
Juvenal Candeias
Lúcio Cruz
Olhar by Pardal

Agradecimentos:

Pedro Varruka & Solange Sousa.