WC HOTEL: A CULPA É DA NINI ANDRADE SILVA!

Na semana dos feriados conseguimos fazer, aqui tão perto, uma mini escapadinha na Capital!

Às vezes não basta só uma escapadela, o mais importante é saborear uma experiência incomum. Momentos únicos e memoráveis. A pensar nisso, fomos conhecer o WC Beautique Hotel, situado na avenida Almirante Reis, n.º 35, Arroios, Lisboa. A localização que permite chegar a qualquer ponto de Lisboa com facilidade. Conhecer esta nova avenida que nos convida a viver momentos simples, sem receio do potencial da diversidade e com grande ânsia de alimentar a nossa alma: relaxar, restituir energias da boa, descobrir novos lugares, comer convenientemente e aproveitar bem o tempo e as coisas simples da vida, é o que almejávamos.

Os momentos originais que se vivem neste hotel começam logo à entrada, quando fazemos o Check In e apreciamos o conceito.

Elementos singulares que transformam um edifício num “WC Hotel” aprazível e acolhedor!

Nada é perfeito e o bem-estar é sempre composto de instantes e não de uma prossecução continuada de momentos. A nós cabe-nos usufruir desses momentos, segundo a segundo e saborear esse bem-estar que momentaneamente brilha sobre nós, para que ele possa iluminar as pessoas que nos rodeiam com boas vibes, e porque não as outras também.

Foram uns dias de ócio perfeitos, que serviram para conhecer mais alguns “segredos” de Lisboa.

Que linda está a ficar a avenida Almirante Reis!

A reabilitação do Intendente, onde a avenida Almirante Reis e ruas adjacentes se inserem, que durante muitos anos era sinónimo de droga, meretrício e crime, “um não lugar”, está a proporcionar o regresso dos portugueses, de novos inquilinos, de novos negócios, novos turistas e novos alojamentos para os receber.

Esta nova avenida que está a crescer, esconde esses velhos problemas que durante anos empurraram as pessoas e sobretudo, os roteiros turísticos para outros locais mais aprazíveis. Hoje, vai desaparecendo o estigma associado ao sítio e às pessoas daqui, que buscam diferenciação positiva e onde a multiculturalidade desponta.

Esta nova avenida que se prolonga até ao Martim Moniz, vem acompanhada de esplanadas cheias de gente, que convidam para um copo, restaurantes, como o E Tem Dente, cervejarias, como o Ramiro, que oferecem os melhores sabores, hotéis, guests houses, hostels, que oferecem as melhores estadias, e tudo mescla com os fadistas, a guitarra, o batuque, o djambé, os aromas, os cheiros das especiarias indianas, moçambicanas, ingredientes chineses, vietnamitas, asiáticos e angolanos. É um “melting” de pessoas e lugares. Aprecio o valor desta miscigenação cultural e gastronómica!

Saboreia-se a cozinha portuguesa, a angolana, a moçambicana, a indiana e tantas outras. Saem das cozinhas diferentes culturas. Todas diferentes, todas iguais. Consideravelmente ricas, mesmo que pareçam pobres aos olhos de alguns. A zona está aberta ao mundo e o mundo inteiro cabe aqui sem passaporte!

Felizes são as cidades que têm lugares assim. Habitados por africanos, asiáticos, brasileiros, chineses e portugueses. Lugares intensos e desiguais. A Almirante Reis e ruas contíguas, têm esse capital humano. Muito inspirador por ser tão distinto e contrastante. O grande desafio é tornar e manter este lugar apetecível. Foi esse desafio que levou o grupo The Beautique Hotels a convidar Nini Andrade Silva, designer de interiores, para decorar o WC Beautique Hotel.

O Blog “A Boa Vida Persegue-me” fica feliz de ver esta Lisboa mestiça a renovar-se assim, e este edifício do WC Beautique Hotel sobressai, no meio desta mestiçagem, desta multiculturalidade que cresce com os anos e trás novos negócios que convivem lado a lado com velhos negócios.

Que seja uma porta aberta para contribuir para a construção de uma nova avenida. Uma avenida que se abra ao exterior e se transforme num dos lugares mais cosmopolitas desta cidade.

A ESTADIA


É preciso dar atenção especial a estadia. É o conforto dos alojamentos, a localização e a forma como somos acolhidos pela equipa de trabalho que nos faz escolher, permanecer e ficar num hotel, num hostel, ou noutra unidade hoteleira.

Geralmente, depois de longas caminhadas, de roteiros preenchidos e intensos, qualquer hóspede quer descansar com conforto e tranquilidade.

São motivos pertinentes que atraem aqueles que passam muito tempo nos hotéis, quando viajam em negócios ou apenas para uma escapadela.

Que foi o meu caso.

O cuidado colocado no processo de requalificação e decoração do hotel tornou-se numa referência por excelência. E a culpa é da Nini.

O edifício verde-água destaca-se no conjunto arquitetónico da avenida Almirante Reis, talvez devido à cuidada requalificação. O hotel icónico e de interiores contemporâneos, não sei se foi pensado para transmitir leveza, calma, naturalidade, paz, bem-estar e tranquilidade. O certo é que foi isso que me transmitiu. Atento aos pormenores, reparei que recorreram a materiais de grande leveza como os elementos de água e cores como o azul-turquesa. Ao entrar no lobbie da receção, senti todo o aroma que pairava no ar …foi a primeira coisa que notei.


Agradou-me particularmente a alquimia de sensações que despertava. O que fez toda a diferença! Isto porque a nossa memória olfativa, uma das nossas principais características, é responsável pelas sensações que os aromas nos podem provocar. As minhas foram imediatas. Gostei!

Foi o design dinâmico, com qualidade que me agradou.

Um ambiente acolhedor, com lobbies, salas, hall que surgem acoplados às palavras inovação, ousadia, elegância e inspiração. Seduz qualquer pessoa e a mim deixou-me com vontade de fugir de minha casa por uns dias.

O hotel de 4 estrelas dispõe de um bar, um restaurante que serve pratos típicos portugueses e 41 quartos forrados a azulejo azul-turquesa, espelhos bonitos, inspirado nos elementos que compõem uma casa de banho elegante. Oferece diferentes opções de alojamento: 9 standard, 26 superior, 5 deluxe (com a particularidade de cada quarto ter camas redondas) e 1 prime bathtub (com a singularidade de ter uma banheira aos pés da cama).

Os quartos estão totalmente equipados com todas as comodidades para que se sinta bem, têm máquina de café e TV.

Elogia-se o trabalho da designer de interiores que com muita criatividade, vê a sua obra-prima erguida num projeto que é um marco no crescimento desta zona da cidade.

Para além de pudermos ficar o tempo que quisermos, recebem quem queira ficar apenas para um lanche, um almoço, um jantar ou apenas para degustar um copo.

É sem dúvida uma celebração visual do design, em que o verdadeiro encanto está nos detalhes e escolhas personalizadas, como uma coleção de frascos de perfume a decorar a receção e o bar, os painéis com motivos ligados à água e os tons suaves de azul. Talvez por isso, todo o espaço transmite-nos a sensação de estarmos dentro de uma banheira, há painéis de espuma no chão, de água nas paredes, as casas de banho estão divididas e separadas por áreas dos sanitários, duche, com portas para garantir a privacidade e a área do lavatório. Duas meias banheiras transformadas em balcão na receção, os candeeiros são chuveiros, um estilo contemporâneo com serviço impecável.

 Deixei-me cativar! É diferente, acolhedor e com muita alma.

Cheguei ao hotel pela manhã. No lobbie da entrada, instalados em duas meias banheiras, a servirem de balcão, aguardava-me um WC Especial.


Já no quarto pousei a bagagem. A minha curiosidade masculina, levou-me a reparar nos detalhes das acomodações e apreciar o que a janela e o terraço tinham para me oferecer.

Uma vista desimpedida para a rua. Fui invadido pela luz que vinha da janela e pelos tons suaves e tranquilizantes da decoração. Era o início da minha escapadela! Que maravilha. A Boa Vida Persegue-me!                                          

O BAR & O RESTAURANTE

O bar de cocktails, aberto ao público em geral, com ambiente cómodo, arte e design fica no espaço contiguo ao lobbie de entrada. Tem uma zona interior e uma esplanada, separadas com portas de vidro.

O restaurante,  BANHO  que abriu portas há menos de um ano, faz parte do hotel. Fica no piso inferior e é o local onde se degusta, entre as 7h30 e as 10h30, um pequeno-almoço buffet variado e muito apetecível. Não o deixe nunca escapulir-se. É maravilhoso.

Da cozinha tipicamente portuguesa, porém, contemporânea, o que chega às mesas é mesmo BOM, para gente, como nós, que aprecia um bom trekking em perfeita simbiose de sabores!

Nada melhor do que uma boa sentada/repasto tendo como cenário as imagens de quedas de água refletidas nos espelhos e, como cúmplices, os deleites de um banho, a voluptuosidade dos sentidos, apelando a serenidade e ao apetite.

Sabores e Prazeres do Banho, bem poderia ser o nome a dar ao menu de degustação que nós desmontamos sem tréguas! Uma seleção e sugestão apresentada pelo Staff do Banho. Um jogo de sabores com propostas diversificadas e tentadoras. Se dúvidas houvesse, o melhor foi esclarecê-las todas, à mesa. Então, um brinde ao melhor esclarecimento e ao nosso apetite!

Além dos vinhos servidos, de uma carta apelativa e completa, a Chef Viviane Dias, de mãos feitas para a cozinha, apresentou pratos cheios de sabor e cor, a tocar a gastronomia de autor, num espaço onde é possível conversar, desmontar as sedutoras iguarias que se foram, paulatinamente, ostentando aos olhos gulosos, onde o serviço e o atendimento se destacaram, com profissionais simpáticos. Que mais se pode desejar?

Porque tento sempre ser um “gentleman” que busca fazer a coisa certa, a uma “dama”, especialmente da cozinha, dou sempre um voto de confiança. Deixei-me levar pelas sugestões. Um menu de deixar qualquer um com água na boca. Para começar, azeite extra virgem Mirandesa, pão e manteiga de ervas e alho, para a entrada desmontamos umas Gambas fritas ao Alho.

Para pratos principais, a escolha recaiu sobre o deleitoso “Cabrito, com Chalotas Confitadas, Castanhas e Cogumelos salteados” para partilhar e a irresistível “Barriga de Leitão com Puré de Funcho e Couve Portuguesa”, que o fotógrafo do Blog, Miguel Pais Silva, depois das primeiras garfadas se dispensou de comentar. De tão delicioso que era limitou-se apenas a sussurrar uns, “hum, hum, hum, que delícia”…

Na cozinha onde a Chef Viviane se esmerava a preparar tão suculenta “sentada”, emanava ainda o delicioso odor a cabrito. Chegada à mesa, o meu rosto denunciou-me.… mostrando de imediato a minha satisfação: a imagem do prato e o seu aroma estimularam minhas glândulas produtoras de saliva! Sem pressas desmontei os suculentos nacos de carne que, com prazer, tinha visto surgir!

Por último e não menos voluptuoso, o ex- líbris do “Banho”: as sobremesas Cheesecake Assado de Requeijão descontraído e Parfait WC. Mistérios na minha barriga?

Desvendei-os todos… a mescla de ingredientes passa por requeijão, natas, baunilha, frutos silvestres mistos, como framboesas, amoras e mirtilos, pistachio, mousse de baunilha e framboesa.

Descontraídos e serenos… volvidos largos segundos de silêncio, que nenhum de nós teve o arrojo de quebrar, prevendo que a situação se prolongaria até final da sobremesa, perante a inibição de ambos para reatar o diálogo, decidi quebrar o silêncio. “Que tal está a tua sobremesa? Queres desmontar um pouco da minha?” Titubeei, na esperança que Miguel Pais Silva, oferecesse um pouco da sua sobremesa.

“Não há razões para dizer não gosto. Reunidas todas as condições para dizer DELICIOSO”. Atalhou imperativo o fotógrafo, em postura de quem procura justificar-se de culpas pelo “pecado da gula!”

É, sem dúvida, um sítio fantástico para ficar em Lisboa. É uma excelente opção para uma escapadinha, usufruir do clima agradável e das muitas atividades que a cidade tem para oferecer.

Recomenda-se para quem pretende jantares de grupo e/ou temáticos: Banho.

Sinta-se à vontade para visitar o WC Beautique Hotel aqui: WC Beautique Hotel.

Crédito fotográfico: Miguel Silva.

Agradecimento: Ana Teresa Lima da marca Jaua & Momade Amade da marca Moms Amade.