“ENTRAR EM 2020 À BOLEIA DA MELHOR SAÚDE”

Hoje escrevo algo especial para comemorar o inicio de um novo ano.

2019, apesar de atribulado, já lá vai…, rendeu-se ao ano novo, escondendo as tristezas da vida. É o relógio do tempo, sempre tão pontual, a lembrar que a vida não pára e não espera por nós!

Com vida completamente desassossegada, fui atravessando situações existenciais e espirituais um pouco conturbadas. No meio deste turbilhão acabei por vestir a pele de personagens sombrios, complexos, atormentados e desenvolver uma sensibilidade fragilizada que dava extrema importância aos arrebatados dias que não me permitiam escutar nada. Nem as vozes mais recônditas se sobrepunham àquelas que proporcionam noites intranquilas, nem tão pouco às tristezas da vida. Regredi espiritualmente e pode-se dizer que tal espírito não seria maléfico se não fossem os distúrbios do sono. Quando estamos mais ansiosos, todos os nossos problemas/preocupações ganham uma dimensão maior. O nosso subconsciente parece que ganha vida e nada o consegue acalmar, nem a irritabilidade, os ataques de pânico e a tristeza, profunda, que me/nos assolam. Era preciso dar um passo em frente e sem medo de errar e/ou fracassar encontrar a melhor solução para salvar “este homem” das suas mazelas e confluindo-as para o caminho do bem!

Aprendi na década passada que somos muito mais fortes do que pensamos. Aprendi que num momento de fraqueza as pessoas revelam a sua força, na escuridão revelam luz e que nos momentos mais turbulentos é importante não nos deixarmos contagiar por nenhuma toxicidade, nem daquelas pessoas cujo papel é mergulhar-nos no desânimo, na tristeza, na dúvida e na desconfiança. Como são negativas nas suas ações, atitudes, pensamentos e palavras, contaminam pela sua toxicidade.

“Não permitamos que a escuridão dos outros contamine a nossa luz, as nossas boas energias”

Tantas situações para serem “consertadas”! E a saúde? A saúde para cuidar… a saúde é fundamental para tudo, o nosso maior valor… e eu almejava entrar em 2020 à boleia da melhor saúde e com a resiliência necessária para lidar com todas as surpresas que o novo ano trará.

Todas elas a surpreenderem os sentidos. Umas para alegrarem, outras para resistir, tolerar e crescer. Começar o ano num estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas com ausência de doença. Mas, muito mais do que isso, sem conviver com sentimentos de ansiedade, impaciência, medo, desânimo (falta de esperança) e irritabilidade. Muitas vezes sem os exteriorizar!

Além da terapêutica, foi fundamental encontrar alternativas para lidar, contornar e transformar o “peso dos dissabores” em leveza e motivação. Muito embora neste percurso não tenha alimentado um “comportamento masoquista”, diante de algumas dificuldades, como todo o ser humano, sou invadido (não raras vezes) por algumas fragilidades. Provavelmente pela desproteção própria da nossa condição humana. Creio que o sofrimento faz parte da vida, apesar do desconforto, do desequilíbrio emocional, fortalece-nos e prepara-nos para a vida. E a felicidade consiste em sofrer o menos possível.

Porém, não me fez mudar de vida, fez-me mudar de casa!

Receava a ideia de mudança pessoal, porque tinha receio de renunciar, de perder algo, de abdicar de alguma coisa.

Como diz Georg Lichetenberg, “Eu não posso afirmar que as coisas vão melhorar se nós mudarmos…o que eu posso afirmar é que para que elas melhorem, nós temos que mudar”.

Concluí que a nossa vida não muda verdadeiramente se não houver mudanças significativas na nossa forma de pensar, de sentir e de agir. Mudanças temporárias dependem das transformações das outras pessoas, mas as duradouras resultam das nossas mudanças internas.

Por este motivo o melhor é passar a ser o autor da sua história, criando mudanças positivas para si mesmo.

Foquei o meu esforço em ações: Optei por reagir e caminhar, ainda que aflito (por vezes) em busca de “coragem”, no meio de um misto de pequenez que se dissimula em humildade, consolo, angústia e audácia.

Tenho pensado muito nalgumas questões perturbadoras, nalguns gritos de angústia, comuns a tanta gente, como os “distúrbios do sono”.

E aproveito o tempo de antena que o meu trabalho no blogue me tem dado, não só para abordar algumas dessas questões e as causas que nos são caras, como também para transmitir uma mensagem de alento, força e motivação para seguirmos em frente. Sei que não é fácil, todavia, façamos as correções de rumo, se for necessário, e não nos alojemos numa vida insatisfeita.

É preciso Coragem, é preciso Acreditar, é preciso Lutar… mais do que palavras que iluminam, palavras que chegam ao âmago, que fortalecem e reforçam… Mas só as palavras não bastam, é preciso atitude, resistência, resiliência, empenho, reflexão, determinação, procura, entrega, luta, dedicação, generosidade e simplicidade. Porque as palavras também não são imortais, estão sim sedentas da nossa atitude e da força necessária, para superarmos os momentos mais conturbados, numa sociedade de grande instabilidade.

Devemos aspirar sempre o melhor para nós, para os outros e para o mundo, talvez por isso, entre conversas e incentivos de terapeutas e de alguns amigos mais próximos decidi criar o meu projeto pessoal o Blog: “A Boa Vida Persegue-me” (onde expresso o meu respeito pelo “outro”, pela natureza, o amor pelo mundo e pelas pessoas), com o intuito de partilhar momentos, sugestões e opiniões. Um blogue generalista, abrangente, sem se especializar num determinado tema, “alimentado” apenas com o melhor daquilo que as outras pessoas criam, divulgando-o da melhor maneira possível. Informar e divulgar para transformar.

Foi nesta aventura, à qual chamo blogue…que encontrei a melhor forma de “contornar” os períodos menos bons. Foi o que me trouxe de voltae foi precisamente neste período que apaguei a palavra depois! “Depois as prioridades modificam, depois as oportunidades passam…” a vida já foi”… não há depois, faço hoje mesmo. E questionei-me sobre a minha missão: e descobri que uma delas é ajudar e respeitar o próximo. Representar os seus valores é a minha missão! Devemos esperar o pior das pessoas, mas sobretudo procurar o melhor. As pessoas no seu melhor são tão criativas, inventivas e podem desenvolver e implementar formas de mudança benéficas a todos nós. Defender valores é o que faz de “nós” o povo. Há cidadãos que nascem com essa dádiva e agem dessa forma desde pequenos! No meu caso, precisei passar por um momento de turbulência…

Criei um instrumento de divulgação e informação que gira em torno de temas como a saúde e bem-estar, gentes, beleza, cultura, arte, moda, lifestyle, gastronomia, lugares, viagens… entre outros. Uma experiência que me traz conforto. Mais do que informar, um blogue que representa as pessoas. Uma rede de eixos que convergem num só!

…mais além de mim próprio está a necessidade de partilha, interajuda, respeito, afetos…que ultrapassa qualquer tipo de infortúnios. Uma das grandes riquezas deste blogue é a partilha de “habilidades”, sobretudo as dos outros cidadãos (as maravilhas que a humanidade produz). É um espaço cívico, uma porta aberta para as pessoas que valorizam aquilo que é verdadeiramente essencial, homens e mulheres do bem e de vontades positivas. De lado fica tudo aquilo que não vale a pena e que atrasa o percurso de cada um. Não são precisos. Deixei para trás tudo aquilo que não me leva para a frente.

Sempre fui muito curioso e com uma vontade enorme de fazer a diferença (por mais pequena que seja), através das ferramentas (neste caso concreto o blogue) e dádivas que me foram oferecidas! Um dos maiores presentes que tenho é a oportunidade de usar a minha voz em prol daqueles que não a têm.

Eu acredito na ciência, nas tecnologias, na medicina e nas pessoas, sobretudo quando estão no seu melhor, quando nos apoiamos uns aos outros, quando nos ajudamos a crescer. Quando nos educamos uns aos outros quando nos levamos uns aos outros para o melhor caminho. Acredito que podemos crescer enquanto pessoas e que podemos ser seres humanos cada vez melhores.

Encontrei no blogue a minha missão mais importante, uma forma de juntar palavras para expressar sentimentos, pensamentos sobre o mundo e principalmente, sobre a tolerância, o respeito, a igualdade, a inclusão, a generosidade, o amor, a amizade, associado a uma perspetiva positiva da vida, o veículo que me faz chegar às pessoas, e transmitir aos outros que é importante rodearmo-nos daquelas pessoas que estão sempre atentas a elevar-nos, a puxar-nos para cima, a confiar em nós mesmos e nas nossas qualidades. Ao seu lado tudo parece mais leve, mais fácil e ultrapassável. Contagia-nos a sua vontade de viver, a sua tranquilidade, o seu equilíbrio e o seu otimismo. São pessoas que nos curam! E dão-nos a vida mais extraordinária.                                                                          

“ENCONTREI O VERDADEIRO LUXO DA VIDA NA SIMPLICIDADE”

É assim que quero manter esta aventura, respeitando cada particularidade que a compõe. Nela todos têm rosto, todos têm nome, todos têm o seu espaço, todos criam, todos se transformam e todos são livres no caminho do bem!

Sem ter nada a ver com poder, dinheiro, prestígio, classismo ou influência, mas sim com transparência, lealdade, integridade, respeito, simplicidade, gentileza, tolerância e igualdade!

O sistema impõe que se não tivermos bens materiais e se não formos bem relacionados, não temos valor algum e nunca conseguiremos nada de bom na vida.

Errado…pelo contrário! Quando a saúde falha, percebemos que não são necessárias riquezas, amizades por interesse para chegar onde almejamos…basta apenas valorizar o simples, a nossa saúde e as pessoas boas que seguem connosco.

Aqui neste blogue todas as diferenças convivem, as opções de vida misturam-se e respeitam-se, todos os grupos pertencem. Quero que “A Boa Vida Persegue-me” continue a ser o coexistir de todos nós. As desigualdades só nos levam cada vez mais para os extremos… é importante encurtar os extremos!

O Blog dá-me o bem-estar interior que precisava e permite-me manter as emoções à prova de bala. E perseguir a felicidade nesta aventura que eu chamo vida!

… mais do que faço, é com quem faço…

Em todos os artigos, em cada fotografia, em cada texto, em cada particularidade, há uma grande dedicação da minha parte, dos fotógrafos, da stylist, revisores de texto, e alguns amigos que se prestam ao papel de modelos… chego a emocionar-me ao apreciar o resultado final de cada artigo.

Ter a sorte de trabalhar com uma equipe que me inspira, é uma das coisas que mais valorizo…mais do que o que faço, é com quem faço…uma equipa de pessoas com perfis muito distintos, mas que vestem a camisola disponibilizando tempo que eu sei que, por vezes, não têm… há este fator humano que reconheço e valorizo muito.

Concretizamos muitos dos meus anseios e aspirações, mas também dos outros, nossos parceiros, sempre fundamentados na amizade, no respeito e na admiração.

Desejo que esta seja a nossa casa por muitos anos. Que continue a ser uma mostra de artesanato, arte, saúde e bem-estar, historias e estórias, gastronomia, humor e solidariedade. Que mostre mais amor, mais urbanidade e mais “bem-estar” para todos.

É uma experiência fantástica a todos os níveis e bastante desafiante. Um “lugar” de encontro, de partilha de estórias/histórias que valoriza todas as criações, quer sejam “mais”, ou “menos, reconhecidas.

É assim o contributo de cada um de nós. As nossas conquistas coletivas, pretendem dar a conhecer os produtos e serviços produzidos sob uma filosofia diferente, a do companheirismo.

Um Blogue inclusivo em que todos contam, onde cada pessoa que participa tem a oportunidade de acrescentar uma gota no oceano…

Estamos num novo ciclo de oportunidades, de concretização de metas e crescimento pessoal. São 365 excelentes dias para recomeços, mudanças e dádivas! É uma nova etapa auspiciosa, de promessas para caminhar na direção das coisas que ambicionamos, limpando do percurso o que não é substancial e afastando-se do que não faz falta…seja qual for a sua fé, alinhe os seus pensamentos e faça acontecer!

Aprendi a traçar o meu percurso calado. Não vale a pena desassossegar os outros com os nossos sonhos, planos e objetivos. É meio caminho andando para estimular invejas. O melhor é traçar os seus projetos no silêncio, retraído… ser atitude, ser surpresa… em vez de voz e palavras. Para 2020 guardarei, uma vez mais, as minhas resoluções de ano novo, em silêncio para não retardar o desenvolvimento. Ficarei no silêncio, observando, filtrando olhares, refletindo ações e examinando um conjunto de fatores. Serei o acontecido e não o que poderia acontecer. Boca fechada, olhar atento para que a conversa fiada suma com o vento.

“Então vamos lá começar o ano…vamos receber 2020 com todas essas boas energias e toda essa luz”

Tenho “vontades” que trazem artigos novos, restaurantes novos, bares novos, viagens, histórias, passeios, artesanato, arte, fotografia, moda, comércio local/comércio de bairro, gastronomia, restauração e o mais importante disso tudo: fazer-me sentir inteiro.

Creio que ainda há um mundo de coisas para conhecer sem dependência emocional e sem cobranças, com a esperança de um futuro auspicioso, onde todos possam crescer e evoluir como seres humanos, ser melhores para o mundo e não apenas mais um perante a multidão.

Sendo 2020 um ano solar, vai trazer muita luz para todos nós!

Mas temos que fazer a nossa parte: procurando leveza quando decidimos os rumos da nossa existência, simplicidade quando escolhemos os nossos projetos de felicidade e renovação. Não devemos esquecer-nos de que a renovação parte de nós, das nossas escolhas, ações, vontades…intenções. Daquilo que nós fazemos “acontecer”. Que 2020 traga esta renovação, para todos nós.

Vamos aproveitar essa luz solar e transmitir coisas positivas e irradiar o nosso melhor.

Seguimos juntos…respeitemos tudo e todos, que só assim faz sentido. Feliz 2020!

Crédito Fotográfico: Pedro Bonnet & Miguel Silva.

Styling: El Ganso, Scotch & Soda, Antony Morato. Mademoiselle Boutique.

Personal Barber: Fellipe Santiago O Barbólogo.

Agradecimento: Live Electric Tours.