” NATAL 2020 “| DÊ PRIORIDADE AO COMÉRCIO LOCAL

Aproxima-se a passos largos a época do Natal. Tempo histórico, sobretudo para quem se revê no cristianismo, consagrado aos valores espirituais, à amizade e à tolerância, é a festa da família, da oportunidade da reconciliação, do calor humano, da partilha e da generosidade. Num ritual que se reitera nas tradições cristãs há mais de dois mil anos, este é o tempo em que recordarmos a nossa meninice. Para os que revivem esse ambiente de magia espelhado no rosto de filhos e ou netos, vão ter este ano um outro paladar e conhecer vivências diferentes.

Numa altura de grandes incertezas como esta que vivemos, uma certeza que temos é que em 2020 tudo é atípico! Também o Natal, a Passagem de Ano e o Dia de Reis vão ser diferentes, por causa da Covid-19. As celebrações não são possíveis como as idealizamos, obrigando a divisões familiares, devido aos constrangimentos impostos pela pandemia.

Respira-se um ambiente taciturno, uma fase em que as pessoas estão saturadas, a chamada fadiga pandémica.

Permitam-me citar Eugénio de Andrade no seu poema, “Último Poema”:

É Natal, nunca estive tão só. Nem sequer neva como nos versos do Pessoa ou nos bosques da Nova Inglaterra.

Deixo os olhos correr entre o fulgor dos cravos e os dióspiros ardendo na sombra.

Quem assim tem o verão dentro de casa não devia queixar-se de estar só, não devia.”

O Natal não está, de facto, como deveria ser…. Não é igual a todos os outros natais… Mas se olharmos ao nosso redor, para a beleza das pequenas coisas, para o conforto de nossas casas, reconsideramos as nossas reclamações.

Afinal um bichinho invisível, silencioso e arrasador coloca toda uma civilização do avesso. Uns continuam a trabalhar, a um ritmo que não é habitual, adaptando os seus negócios à nova realidade, outros estão encerrados por tempo indeterminado, outros ainda, foram forçados a fechar as portas.

É uma lição da natureza contra a sociedade do egoísmo, do narcisismo, enfim, a sociedade que sabe tudo.

É uma chapada neste orgulho, neste mundo que não é tão forte, tão poderoso como parece.

Todavia, mesmo em casa as pessoas estão a sobreviver e a resistir. A publicação deste artigo pretende ser também um gesto de resistência. Em contextos destes é preciso ajudar a levantar a moral das pessoas.

E aqui, tem um papel importante a cultura, a arte, a música, a poesia…. Toda esta situação levará a mudanças significativas, não só económicas e sociais, mas também no nosso comportamento, no nosso modo de vida! 

Se nos lembrarmos do que era o Natal em família nos anos anteriores, este ano vamos entendê-lo e, eventualmente, dar mais valor àquilo que tínhamos e não sabíamos.

Seja no que se refere aos convívios profissionais, quer no que toca aos encontros familiares a pandemia e a crise económica estão a condicionar a quadra natalícia e simultaneamente a semear um ambiente de esperança. De esperança num futuro melhor, numa maior fraternidade, num novo tempo de paz em que o homem olhe para o outro homem como seu semelhante.

Devido às medidas que têm sido implementadas para travar a transmissão do coronavírus, alguns estabelecimentos comerciais viram-se obrigados a manter as suas actividades suspensas ou com menos clientes. O embate da pandemia tem afectado a economia, sobretudo os pequenos e médios empresários.

Tendo este cenário como pano de fundo o Blog “A Boa Vida Persegue-me”, incentiva o consumo local para fomentar a actividade económica e ao mesmo tempo passar a mensagem de que é preciso evitar aglomerações, seja no momento de comprar ou trocar presentes, o que o comercio local pode assegurar.

Assim, não baixamos os braços!

Juntámos vestuário, calçado, restauração, mercearia, pastelaria, arte, literatura, cultura, cerâmica, artesanato, lazer, flores e bem-estar, distribuindo-os pelos estabelecimentos emblemáticos do comércio local.

“EM TEMPOS DE PANDEMIA É PRECISO CRIATIVIDADE PARA COMEMORAR”

Há algum tempo atrás, em situações de aperto para muitos portugueses, foi ao pequeno comércio que muitos indivíduos se socorriam para alimentar, a crédito, as suas casas, levantarem reformas e vestirem a família.

Hoje, para as pequenas e médias empresas locais a crise pode significar o fim de suas actividades. Merecem o nosso apoio – hoje e sempre. Ajudar a descobrir o negócio mais perto de sua casa é uma das missões do Blog “A Boa Vida Persegue-me”.

O comércio local é o combustível de toda a economia local, promover este tipo de consumo gera ganhos para toda a região, ajudando a estabelecer um comércio mais justo, desde o pequeno produtor até a padaria, mercearias, peixarias, talhos, cafés, restaurantes, lojas de animais, lavandarias, floristas, barbearias, cabeleireiras, a boutiques, criando mais mão-de-obra e melhor distribuição de receita.

Onde deve (com os devidos cuidados) procurar produtos com qualidade, alimentos frescos e atendimento personalizado.

RESTAURAÇÃO E SIMILARES – TEM SIDO DURO!!!

A restauração é uma das áreas mais afectadas devido à pandemia. Entre todas as dúvidas e incertezas sobre o amanhã, em tempo de crise, resta a esperança de que tudo irá melhorar.

ADQUIRA VOUCHERS DE REFEIÇÃO – OFEREÇA UMA REFEIÇÃO A ALGUÉM ESPECIAL

A resolução de Ano Novo mais antiga é poupar. Todos os anos é sempre a mesma coisa!!! Mas quando chega o Natal… é um tal desgoverno: prenda para a mãe, para o pai, para o sobrinho, para a irmã, para o irmão, para a tia, para o cão, para o gato… Prendas para este mundo e o outro. Não desanime, nem peça já um empréstimo. O Blog “A Boa Vida Persegue-me” reuniu uma pequena lista de presentes e no final, se sobrarem uns trocos até pode escolher qualquer coisinha para si. Um voucher de refeição. Que lhe parece? Boas compras. Comece por definir o valor pretendido e surpreenda aqueles que mais gosta.

Quer despachar as compras de Natal sem ir à falência? Temos ideias que lhe enchem os sapatinhos com os melhores sabores.

É um aperitivo para o pecado da gula! Você adquire os vouchers que permitem à pessoa a quem você oferece, usufruir de uma refeição no momento mais oportuno.

RESTAURANTE PORTA 13

Todos os motivos são bons para voltar ao restaurante do Chef Luís Gomes, nomeadamente um encontro à volta da mesa ou para comprar um Voucher de Refeição natalício, para presentear aquele amigo ou familiar que mais gosta.

Entradas como Carpaccio de Vieiras, Chips de Mandioca, Croquetes de Borrego e pratos consistentes como Bacalhau Confitado, são ótimas escolhas.

A vida necessita de presentes com sabor. Que tal um Voucher de Refeição do Porta 13?

Contacto: Rua Santos e Silva n 13 2860-485 Moita

Telefone: 21 289 5027

Porta 13

RESTAURANTE NISA 2860

A filosofia do Nisa é proporcionar uma experiência gastronómica de excelência num ambiente casual e acolhedor.

O restaurante tem “Vouchers de Refeição” para todos aqueles que gostam de comida de fusão. As combinações são perfeitas e ótimas para momentos de partilha.

Contacto: Rua 5 de Outubro, 30 – 2860-431 Moita

Telefone: 21158 7841

NISA 2860

RESTAURANTE FOX COFFE “O REI DA CACHUPA”

Celebrar Cabo-Verde à mesa num presente de Natal, é a minha sugestão. Um Voucher de Refeição com pratos típicos cabo-verdianos.

Este prato cabo-verdiano é ideal para os dias em que só precisa de uma refeição de conforto. Os vouchers do Restaurante do Tony Fox são o presente ideal!  Iguaria gulosa, disponível em várias versões: Cachupa de Bacalhau, Cachupa Rica, Cachupa Refogada, de Peixe e Vegetariana.

Tenho a certeza de que quem ganhar este presente vai ter uma agradável surpresa!

Contacto: Rua António Pedro Nº 173 (Perto da Praça do Chile) Arroios, 1000-038 Lisboa

Telemóvel +351 925 379 616

Fox Coffee

RESTAURANTE LIMONCCELLO

A boa comida italiana é sempre um bom motivo para oferecer um “Voucher de Refeição” e sentar os amigos ou familiares à volta da mesa. Sozinhos ou acompanhados com as devidas medidas de segurança recomendadas pela DGS.

No Limoncello há boas Tagliatelle Special do Chefe. Prove o Linguine Negro e as Gambas e Alho, para variar dos pratos de bacalhau servidos nesta quadra, ou devore um Risotti Gambas e Rúcula e uma deliciosa Pizza di Mare. Depois atire-se ao Tiramisú que é a estrela da Ementa. Quer melhor presente de Natal?

Contacto: Rua do Norte nº 61 1200-302 Lisboa

Telemóvel +351 967 776 477

Limoncello

CONFEITARIAS

O Natal está cada vez mais perto! Além dos presentes há que começar a fazer a lista dos doces para a mesa da consoada. Muito embora muitas famílias gostem mais de confecionar receitas tradicionais que passam de geração em geração, há outras que preferem encomendar tudo nas pastelarias e poupar horas de trabalho e o corrupio na cozinha.

Azevias, broas castelares, bolo-rei, bolo rainha, coscorões, rabanadas, filoses, sem esquecer as lampreias de ovos e os troncos de Natal, são doces que não podem faltar na nossa mesa de natal.  

A única época do ano em que é justo ter mais olhos que barriga é esta. Fui à procura destas “lambarices” para compor a nossa mesa de doces de Natal, com tudo a que temos direito. Falamos das rabanadas, dos sonhos, dos coscorões, das filhoses, dos troncos de Natal, com mais e menos chocolate, do bolo-rei e do bolo rainha.

Dietas e fechar a boquinha por agora são proibidos. Em janeiro logo se vê.

Saiba onde comprar doces imperdíveis para a consoada, e para o resto da quadra também.

CAFÉ PALMEIRAS

O Café Palmeiras, no Largo das Palmeiras na Moita, já lançou o seu catálogo de encomendas para o natal 2020. E as opções de doces de Natal são muitas.

São estes os doces de Natal imperdíveis na consoada, que o Café propõe: Azevias, Sonhos, Bolo de Bolacha, Tarte de Grão, Tarte de Feijão, Molotof, Lampreia, Tronco de Natal.

Contacto: Largo das Palmeiras, Loja 21 2860-412 Moita

Telefone: 21 156 6223

Café Palmeiras 

 CHÁ CONVENTUAL – SALÃO DE CHÁ

A Pastelaria Chá Conventual, na R. Dr. Miguel Bombarda 11 13, 2860-462 Moita, é uma pastelaria de fabrico próprio emblemática da Moita, Barreiro e Palhais. Conhecida pela sua doçaria, apresenta na sua lista de doces as seguintes especialidades natalícias: Bolo Rei Bolo Rainha, Bolo Inglês, Bolo Brigadeiro, Bolo Bolacha, Lampreia, Tronco de Natal, Molotof, Tarte de Amêndoa, Tarde de Framboesas, Pão de Rala, Bolo Rançoso, Sonhos, Azevias, Filhoses, Broa de Espécie, Broa Castelar, Broa Rio de Moinhos, Castanhas de Ovo, Bombons de Noz, Torta de Laranja, São Marcos, Trouxas, Gratinado de Amêndoa, Red Velvet.

Pode fazer a sua encomenda presencialmente no balcão do espaço até ao próximo dia 20.

Contacto: Rua Dr. Miguel Bombarda, 2860-461 Moita

Telefone – 21 133 7270

Chá Conventual

O BRILHO ELEGANTE DO NATAL

“Ofereça Algo Especial Este Natal | Peças de Vestuário, Looks Elegantes e Confortáveis”

Se ainda não reparou no calendário, na próxima ida ao comércio local “vai dar por ela”: Estamos a média dúzia de dias da quadra natalícia. Se ainda não sabe o que comprar, nós ajudamos com uma lista bem importante.

O NATAL CHEGOU À MADEMOISELLE BOUTIQUE

Chega o Natal, a Passagem de Ano e o Dia de Reis em Moda para Homem e Mulher com as mais distintas marcas de vestuário e acessórios.

Se sobrarem uns “trocadinhos” ofereça também ao seu roupeiro do dia-a-dia um look confortável:

Para ELE a marca Zolf propõe,

Camisas casuais, chinos, camisolas e muito mais que nos mantém elegantes sem trabalho. Simples assim….

Para ELA pode encontrar artigos de Natal e presentes perfeitos. Aqui tudo o que é casual ganha protagonismo.

Em Coisas de Mulher estrear uma peça de vestuário elegante e confortável, mesmo em casa, é gracioso e traz boas energias!

As marcas Foursoul, Scusi, kenny, Ferrache, propõem

O calçado da marca Cubanas compõe todos os looks.

Contacto: Rua Dr. Miguel Bombarda nº 2 A. MOITA 2860-461 Moita

Telemóvel: 936 434 355

Mademoiselle Boutique

LOJA VERA LISBOA

Numa Vila como a Moita, tão eclética, há lojas para todos os gostos, idades e carteiras. Por aqui vai encontrar estas peças de vestuário para senhora.

Contacto: Largo das Palmeiras loja 11-A Moita

Vera LisboaLoja de Roupa feminina

LOJA TENDIDO 4

É uma loja de moda para homem e para mulher onde encontra tudo o que precisa para o seu dia-a-dia.

A qualidade nunca sai de moda: La Garrocha e La Vaquera para ele,

Maitte, Bohome, Bastta Marymada, Maria Ervilha, Celeris e La Quadriga para mulher! Artigos em pele da marca La Quadriga.

Para compor os coordenados apostam em calçado 100% nacional da marca Celeris.

Contacto: Rua Bento Gonçalves Nº4 2860-439 Moita

Telefone: +351 912 865 715

Tendido 4

SILHUETA BOUTIQUE

Silhueta Boutique é o convite perfeito para entrar numa loja e descobrir os novos favoritos para senhora, incluindo vestidos para o dia-a-dia e roupa elegante para o trabalho. Encontre calças de ganga de todos os modelos de moda mais atuais, vestuário das marcas Novo Trapo Diskretto, Cafofo, Cencured, Cayro-primadona e Anusa.

Para compor os looks, calçado da marca Rufel e Lialine e malas da Primadona, F.ferri e Mattis.

Contacto: Silhueta Boutique

Telemóvel: 915035599

ESTE NATAL OFEREÇA PRENDAS ÚTEIS

“Ofereça sapatos ou ténis”

Para os mais atrasados e que ainda não sabem o que vão comprar, surpreenda familiares, amigos ou a cara metade com ténis. Espreite alguns dos modelos da Scotch and  Soda.

Capazes de encantar qualquer homem contemporâneo, mais ou menos exigente, mais ou menos clássico ou descontraído, mais ou menos desportista, mais ou menos turista, ou mais ou menos aventureiro!

ÓCULOS PARA OFERECER ESTE NATAL

Este natal ofereça prendas que façam sorrir não só quem recebe como também quem oferece! Porque não óculos?! Com toda a certeza que não ficarão escondidos, esquecidos numa gaveta!!! Serão os melhores aliados dos “outfits” para cruzar olhares, transmitir confiança e quem sabe encontrar um olhar mais atrevido!

 ÓCULOS PARA ELES

Todos os anos é a mesma coisa: dificuldade em encontrar prendas para os homens!

Este ano tudo é diferente… que tal variar entre garrafas de vinhos, camisas, pijamas, peúgas ou boxers? Que tal oferecer óculos?

Oferecer óculos de sol é ideal se quiser fugir das prendas tradicionais.

ÓCULOS PARA ELAS

Mães, irmãs, melhores amigas, cara-metade: todas elas apreciam este acessório que completa qualquer look do dia.

Nada como oferecer uns óculos de sol que serão um sucesso em qualquer mulher.

Contacto: Óptica Milheiro

Telefone: 21 204 0917

BARBEARIAS & PRODUTOS PARA OS BARBUDOS CUIDAREM DA BARBA E BIGODE

A poucos dias do Natal vivem-se as últimas corridas às prendas. Melhor do que andar a deambular por aí à procura do melhor presente é a reação de quem recebe a melhor surpresa no sapatinho, que não sejam os típicos boxers ou pijama.

A sugestão do Blog “A Boa Vida Persegue-me” passa por oferecer:

BARBEARIA BARBÓLOGO 

Ofereça beleza e bem-estar aproveitando os vouchers da Barbearia “O Barbólogo”. O passaporte para uma experiência única de relaxamento.

Contacto: Rua Cervantes, loja 2b, Areeiro – 1000-095 Lisboa

Te: 21 135 5750

Barbearia “O Barbólogo”.

BARBEARIA Sr. BARBEIRO

KIT IDEAL PARA OFERECER NESTE NATAL!

Os produtos:

Proraso Gel Reparador; Proraso After Shave; Sabão de Barbear; Máquina de Barbear E Pincel.

Podem personalizar os produtos do vosso kit! Para mais informações entre em contacto.

Contacto: Rua Dr. Silva Evaristo, 4 – 2860-415 Moita

Telefone: 920 377 001

Sr. Barbeiro

Dr BARBAS – Produtos

Contacto: sinta-se à vontade para apreciar a Dr. Barbas.

Telefone: (+351) 962 477 812

Estão à venda na loja online & nas barbearias com parceria.

OFEREÇA FLORES E DECORAÇÃO – TUDO PARA UM NATAL FANTÁSTICO

Com o natal a chegar gostamos de presentear familiares e amigos. Porque não com flores? Um adorno perfumado e natalício.

Colocar em casa flores da época, vestidas com as suas pétalas brancas e vermelhas poderá ser um presente simpático. Um presente não tem de ser caro, tem de ter a arte de tocar a pessoa a quem oferecemos. A Casa de Flores Sílvia dá uma ajuda.

CASA DAS FLORES SILVIA

Tem familiares e amigos “plant lovers”? Que gostam de viver rodeados de plantas?

Na Casa de Flores da Sílvia há muito por onde escolher. São sempre escolhas acertadas.

Há coisa melhor do que no regresso a casa, ao abrirmos a porta, sentirmos um cheiro agradável no ar? Esse aroma é, muitas vezes, resultado dos difusores de stick que pomos em locais estratégicos.

Além de terem uma fragrância incrível, estes acessórios têm propriedades que tornam o espaço mais calmo e acolhedor. Os odores dos animais domésticos, esses desaparecem.

Contacto: Rua Dr. Miguel Bombarda nº 2 A. MOITA

Telefone: 21 280 7721

Casa das Flores Sílvia

UM CABAZ DE NATAL NA MÃO, UMA SELA NA OUTRA….

Nesta quadra multiplicam-se as ofertas. É um ano invulgar, mas não há que temer… para não se perder por aí sem encontrar o essencial deixamos algumas sugestões que são a melhor opção para presentes de natal, como se fossem vários num só! Doces, vinhos, chás, enchidos… sugerimos os cabazes da Mercearia da Aldeia, que não só vai querer oferecer, como vai querer levar para a despensa lá de casa. São sugestões para todos os gostos e bolsos…. Não hesite, deixe-se levar pelas propostas da Margarida e do Pedro Sanches.

PÁTIO DO TEJO – Agência de turismo de passeio turístico

No Pátio do Tejo pode comprar todos os produtos da Mercearia da Aldeia ou pode degusta-los, depois de um incrível e relaxante passeio a cavalo pelo meio da natureza.

BOX’S doces ou salgadas…há várias opções para partilhar num jantar especial ou oferecer alguém!

Só têm que escolher qual a sua preferida e a Mercearia da Aldeia entrega em 24h/48h na sua casa!

Neste Natal Ofereça Amizade e Produtos Autênticos: Cabazes de Natal

São realmente caseiros. Os produtos da Mercearia da Aldeia oferecem alegria e prazer nos confortos caseiros ou da sua empresa. Partilhe um pouco da Mercearia da Aldeia com os seus familiares, amigos, trabalhadores ou equipa de trabalho… Doces, Vinhos, Queijos, Azeite, Chás, Mel, marmelada e compotas caseiras são os produtos que têm para oferecer.

Box Tri-Doce € 12,90| Box Galheteiro €21,00| Box Chá das Cinco €26,00| Box Azeiteira €32,50|  Box – Vamos Petiscar  Queijos II €35,85| Box para Partilhar – Clássica €65,00|.

Contacto: T: +351 962 608 489

Mercearia da Aldeia

Além dos Cabazes de Natal muito completos, as Box´s de Natal 2020 têm também vouchers para passeios a cavalo.

Ofereça Experiências Únicas Na Natureza

Da Vila à Praia Fluvial – Andar a Cavalo e Relaxar

Passear de cavalo em cenários bucólicos não tem de ser apenas uma cena de filme, pode ser a próxima aventura se você quer dar um presente diferente.

VOUCHERS PRESENTES DISPONÍVEIS

Baptismo Equestre – 30MIN | 30€; Baptismo Equestre & Tapas; Passeio a Cavalo; Passeio a Cavalo & Tapas; Passeio a Cavalo & Prova Gastronómica.

Contacto: Quinta Ponte Caia – Rua 1º de Maio, 2860, Gaio-Rosário.

Contacto telefónico: +351 926 559 665

Andar a Cavalo

Coordenadas GPS: 38.676.422-9.003771

O CHEF EM CASA

Há cada vez mais portugueses a optarem por sair na noite de Natal e comer num restaurante ou num hotel, mas também há quem não queira abandonar o conforto do lar e as suas liberdades caseiras e decida receber um chef em casa.

Natal, Passagem de Ano e Dia de Reis, reúna “pouca” família e/ou amigos, respeite as medidas de segurança da DGS, confie no Chef Luís D Noronha.

Apetece-lhe juntar a família, mas não cozinhar e acha demasiado impessoal mandar vir take away, chame o Chef Noronha e deixe-o tomar conta da sua cozinha.

Contacto: Chef Noronha

QUER UMA LISTA DE PRESENTES DIFERENTES? OFEREÇA CULTURA!

É sempre preciso dar um toque de criatividade ao encher o sapatinho da família e amigos. Já pensou oferecer arte?

Quadros, esculturas, peças de cerâmica, artesanato… tudo é uma boa desculpa para fugir à monotonia dos presentes de sempre. Damos-lhe algumas sugestões.

ARTE QUE CONSOLA

“Natal com Arte” ajustado à pandemia, mas com o mesmo espírito. Ofereça Quadros, ilustrações, Peças de Cerâmica.

Não faltam obras de arte para ver e apreciar na galeria virtual do Blog “A Boa Vida Persegue-me”, que agradam até ao mais invencível dos cidadãos seguidores.

Se é dos que acha que arte não é para todas as carteiras tem aqui algumas sugestões de obras de arte para oferecer no Natal ou Dia dos Reis.

Seja ousado e ofereça um presente diferente. O Blog está cheio de arte e de artistas, aproveite-os!

Hoje ficar em casa não é propriamente uma escolha. Para o ajudar a fazer frente à pandemia, reunimos algumas obras de arte que mostram o bem-estar e o ócio do interior. Para facilitar a vida nas compras de presentes veja a nossa escolha deste ano. Há alternativas para todos os gostos e para todos bolsos.

|Arara Macao de Ed Pessoa |Técnica: Fitas Recicladas s caixa de madeira|Dimensão:05cmX90cmX110cm|Ano: 2020|Bailarinas by Xicofran  | Técnica:  | Dimensão: |Ano: 2020 |Cesária Évora, “La diva aux pieds nus” de David Reis Pinto |Técnica: Acrílico sobre Tela|Dimensão: 150 x 190 cm  |Flor de Amendoeira de António Tapadinhas|Técnica: Óleo sobre | Dimensão: 15 x 15 cm|Levavam no seu rosto esse destino em fome e nos seus olhos a tristeza de Luís Dias Ribeiro|Técnica: Acrílico s/ cartão, colado s/ tela| Ano: 2016|“Rafaela” de Sidney Cerqueira|Técnica: Acrílico e óleo sobre tela|Dimensão: 90×94|“Reencontros II” de Vítor Moinhos| Técnica: acrílico sobre tela| Dimensão: 80×80  |Ano: 2019|Rua 5 de Outubro, Moita de Rogério Magalhães|Técnica: Aguarela s/ papel de 300 gr. Dimensão: (35×50)|Os 4 Elementos de Ivo Mota Veiga| Dimensão: 120CM x 80CM|Técnica: Mista S/ Painel em Alumínio |PVP: 600 €|

OFEREÇA DECORAÇÃO

Um presente de decoração para a casa transfere conforto a quem o recebe e alegria a quem o oferece, por passar a fazer parte daquela casa de alguma forma. Se deixou as prendas para a última hora, a nossa sugestão é apostar na oferta de elementos de decoração.

Encontramos sempre pessoas aficionadas por decoração, que gostam de peças de cerâmica ou não contemporâneas, criativas e ousadas.

Os “décor addicts” gostam de elementos que façam a diferença, como as peças de:

Camélia em Porcelana de Erre Gandarella| |Mythological Plate de Marco Ferreira| Técnica: cerâmica modelada e decorada à mão| Materiais: barro vermelho e engobe branco| Dimensões:  diâmetro 35 cm e altura 7 cm| Ano de criação: 2017| PVP: 150 euros + portes de envio|Para que preciso de pés, se tenho asas para voar? de A Boniqueira – Joana Santos Ceramista | Técnica: modelação e pintura livres |Material: barro vermelho e tintas de água e acrílicas |  Dimensões: 30 cms altura – base – 6 cms diâmetro | PVP:  85€ |S Título de Heitor Figueiredo| Técnica: Cerâmica, madeira e arame|Dimensões: 32x26x14|Sem título, Série After hours  de João Garlão| Dimensões: 60 x 60 x16 cm | Ano: 2005|Sinfonia de Bruno |Dimensões: realizada em cerâmica 8 pasta de faiança, peça feita á mão, peça única, decorada com vidrados, policromática|Taça “Fatia da Lagoa” de Atreve-te by Patricia Ribeiro| Técnica: Modelada à mão / barro da Lagoa de Óbidos / Óxidos / Vidrados / 1050°. 35×11 cm| PVP: 120€|“Japão” de Isabel Azerêdo |Dimensões: altura 10 cm x 9,50 cm de diâmetro |Técnica: barbotina ( pasta liquida ) com vidrado de cristais, duas cozeduras em forno eléctrico 990º C| 

Há uma série de possibilidades para oferecer e apoiar o que de melhor se faz. Atire estas peças para o sapatinho, todavia, com cuidado, “isto parte-se”!

ARTESANATO

A ARTE MANUAL DE “MACRAMÉ ENTRE NÓS

Trabalhos de tecelagem feitos à mão (valorizando o hand made), sem utilizar ferramentas, equipamentos, máquinas. As linhas/fios cruzam-se entre si formando desenhos geométricos e/ou franjas.

De dimensões e formas diferentes/variadas, os trabalhos não passam despercebidos. Veja as peças autorais em “macramé” criadas por duas artesãs: Andreia Filipa e Susana Coelho.

São também boas ideias de presentes de natal.

OJIBWA NATUR by ANDREIA FILIPA

A Andreia tem 28 anos e vive na Moita. Apaixonou-se pelo croché desde cedo, mas foi neste tempo de confinamento que começou a dar largas à imaginação e a pôr em prática os ensinamentos que adquiriu com a mãe. Procura utilizar elementos que envolvam a natureza e a sua beleza natural. Todos os seus trabalhos são diferentes, pois para todas as pessoas que as encomendam, a artesã faz questão que sejam peças autorais únicas.

Contacto: OJIBWA NATUR

SONHAR ACORDADA by SUSANA COELHO

Contacto: SONHAR ACORDADA

@sonhar_acordada

ESTE NATAL OFEREÇA PRESENTES COM HISTÓRIA

Ofereça Vouchers para Museus, Palácios e Monumentos.

As lojas de Museus, Palácios e Monumentos estão de portas abertas com toda a segurança.

…E PORQUE NÃO HÁ NATAIS SEM LIVROS…

Há para todos os gostos, idades e carteiras. No Natal de 2020 não erre na hora de escolher o presente perfeito: livros.

O Blog “A Boa Vida Persegue-me” sugere 3 livros para embrulhar este Natal.

“As Areias do Imperador” de Mia Couto

O escritor moçambicano Mia Couto venceu este ano – 2020, o Prémio Jan Michalski de literatura, pela edição da trilogia “As Areias do Imperador”. O júri do prémio perfilhou a qualidade da escrita de Mia Couto, que reúne oralidade e narração literária e espistolar, contos, fábulas, sonhos e crenças, no seio da realidade histórica de Moçambique, no final do século XIX, na luta contra a colonização portuguesa.

A trilogia “As Areias do Imperador “ é composta pelos romances “Mulheres de Cinza, A Espada e a Azazgaia e o Bebedor de Horizontes.

“O Naufrágio das Civilizações” de Amin Maalouf

A minha mesa-de-cabeceira é um desassossego: Estados de alma misturados com muitos parágrafos e noites sem dormir.

Uns já li, outros não, outros quero reler. E há sempre aqueles que já terminei, mas acabam por ficar por arrumar. Como por vezes o amor!

Neste momento, está em cima da mesinha, bem a jeito, o livro: “O Naufrágio das Civilizações”.

Quando, pela primeira vez, se poderia conduzir a humanidade a uma era de liberdade e progresso, o mundo parece seguir na direção oposta, ou seja, rumo à destruição de tudo o que foi alcançado. Este é pelo menos o ponto de vista do escritor libanês Amin Maalouf, que depois de ter afirmado por diversas vezes que as nossas civilizações estão esgotadas devido à desconfiança em relação ao outro, à xenofobia, intolerância política e religiosa, populismo, individualismo ou racismo, no seu mais recente trabalho, “O Naufrágio das Civilizações” fala de um naufrágio iminente. O escritor mostra-se preocupado com o futuro desta era desconcertante, com o futuro das novas gerações, e apela à responsabilidade coletiva.

Amin Maalouf mistura histórias e reflexões, e conta situações de que foi testemunha ocular (estava em Saigão no final da Guerra do Vietname, em Teerão durante o advento da República Islâmica), elevando-se ao papel de historiador acima da sua própria experiência para nos explicar os sucessivos desvios que a humanidade passou para se encontrar agora no limiar do naufrágio.

“Margarida Espantada” de Rodrigo Guedes de Carvalho

Margarida Espantada é sobre a família. Sobre irmãos. É sobre violência doméstica e doença mental. É um efeito dominó sobre a dor. A literatura é um jogo do avesso. Os bons romances são sempre sobre amor, e os melhores são os que fingem que não são. Não devemos recear livros duros. As histórias que mais nos prendem trazem uma catarse que nos carrega as mágoas, personagens que apresentam as suas semelhanças connosco.

Gosto da ficção que é um número arriscado de circo, com fogo e espadas, que nos faz chegar muito perto da queimadura que não vamos realmente sentir. Mas reconhecemos. (Rodrigo Guedes de Carvalho)

TURISMO

Com o Natal, a Passagem de Ano e o Dia de Reis a aproximarem-se e a Covid19 ainda sem fim à vista, a DGS – Direção Geral de saúde sugere que nos próximos tempos se mantenha por Portugal, afastado das grandes viagens. O que é uma excelente oportunidade para redescobrir as maravilhas nacionais, enquanto ajuda o comércio local.

A pensar nisto, o Blog “A Boa Vida Persegue-me” tem sugestões de presente de Natal para apoiar o setor do turismo nacional, que está a viver tempos difíceis.

VOUCHER VIVER AMÁLIA

Tour Cultural Sobre a Vida e Obra de “Amália Rodrigues” pelas ruas de Lisboa

Ofereça um passeio dedicado a Amália Rodrigues. Itinerário lisboeta, a pé, através da vida e obra de AMÁLIA.

2020, O ano em que AMÁLIA faria 100 anos de vida, este é o tributo pessoal, de Pedro Vaz, guia-intérprete, a uma das mais extraordinárias artistas mundiais do século XX.

“VIVER AMÁLIA”, é um passeio a pé pela cidade de Lisboa dedicado a AMÁLIA.

Este circuito, que é inédito e no qual Pedro Vaz tem vindo a trabalhar há vários meses, integra-se nas comemorações não oficiais do centenário do nascimento de AMÁLIA. O passeio iniciar-se-á na Calçada de Santana, em Lisboa, junto à casa onde AMÁLIA nasceu, percorrerá vários pontos da cidade relacionados com a vida e a obra da artista e terminará na Rua de São Bento na casa onde AMÁLIA viveu e viria a morrer.

O programa de visita desenvolver-se-á seguindo estes passos:

Lisboa 1920, Infância e Família, Uma carreira que começa, Internacionalização, 25 de Abril, Consagração e Eternização.

Contacto: Viver Amália

Telemóvel: +351 912 165 566

LIVE ELECTRIC TOURS

VOUCHER “Conhecer Lisboa sem Poluir”

Ofereça diversão com a Live Electric Tours e presenteie os seus amigos ou familiares com um voucher de € 29,00. Ou seja ofereça um “Gift Card”.

Com este voucher estará a oferecer um presente totalmente sustentável e amigo do ambiente. Uma aventura inesquecível.

Uma forma de dar a conhecer ou explorar Lisboa, com total segurança.

Todos os carros estão equipados com internet grátis, GPS e uma câmara Live para que possa partilhar todos os momentos em direto com os amigos e familiares, através das redes sociais.

Contacto: Rua Palmira 64 1170-289 Lisboa

Telemóvel +351921 453 302

Live Electric Tours

PARTILHE COM FAMÍLIA E AMIGOS A IMPORTÂNCIA DO COMÉRCIO LOCAL

Por último deixo uma sugestão, dê preferência ao comércio da sua rua, do seu bairro, ao comércio de proximidade. Partilhe com os seus amigos, com os seus familiares sobre a pertinência de apoiar o comércio local, as pequenas e médias empresas. Utilize as redes sociais e partilhe este artigo. É importante divulgar para que se consiga alcançar mais fregueses locais.

Desta forma ajuda o comércio local a manter as suas actividades e empregos que garantem o sustento de algumas famílias. Ajudar o comércio local é um dever cívico de cada um de nós!

Bom e Feliz Natal e que o Novo Ano traga a todos nós o que de melhor houver.

“O COMÉRCIO LOCAL É O COMBUSTÍVEL DE TODA A ECONOMIA LOCAL”

[embedyt]https://www.youtube.com/watch?v=35yEdq_Q0iA&feature=youtu.be[/embedyt]

CRÉDITOS

Pedro Bonnet – Fotografia

Miguel Silva – Fotografia

Alexandre Conceição – Fotografia

Sergio Morais – Fotografia 

Marco Rodrigues – Vídeo

 Patrícia Ervedoso Pinto – Stylist 

Mário Carimo – Assistente de Produção