BRUNCH À PALMEIRAS |PARA OS DIAS PREGUIÇOSOS E OS OUTROS TAMBÉM

De uns tempos para cá a palavra “Brunch” começou a fazer parte do nosso dia-a-dia e com ele um mundo de aromas e sabores fantásticos. Sobretudo aos fins de semana em que apetece prolongar o conforto da cama e despertar tardio, porque se há coisa que o brunch exige é tempo para degustar sem cumprir horários.

Na dúvida entre esperar pelo almoço ou aproveitar um pequeno-almoço, o Brunch surgiu como alternativa de refeição para todos os gostos!

Segundo algumas informações, este pequeno-almoço tardio ou almoço antecipado, ou se preferir, a refeição “trending” dos centros cosmopolitas como Nova Iorque, Paris e Londres surgiu nos Estados Unidos da América nas zonas rurais. Os fazendeiros comiam a meio da manhã para terem robustez física suficiente para continuar a laborar. É uma fusão entre as palavras inglesas “breakfast – pequeno almoço e lunch almoço – para inventar um Brunch”.

Pequenos-almoços reforçados ou almoços leves, os brunches chegaram às nossas vidas para ficar. Comportam iguarias em modo mais matutino e pratos mais encorpados, bebidas e café.

Em nossas casas, nas salas de refeições de cafés/pastelarias/restaurantes, enquanto a chuva não dá tréguas ou ao ar livre na primavera/verão, nas esplanadas ou em formato piquenique no campo ou praia. O brunch está a ganhar cada vez mais popularidade e afirma-se como um dos maiores trunfos, especialmente para quem gosta, nos dias bem ao estilo do “il dolce fare niente”, de um pequeno-almoço reforçado, generoso de sabores e sem pecar na qualidade. Para quem gosta de deglutir um pouco disto e um pouco daquilo sem regras. Todavia, que seja guloso! Um brunch com sabor e sem culpa que alimente o corpo e o espírito.

Podendo ser adaptado em versões fit, fat, vegan e até vegetarianos.

É, sem dúvida, uma sentada/refeição que combina com fim-de-semana e manhãs prolongadas, perfeita para partilhar. Capaz de substituir duas refeições: pratos que combinam o melhor de um almoço leve e um pequeno-almoço reforçado. A ideia é mesmo essa, substituir duas refeições por uma, nos dias em que se acorda mais tarde, sem nunca deixar de se alimentar com qualidade.

Acompanhado por sumos naturais. As bebidas podem também ter opções alcoólicas como espumante, vinho branco, aperol spritz, Freixenet, entre outras.

O facto de ainda estarmos em tempos de pandemia com algumas restrições não é impeditivo de desmontar um belo Brunch. O repasto combina opções doces e salgados, pode e deve saboreá-lo em casa.

Experiências gastronómicas no centro da vila, longe da confusão!

A Boa Vida Persegue-me seguiu-lhe o rasto e descobriu no Comércio Local da Moita, um spot que serve um brunch a querer sair do armário como ritual urbano de segunda a sábado!

Nos dias de preguiça, nos atarefados e nos outros também, a Natércia Lopes propõe uma “sentada/repasto” não muito pesada, todavia variada de sabores portugueses num contexto contemporâneo, em sintonia com produtores locais. A apoiar o Comércio Local seleccionando produtos locais.

O Palmeiras Café, um spot despretensioso, no Largo das Palmeiras – Moita, na margem sul de Lisboa, “escondidinho” a tardoz do Banco Santander, numa zona calma e serena, de fácil acesso, que teria passado despercebido, despertou a minha atenção. A aparente simplicidade contrasta com os almejos daqueles cidadãos (como eu) que estão a ressacar por aquele pequeno-almoço reforçado que nunca falha nos dias sem pressa.

Há quem prefira ficar em casa a macerar e há quem dê o melhor da sua energia para curar a ressaca o mais depressa possível. Encontrando conforto nas opções para se começar o dia mais tarde, comendo “fora de horas” e sem grandes formalidades.

O Palmeiras Café, na impossibilidade de preparar uma mesa de Brunch no atual contexto de pandemia, trouxe o “Brunch Box” ou se preferir Brekfast in Box, até à Vila da Moita! Abre o seu espaço para take-away de uma “caixa” de cartão personalizável onde poderá encontrar uma seleção de produtos cuidadosamente preparados que enche de opções doces, combinadas com salgadas, fruta sazonal e bebidas para poder levar consigo e desfrutar onde quiser: no conforto de sua casa ou noutro local da sua preferência.

“Menus de Brunch para experimentar em casa, na praia, no campo ou na esplanada do Palmeiras Café”

Ainda não é possível degustar um brunch nas instalações quer interiores ou exteriores (esplanada), do Palmeiras Café. Mas, não é por isso que não pode desmontar uma destas refeições. Poderá levantar o brunch e saborear na tranquilidade de sua casa! Encomende de segunda-feira a sábado, com 24 horas de antecedência, um “Brunch Box” feito a pensar naquelas manhãs mais longas, com a certeza de que o seu dia vai começar da melhor forma!

“As caixas de Brunch com as melhores sugestões do Palmeiras Café”

Há duas sugestões de brunch que podem ser personalizadas escolhendo os produtos: a box de frios (Box Alentejo) e a box de doces (Box Piquenique Familiar). Os sortidos vão acondicionados em caixas de cartão.

BOX ALENTEJO

Este menu contém uma seleção de produtos salgados e doces cuidadosamente selecionados:

  • 1 Pão Alentejano recheado com alheira e queijo
  • 6 qualidades de queijos
  • Presunto
  • Paio do Cachaço
  • Chouriço de Moura
  • Azeitonas
  • Tostas de Alho e Azeite
  • Pão de Lenha ou de Centeio
  • Tostas de Ervas
  • Abacaxi
  • Doce de Abóbora e Nozes

BOX PIQUENIQUE FAMILIAR  

Este menu junta:

  • 2 Croissants
  • 2 Pães de abobora
  • 2 Pães de centeio
  • 10 Panquecas
  • Frutas variadas 2 bolos de pastelaria a escolha
  • 2 Iogurtes gregos com granola e frutas
  • 2 Fatias de fiambre
  • 2 Fatias de queijo
  • Marmelada ou doce de abobora
  • 2 Manteigas
  • 1 Recheio de nutella
  • 1 Recheio kinder
  • 2 Sumos naturais

Para marcar lugar à mesa, na areia da praia ou no relvado dos parques e jardins, convém fazer reserva antecipada, através do número de telefone +351961 068 190.

Válido de segunda-feira a Sábados para serviço de take-away.

A nossa experiência – Ressaca Feliz

A precisar de uma escapadinha urbana, com a palavra brunch a soar-me como um convite para matar esta saudade, não fazia ideia de onde reabastecer-me de boas energias anti-ressaca, de conversas animadas com amigos de longa data, ou, até de robustos pequenos-almoços que amortecem o golpe da ressaca por falta de convívios. Há que minimizar os danos, prevenir é importante!

À procura de algo diferente do previsível café com leite e pão com fiambre ou queijo, e a ressacar por um pequeno-almoço reforçado ao ar livre, aceitei o convite da “toca dos Lopes” para “Brunchar” (gosto de neologismos e muito de inventar verbos) com uma pequena “grupeta” de amigos. 

Preparem-se, que vamos “desmontar” e saborear a cinco um belo Brunch!

O brunch foi a melhor coisa que se inventou, a seguir ao lanche ajantarado (a bela sentada/repasto tão portuguesa) principalmente para as pessoas mais preguiçosas que não andam atrás de horários e compromissos e que apreciam a lentidão sem culpas dos dias sem regras nem horas marcadas. Foi criado para ser” desmontado” ao final da manhã de domingo, porém, não quer dizer que seja o único dia disponível, há excelentes brunches servidos aos sábados e até durante a semana. Dito isto, vamos brunchar?

A decoração da mesa do brunch merece atenção especial. Um ambiente solar, descontraído e florido ajudam a dar o tom perfeito para a refeição entre amigos.

Qualquer sentada/repasto exige sempre uma mesa à altura. Com arranjos de flores secas, simples a mesa apresentava uma decoração leve e jovial a condizer com o horário da refeição. Revela que a Maria João Guerreiro Mata da Flor Paraíso – Florista preparou tudo com simplicidade simpatia e bom gosto. A luminosidade e os tons suaves acompanharam o conceito e a boa energia do ambiente!

E foi num sábado que o “petit-brunch” foi servido em sistema buffet pela Natércia Lopes, que quis fugir um pouco das referências principais de um “brunch tradicional” americano, cuja marca registada são os waffles, bacon com ovos, que dividem o protagonismo com os famosos ovos benedict. Todavia, porque não inovar e servir outros sabores? Juntando referências americanas, inglesas e francesas às portuguesas, Natércia combinou com doces, panquecas, croissants, pastéis de nata, queijos, enchidos e com vários tipos de pão. Os dois menus de branches disponíveis espelham bem essa influência.

Com um ambiente descontraído, simpático e acolhedor, o espaço interior não é muito grande e por vezes há trânsito para degustar estas combinações doces e salgadas, mas, sublinhe-se, há também no exterior meia dúzia de mesas  e cadeiras mesmo encostadas ao café para quem não passa sem uma esplanada. Ideal para saborear as iguarias da Natércia.

“Ultrapassar a ressaca depois de um confinamento árduo: Recuperação passo a passo”

Valorização dos afetos e um bom pequeno almoço com amigos é a melhor receita para vencer a ressaca e retomar as melhores energias. A cura da ressaca serve-se à mesa, ao ar livre com poucos comensais.

“A descontração de um Brunch”

Embora não se possa reunir muita gente à volta da mesa, mas com reduzido número de amigos e respeitando as recomendações da Direção Geral de Saúde, o Brunch inicia com a Natércia a partilhar na cozinha ingredientes, sabores, texturas e aromas.

A partilha continuou com a chegada dos pratinhos à mesa numa combinação entre o doce e salgado daquelas que deixou os convivas de barriguinha aconchegada.

Enquanto passava os olhos pela exposição do momento, ao meu redor os meus amigos deliciavam-se com as panquecas, com os croissants e com iogurte grego, frutas frescas e cereais.

A opinião geral é que estava tudo bom. As panquecas estavam ótimas, a massa leve foi recheada com Nutella ou com creme de Kinder Bueno e servidas com fruta da época.

Dito isto, encha os seus olhos e tente não babar enquanto revelo algumas das iguarias. 

Para o Mário Carimo com os olhos a fecharem-se à primeira colherada, e a boca cheia num profundo suspiro exclamou: – Ah, que delicia! Aquele Iogurte Grego que estava na tijela com Granola, cereais e frutas frescas é “Maravilhosíssimo”. Entre uma dentada, uma colherada e outra, falava, ria… fazia a festa. Era um homem bem-disposto e de sorriso fácil. Saiu satisfeito, mas não a abarrotar!

Jorge Manuel Taylor, de olhar seguro, desses que enfrentam dragões e leões sem pestanejar, saboreou o pão de abóbora com nozes que veio acompanhado de queijo fresco sem lactose, bem “temperadinho”. A mistura do pão, com o queijo e as ervas aromáticas era leve e refrescante. O rapaz desmontou a sandes leve, fresca e aromática enquanto titubeava, por entre a barba espessa devido ao confinamento: “gosto deste mix de ingredientes, da textura e sabor deste pão”. Foi amor à primeira vista e nem sobraram migalhas…

Patrícia Ervedoso Pinto, deu uma grande dentada… lambiscou… Não é preciso dizer que comi mais do que devia, referiu. Eu, gulosa, me confesso. Às vezes até me irritam pratos tão deliciosos. O que mais gostei foram as panquecas, porque adoro (desmontei num instante).

“As panquecas com papel principal para as meninas”

Quando estavam a terminar de comer os croissants e, após um compasso de espera que permitiu desmontar tranquilamente as iguarias que estavam na mesa, chegaram as panquecas, a fruta e os recheios.

Fernanda Serra, inclinou-se sobre a mesa… deu uma pequena dentada, passou a língua pelo lábio, fechou os olhos enquanto saboreava, salivou e referiu: Gostei muito das panquecas e do recheio de nutella que estava no prato. Estavam fofinhas e a fruta com o recheio combinou lindamente.

Paulo Fernando Dias, ansioso por experimentar tudo, chegou faminto. Provou a primeira colherada e depois da primeira dentada desmontou tudo tão rápido que nem teve tempo de pensar nas diferentes texturas do brunch. Hum, delícia! Exclamou: “Qual era mesmo o assunto…?”

Ninguém tinha pressa em ir embora. Há que desfrutar da companhia e das tentações do Palmeira Café. Transformar um simples largo numa casa de afectos e sabores. Palavra puxa palavra, comentários e conversas foram sendo partilhadas. Sob o pretexto de um “brunch” criaram-se cumplicidades, momentos que hoje recordamos! 

Aconselhamos a encomendar o “Brunch Box em Take Away” e aventure-se a levar a cozinha da Natércia para sua casa, para o campo ou para a praia.

“Decidimos criar um cantinho para a desgraça na praia fluvial do Rosário”

A estreia no Palmeira Café correu bem. Mas, para confirmar melhor as impressões atribuídas por todos na primeira vez, precisei voltar e levar o Brunch Box para a praia.

Estávamos a ressacar por uma “sentada fora de horas e bem reforçada”, dissemos olá à preguiça, ao descanso, a uma refeição saborosa e decidimos preparar um cantinho para a desgraça e saltamos para a areia e relvado da Praia do Rosário de cesto e Brunch in Box na mão.

É o cantinho onde juntamos aperitivos, bolos e salgados do Café Palmeiras para comer e degustar a nosso bel-prazer. Não houve lugar a dietas, nem a balanças!

É um evento que combina muito bem com ambientes externos ou com uma boa influencia de luz solar. Seja a que horas for.

As refeições fora de horas, generosas de sabores e bem harmonizadas com sumos de fruta naturais ou bebidas alcoólicas sabem ainda melhor no campo ou em frente ao mar ou rio.

A praia fluvial do Rosário é um lugar que convida à preguiça. É daqueles sítios aprazíveis com vista para o rio Tejo para se estar descontraidamente na conversa, a petiscar, a “brunchar” … a desfrutar do final de tarde que além do copo na mão pede algo para comer.

Estes lugares descontraídos e de muita energia positiva são ideais para bons momentos de ócio e partilha. Gosto de abrandar para degustar um “brunch prolongado”.

Haja vinho e tranquilidade

Para alguns é um pequeno almoço tardio, para outros almoço adiantado, para outros um lanche ajantarado, em formato de piquenique combinado com Freixenet ou um Vinho Branco Sátiro (Clandestino)”, uma sugestão do Bruno Gomes.

Entre um gole e outro, um acepipe e outro o ambiente encheu-se de conversas em tom moderado para saborear as tentações do Palmeira Café.

Por fim, olhamos o céu, acabamos a nossa bebida, inspiramos uma vez mais o ar ameno e despedimo-nos a custo da noite que chegava.

No lusco fusco, o céu brindou-nos com tonalidades fantásticas. As árvores transformaram-se em silhuetas escuras, e o verde da vegetação contrastou com o céu que foi escurecendo. Ao longe as luzes de Lisboa acenderam-se aos poucos na cidade que adormecia também.

O momento que pelas suas características especiais, nos permitiu dispensar de tudo o resto, porque o que nos rodeava parecia mais encantador. Apreciamos a partida da tarde e saudamos a chegada da noite.

Aceita “Brunchar” com a Boa Vida Persegue-me? A Boa Vida Persegue-me aceita convites para Brunchar!

Falar do Palmeiras Café é falar obrigatoriamente das suas panquecas, croissants, crepes, que nem os menos gulosos conseguem resistir. Igualmente famosas são as saladas, as tostas de atum, alheira e frango que nos faz revirar os olhos desde a primeira à última dentada!

Além disso existe uma grande variedade de pães: pães tradicionais, carcaças, pão regional, pão de centeio, pão de sementes, chapatas e pão de lenha. Merece destaque a tábua de frios. Destaca-se ainda, na primavera/verão, os moluscos gastrópodes terrestres, mais conhecidos por caracóis. Sinónimo de sol, cerveja, calor, esplanada, take away.

OUTFIT PARA BRUNCHAR

Dia de brunch também merece look à altura. Não é por ser um dia descontraído e em que acordamos tarde que o estilo é esquecido.

Geralmente nos dias de lazer não queremos perder tempo a pensar em outfits, mas aproveitar o tempo com tudo aquilo que nos devolve sorrisos e nos proporciona um melhor bem-estar. Por essa razão queremos qualquer coisa simples, confortável e com pinta. Foi o que sugerimos às Lojas Vera Lisboa e Tendido4 e à Óptica Milheiro.

Para elas a Loja Vera Lisboa sugeriu:

Para eles a Loja Tendido4 sugeriu:

Para completar os looks a Óptica Milheiro sugeriu:

Para terminar, aqui ficam os contactos, bom apetite!!

Vantagens e Condições

Reservas:

Encomende a experiência diretamente com o Palmeiras Café.

Contacto:

961 068 190

Largo das Palmeiras – Moita

Horário: Segunda-feira a Sábado da 08h00 às 19h00.

CRÉDITOS

Pedro Bonnet – Fotógrafo e Webdesigner

Patrícia Ervedoso Pinto – Stylist 

Mário Carimo – Assistente de Produção

AGRADECIMENTOS

Fernanda Serra

Paulo Fernando Dias

Palmeiras Café – Natércia Lopes

Loja Vera Lisboa – Vera Lisboa

Flor Paraíso Florista – Maria João Guerreiro Mata

Ótica Milheiro – Bruno Miguel Milheiro

Loja Tendido4 – Ana Maria

O COMÉRCIO LOCAL SEMPRE DO NOSSO LADO!

Considerando que o comércio local é uma das atividades mais afetadas pela crise pandémica, o Blog “A Boa Vida Persegue-me” está sempre disponível para ajudar a dinamizar e a promover o tecido económico e social, apoiando os comerciantes neste momento difícil de pandemia e contribuindo para assegurar a retoma económica deste setor dentro do contexto atual.

Porque hoje e sempre o comércio local “Está Sempre Aqui, mesmo ao nosso lado. Tendo por base a proximidade e atendimento personalizado, sempre pronto a responder às necessidades dos seus clientes, mantendo os laços sociais, e fortalecendo as relações humanas.

“Ajude a Economia Local – Compre no Comércio Tradicional”.