“HAMBÚRGER ESPECIAL”, POR RODRIGO MANONELLAS

Rodrigo Manonellas nasceu no Chile e é, atualmente, gerente do Chiado Clube Literário & Bar, no Tivoli Fórum – Av. da Liberdade, em Lisboa. É um espaço aprazível, um lugar de histórias, de encontros e reencontros, de trocas de palavras, que reflete, diariamente, a diversidade de histórias de vida, onde a leitura, os pensamentos, as conversas e a degustação de uma bebida qualquer se encontram e partilham momentos únicos.

É um conceito que, além de promover apresentações e lançamentos de livros, fóruns de poesia e workshops, também oferece, a quem visitar este espaço, a possibilidade de comprar livros que se encontram expostos nas prateleiras, ou ainda, lê-los no local, confortavelmente instalados e acompanhados pela boa energia que o espaço dissemina, por uma bebida qualquer ou ainda pelas comidinhas leves que são uma verdadeira tentação.

Com uma mão cheia de histórias e vivências para contar, convidei Rodrigo Manonellas, gerente do Clube, a partilhar connosco a receita do “Hambúrguer Especial”, um segredo oculto, até agora, deste CCL – Chiado Clube Literário e a revelar-nos uma particularidade, um ingrediente especial, um paladar peculiar ou um momento aprazível ligado a esta receita.

Para início deste nosso encontro, gostaria que me/nos fornecesses alguns dados biográficos.

Sou chileno, jornalista de profissão, cinto preto em Aikido, amante do Barcelona por meu pai ser Catalán e baterista amador do rock. No ano 2000, decidi mudar a minha vida e procurar novas fronteiras e formas de viver a vida. Vendi tudo e fui para USA onde tudo começou. Hoje. com os meus 44 anos, amo a minha família, meus amigos e sobretudo todos aqueles que abrem as suas portas para me conhecer. Sou muito simples, porém, difícil de entender. A minha frase é: “Se gostas de mim gostas, se não, bom…a porta é muito grande”.

Como e quando surge a vontade de viveres em Portugal?

Depois de viajar pelo mundo trabalhando e aprendendo coisas, conheci Portugal no ano de 2004, apaixonando-me pela cidade de Lisboa e pelas pessoas. Logo depois do meu casamento com a minha mulher, portuguesa, embora, tenha nascido e sido criada em Africa do Sul, as saudades que ela sentia pela terra lusa foram grandes e a oportunidade de ficar nesta terra foi ainda maior. Definitivamente, depois do nascimento da minha filha Caprice, achámos que o melhor lugar para ela crescer seria Portugal, um País saudável e pacífico, viajamos para cá em 2008. E aqui estamos…

O que te apaixona mais em Portugal? E neste projeto que abraçaste no CCL – Chiado Clube Literário?

Proporcionar às pessoas uma experiência única e diferente, quer em termos de espaço como de serviço, onde os clientes não são simples números, antes pelo contrário, passam a ser os nossos amigos.

A Chiado Editora, na representação do seu CEO, Gonçalo Martins, deu-me a oportunidade única de juntar as suas brilhantes ideias com a nossa especial forma de fazer de uma loja (livraria), um lugar de encontro e satisfação total. TGS: Total Guess Satisfation.

Será que a gula é pecado? Já estamos com água na boca e ansiosos por conhecer a tua escolha e provar o “Hambúrguer Especial”. Quais são os ingredientes necessários? Como se prepara?

Tudo é muito simples, mas da simplicidade se faz uma delícia.

“HAMBÚRGUER ESPECIAL”

Ingredientes:

  • Queijo de Cabra 40 grs
  • Pimentos verdes e vermelhos assados (cortados em fatias generosas)
  • Pimenta
  • Sal
  • Orégãos
  • Azeite de oliva (5 ml)
  • Manteiga (1 colher de café)
  • Hambúrguer de vaca de 250 grs
  • Pão caseiro (ao gosto)
  • Tomate
  • Cebola
  • Abacate

Preparação:

Depois de ter a placa para assar a carne a 270º, colocamos a nossa hambúrguer no azeite e manteiga já bem quentes. Em cima da carne colocamos um pouco de sal e orégãos a gosto. Depois, pegamos os Pimentos verdes e vermelhos e cortamos em fatias generosas em comprimento e assamos ao lado da carne, num canto mais frio da placa de aço ou fritadeira. Após virar a carne as vezes suficientes e quando estiver pronta para ser servida, montamos, num dos seus lados, o queijo de cabra em 3 fatias semi grossas, agregamos sobre elas os pimentos já assados e tapamos por completo para que o queijo fique derretido e misturado com o sabor dos pimentos. Aquecemos o nosso pão no forno por 3 minutos e quando o queijo estiver pronto montamos a nossa hamburger especial, tendo sempre cuidado para não perder os molhos na fritadeira ou placa de aço. Molhamos entretanto a parte inferior do pão com estes molhos e colocamos no prato de servir. Pronto.

Podes revelar uma particularidade, um ingrediente especial, um paladar peculiar ou um momento aprazível ligado a esta receita?

Os molhos são a particularidade de todos os hambúrgueres do mundo, e neste caso, a união dos molhos, dos pimentos, da carne, azeite, manteiga em cima de um queijo de cabra semi derretido, faz toda a diferença.

Sabes a “Boa Vida Persegue-me” e a ti o que te persegue?

MMMMMMM. Pergunta difícil. Sou homem de desafios. “Yiap”, acho que os desafios perseguem-me, sem medo, toda a minha vida; desde ser aquele motivado jornalista a este descobridor das bondades da vida, fora do conforto do nosso país de origem. Lutar é minha receita secreta. Lutar.

Agradeço muito o tempo que me/nos dedicaste e sobretudo esta deliciosa receita!

O meu abraço maior.

Quanto a si, Partilhe!

Sinta-se à vontade para disseminar esta receita em qualquer espaço seu na Internet, desde que cite o Blogue “A Boa Vida Persegue-me!” como fonte. Obrigado!