“QUERMESSE” … PARA AQUELES QUE ADORAM PRATICAR O PECADO DA GULA SEM PRESSAS!

Num desses dias de ócio, resolvi deambular por Lisboa… apetecia-me ir a todo o lado, movido por uma certa energia, apreciar, como sempre, o charme desta cidade sedutora e sobretudo dona de uma luminosidade única, incomparável!

Mas não é novidade para ninguém que Lisboa é uma das capitais da Europa mais bonitas, única, vibrante, aberta, dinâmica e que tem uma gastronomia tentadora. Lisboa continua a surpreender-me cada vez mais com lugares fantásticos para descobrirmos e desfrutarmos, sem pressas, sozinho ou acompanhado.

Luz e gastronomia, uma combinação perfeita, nesta minha/nossa Lisboa, que temos de aproveitar sempre, em todos os momentos. Vamos então ao (re)encontro de sabores e aromas tentadores…

Foi sob esta luz que avistei os turistas que se aglomeravam para entrar no Elevador da Glória que, há 131 anos, sobe e desce entre os Restauradores e o Bairro Alto, e que mereceu, na década de 80, uma canção do Grupo Rádio Macau.

Antes de virar na primeira à direita da Calçada da Glória, passo pelos turistas alinhados como bando de pardais e sussurro: “Chega! Desamparem-me a calçada de uma vez por todas”, disparei em voz baixa sem me enervar. As sugestões do Restaurante “Quermesse”, tão vincados na minha memória, justificam, sem dúvida nenhuma, a pressa deste “predador guloso” em chegar à Rua da Glória n.º 79 – Lisboa. Era preciso garantir que nada atrapalhava a minha vontade de “encher” os olhos e aguçar os demais sentidos.

Os sócios/gerentes – António Fernandes e Luís Graça – são os rostos deste projeto que assenta na criação de uma harmonização dos pratos com os vinhos, com uma seleção espantosa de produtos portugueses, oferecendo uma irresistível e colorida mistura de saborosas iguarias, repleta de aromas tentadores, sabores deliciosos e texturas apetitosas.

Este SPOT reparte-se entre uma galeria de arte, um restaurante e um terceiro espaço, com um conceito ímpar, que alia Mercearia, Salão de Chá e Taberna.

Aqui, as peças decorativas remetem-nos para as nossas lembranças mais recônditas, encaixadas na perfeição com um estilo mais contemporâneo, onde a madeira predomina, criando uma atmosfera acolhedora e confortável que nos cativa e nos faz parar para desfrutar, calmamente, dos produtos que marcam pela distinção, pelo design, e, nalguns casos, também pela originalidade.

Neste ambiente inspirador, que me faz sentir em casa, podemos degustar refeições saborosas e cuidadosamente preparadas, com qualidade e inovação.

Para almoçar, há menus a 7,00€. À noite, a atmosfera é propícia a jantares mais demorados e intimistas, transformando-se em “Mesa de Chef”, ou seja, o menu é totalmente diferente, com mais enfoque para aqueles que, tal como eu, adoram cometer o pecado da gula sem pressas.

A ementa presta homenagem aos sabores mediterrânicos e, por isso, propõe uma viagem entre a boa comida portuguesa e algumas das melhores tradições gastronómicas de França, Espanha e Itália.

Olho para a ementa e fico indeciso… O melhor é provar tudo, e agora? Estou disposto a pecar!

As propostas iniciais vão chegando a bom ritmo. E o olhar é imediatamente atraído por uma irresistível e colorida mistura de iguarias e aromas tentadores.

Comecei por um aperitivo leve, ideal para abrir o apetite e estender o tempo da sentada/repasto. As entradas escolhidas – Camarão Frito em Azeite de Alho, com Jindungo e Coentros” e “Queijo de Cabra com Doce de Figo e Salada de Alface” –  apresentaram-se numa combinação variada de ingredientes saborosos que estimularam a visão e aguçaram o paladar.

O primeiro prato, uma mistura entreBacalhau Lascado com Batatinhas, Grelos, Coentros e Broa de Milho”, uma nova tendência na cozinha que mantém, simultaneamente, a sua “portugalidade”. É preciso reinventar a cozinha portuguesa dando-lhe um sabor especial. Se tivesse ficado só pelas entradas seria um homem infeliz… o “Bacalhau Lascado” estava uma delícia!

Disseram-nos que esse prato não ficava bem sozinho e que teríamos que apostar em alianças… “que chatice”! Passemos então para as alianças: veio o segundo prato! Foi-nos aconselhado, pelo António, um “Risotto de Bacalhau com Camarão e Lagostins”. Maravilhoso! Está mesmo muito próximo do excelente, divinal, o que torna este prato numa experiência degustativa única.

Seguiu-se o meu prato favorito. Devorei-o com os olhos antes mesmo de me atrever a prová-lo. Mais um peso nesta minha consciência! Valha-me Deus!

Trata-se do “Confit de Pato com Redução de Vinho do Porto”, um prato de cozinha contemporânea que alia o paladar francês com os incontornáveis sabores portugueses. Coberto por Vinho de Porto, que lhe intensifica o sabor e torna o molho aveludado, é composto por ingredientes secretos, que dão suavidade ao prato que vem acompanhado de Puré de Batata com Azeite de Trufa. Uma palavra apenas para definir este prato: Perfeito! Devorei cada pedaço como se fosse a última porção, sem pestanejar.

Deixei esta explosão de sabor e fragrância conduzir todos os meus sentidos! Deu-me vontade de repetir… o meu mal é o mal de todos os portugueses: insatisfação. Contive-me e resisti!

Poderia continuar por aí fora, a enumerar prato a prato, a falar minuciosamente do profundo sabor dasBurras (bochechas) de Porco Preto Estufadas em Vinho Tinto da Estremadura”, acompanhado com Risotto de Limão, por exemplo. Mas é preciso ter calma, que ainda há os doces… para degustar com a mesma voracidade com que “desmontei” o Confit de Pato!

m25

Para conseguir “desmontar” todos os pratos e reservar ainda um cantinho para a sobremesa, o ideal é partilhar os pratos ao longo do repasto/sentada.

 O “Petit Gateau” de chocolate com molho de menta e gelado, é o tipo de sobremesa que não quis partilhar, mas sim saborear até à ultima.

Vem uma pessoa, num lindo dia de sol, preparado para deambular por aí e acaba a “jiboiar”! E porquê? Porque não é fácil resistir aos encantos da “Quermesse”: espaço agradável, excelente comida, serviço sempre rápido, atencioso e cuidado.

Esta é a minha sugestão para usufruir sem culpas, nos finais de tarde ou aos serões. Cometa, sem culpas, o pecado da gula, com as sugestões para “picar”, sempre acompanhadas dos melhores vinhos e, claro, de boa disposição.

Atreva-se, deixe-se seduzir pelos cheirinhos irresistíveis. Escolha entre uma panóplia de produtos tradicionais portugueses, uma extensa seleção de mercearias finas e produtos de charcutaria, escolhendo-os e adquirindo-os, enquanto saboreia, tranquilamente, uma bebida qualquer.

Não faltam motivos para visitar…

O quê? A Quermesse, claro!

Onde? Rua da Glória n.º 85 – Lisboa

Contacto: 964 204 292

… até à próxima vez!

QUERMESSE | RESTAURANTE

QUERMESSE | LOJA