“Universo Absoluto” por Filomena Morim

Sempre aberto a todas as expressões de arte e indo ao encontro das várias manifestações artísticas, hoje trago, a esta janela virtual, o “Universo Absoluto”. É uma exposição que a artista plástica Filomena Morim apresenta na Galeria do “A Boa Vida Persegue-me”.

“Universo Absoluto” foi apresentada publicamente na Galeria de Arte Beltrão Coelho para que os amantes da arte, todos os convidados e também os seguidores deste blogue tivessem um contato prévio com a pintura da artista.

O que podemos fazer para reunir as pessoas, conviver e estreitar laços de convivialidade? É promover espaços/eventos adequados para a interação. Veio-nos à ideia a arte… a arte pensada para reunir pessoas, estreitar laços e fomentar o convívio. Se o pensámos, assim o fizemos: criámos um evento público onde nos reunimos em torno do mais importante, a artista, a sua obra e as conversas que fomentaram a partilha de histórias e estórias, trazendo-nos tranquilidade e bem-estar.

BIO

Filomena Morim nasceu em Lisboa e, desde cedo, sentiu o apelo pela pintura.

Pela mão da professora Conceição Oliveira, da Escola de Belas Artes de Lisboa, iniciou-se na aprendizagem da técnica a óleo, vitral, pintura em cerâmica e em seda. Inativa nesta área durante vários anos, rumou na exploração de outros caminhos do conhecimento.

Pelo incentivo de vários amigos, voltou aos pincéis, na técnica mista e acrílico.

Pintar é transpor para a tela a intensidade das emoções, buscando no fundo da alma sentimentos que transcendem os meros sentidos.

Viajando nas asas da imaginação, tranpõe para as telas a união.

Sobre a EXPOSIÇÃO “UNIVERSO ABSOLUTO”, FILOMENA MORIM, DIZ:

“É a alma de Deus, é a grande realidade cósmica, é o SER, o ESTAR, o SENTIR, um rodopiar eterno de nascer, crescer, envelhecer e morrer, num movimento constante de evolução e involução.

A minha pintura reflete a conexão ao Universo.

Através da quietude e silêncio da contemplação, encontro a minha alma, a minha essência e recebo a informação, a inspiração para transportar para as telas uma magia de pura energia, de amor, de agradecimento incondicional, de beleza. Ao sentir o seu pulsar, consigo identificar-me com o Cosmos, o seu pulsar, recorrendo a uma sucessão de cores, mesclando miríades de nuances, salpicadas de luz e transparência.

Agradecimentos:

Mercearia da Aldeia

Herdade do Cebolal

Luís Florentino – Fotografia