CARTOON EXPRESSÕES DE LIBERDADE – ILUSTRAÇÕES DE TELMO QUADROS.

A pintura e a ilustração são, para mim, formas de manifestação bastante relevantes.

Assim, é minha intenção disponibilizar várias obras de arte das mais diversas técnicas e materiais que onde o cartoon se inclui.

Aprecie o trabalho de Telmo Quadros Ferreira.

BIO

TELMO QUADROS FERREIRA – Arquitecto pela FAUP

Publicações

Ilustração na revista Tintin de julho de 1978, no âmbito de um artigo de Vasco Granja.

Ilustrador diário para o JN – Jornal de Notícias, em 1981.

Publicação no jornal digital P3 Público, em 2012.

Publicação de cartoon no âmbito de um artigo de David Broman no semanário LeJeudi (Luxemburgo), em 2014, a propósito da livre circulação e das migrações europeias no interior da União Europeia.

Publicação de cartoon no jornal italiano Il Manifesto, em Janeiro de 2015: Il costo della Storia che pesa su Berlino.

Seleccionado para a 2.ª fase do 3.º concurso internacional de cartoons Ukrainian choice. Ukraine – the European Union, em 2014.

Publicação no site italiano de notícias Pianoinclinato.

Como Tornar-se num Político de Sucesso – Chiado Editora, 2016.

“A” de Ambiente na Constituição da República Portuguesa, 40 anos – ilustração da brochura publicada pelo PEV – Partido Ecologista Os Verdes – 2016.

Ilustrações do Manual Breve de Cidadania Local – Prof. António Cândido de Oliveira – Ed. Câmara Municipal de Valongo, 2016.

Concursos

Vencedor do concurso de cartoons do semanário “Extra” em Portugal, em 1979.

Finalista do CIPE Cartoon Contest em 2012, em Washington.

Finalista do prémio do público do XV PortoCartoon em 2013.

Exposições

Knock-Heist CartoonFestival 2016, na Bélgica.

Exposição relacionada com as Comemorações do Dia da Europa, em 2014, em conjunto com Rodrigo de Matos, António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio e Fernando Relvas, organizada pelo Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, juntamente com o Instituto de História Contemporânea (IHC), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa, cujo tema foi A Europa em Cartoons.

EXPRESSÕES DE LIBERDADE

Num mundo em que a liberdade de expressão se encontra cada vez mais ameaçada, e no qual a democracia e os direitos humanos mais elementares se encontram em perigo nem tão pouco são um dado adquirido como nos habituámos a vê-los, é imperioso – diria até que obrigatório – cada um de nós denunciar as injustiças e lutar por um mundo mais solidário e tolerante.

Daí o nome desta pequena exposição para a qual o Jorge Taylor teve a amabilidade de me convidar.

A linguagem do cartoon e a eficácia da sua recepção baseiam-se fortemente na actualidade, daí que os assuntos expostos nesta exposição, de cariz político e social, sejam também eles actuais: a liberdade de expressão, a crise dos refugiados, a presidência norte-americana, o ambiente, a igualdade de género, e outros aspectos do quotidiano e dos seus actores principais.

Por se tratar especialmente de um exercício de síntese, pela distorção da realidade, pelo exagero e pelo uso de símbolos no acto de comunicar, o cartoon político e social é aquele que melhor e mais eficaz uso faz das ferramentas e da linguagem própria do cartoon, onde técnica gráfica e uma boa ideia se devem casar de modo a transmitir a mensagem pretendida.