“ÁFRICA IS MORE”: TOCAR ÁFRICA EM TODOS OS SENTIDOS.

A 2.ª edição da Gala “Africa is More”, evento que pretende divulgar, estimular e promover a cultura do continente africano e, simultaneamente, homenagear artistas de origem africana que se têm destacado em diversas áreas culturais, como cinema, televisão, rádio, teatro, artes plásticas e moda, aliou-se à Associação “A Estrela da Lusofonia” numa causa solidária, reconhecendo, desta forma, o trabalho social desenvolvido por algumas associações que operam no concelho de Sintra. Com o objetivo de reforçar a mensagem de que, dentro das nossas possibilidades, todos podemos fazer crescer eventos deste tipo e ajudar igualmente a melhorar as condições de vida de tantas famílias carenciadas. Neste sentido, as verbas arrecadadas no evento reverteram a favor desta associação!

A Gala Solidária, que se realizou no Cine Teatro da Encarnação, em Lisboa, distinguiu os criadores de cultura, de origem africana, que se notabilizaram na produção cultural, bem como o que de melhor foi feito, ao longo de 2016, que, além de ser uma forma de reconhecimento, pontua, anualmente, a vida cultural africana em Portugal.

Nesta noite, carregada de surpresas com performances, entre outras, dos Sankofa Black Gold – grupo de dança e das Kumossi, trio que mistura estilos que passam por espirituais negros, soul e ritmos africanos, foram premiados:

Rádio: Carlos Pedro – radialista da RDP África; Teatro: Zia Soares – Atriz, Giovanni Lourenço – Ator; Televisão: Rita Cruz – Atriz, Sabri Lucas – Ator,  Isaac Carvalho – Ator, Ana Sofia – Atriz; Figuração: Luena Fernandes; Cinema: António Pires –  Encenação, Pocas Pascoal – Realização, Matamba Joaquim – Ator; Música: Charbel Pinto, Belito Campos, Kumossi, Juka Castro; Dança: Sankofa Black Gold; Escultura: Frank Ntaluma; Arte Urbana:Youth; Moda: Fábio Tavares – Modelo, Laya – Modelo, Sandra Bravo – Estilista, Orlando Jura – Alfaiate;  Desporto: Irmãos Reis – kick Boxing e Jornalismo: José Mussuaili.

Conheça os premiados na foto galeria:

 

O Blog “A Boa Vida Persegue-me” quer distinguir a organização da “África is More” pela sua intervenção ao nível da ação social e pelo seu trabalho pertinente na promoção dos valores da solidariedade e cidadania, pelo empenho na responsabilidade social, com vista à melhoria das condições de vida das áreas mais necessitadas da sociedade civil. Pretendemos prestar, igualmente, a justa e merecida homenagem a Fernanda Pack, principal mentora deste projeto, e a Fátima Vicente, coordenadora, por suscitarem o interesse pelo papel dos artistas na sociedade e o reconhecimento do trabalho realizado.

Aproveito para felicitar Cláudia Semedo e Wilson Almeida Silva, apresentadores desta gala solidária, por terem conduzido harmoniosamente o evento de forma elegante, alegre e emotiva.

“Africa is More” é sentir, cheirar, Tocar África, num apelo para que não desistamos de apoiar a comunidade artística que dignifica e dá voz a uma parte do continente africano, sem nunca se esquecer de Portugal, país que continua a criar condições de vida e de trabalho, não só aos premiados, mas a todos nós.

O meu percurso tem-me ensinado a ser solidário, mostrando-me que sou um homem de sorte por aprender a olhar de verdade para o outro e por ter oportunidade de divulgar projetos consagrados e/ou emergentes (não menos importantes) que nos permitem enxergar de perto que há esperança para a humanidade e que apelam, simultaneamente, para a existência da arte, dos artistas, do seu trabalho, garantindo a continuidade daquilo que um povo tem de mais precioso, a sua cultura.

Por isso, almejamos muito sucesso para que possam continuar a atribuir anualmente esta honrosa distinção.

Fora do palco registamos, com natural satisfação, momentos emotivos, de encontro, de boa disposição e até de algum humor à mistura!

Agradecimentos:

 Cisney Gonçalves – fotografia