NATAL 2018|A BOA VIDA PERSEGUE-ME NA CHAMINÉ

Começou já a contagem decrescente para a Noite de Natal! Estamos a poucos dias da grande noite…

Pois é, daqui a uns dias abrem-se as portas para a época de fausto gastronómico onde iremos “desmontar”, com voluptuosidade, fatias douradas, filhoses, azevias, bolo-rei, o belo do bacalhau, o polvo cozido, a deliciosa e suculenta caldeirada de cabrito, o peru assado, entre tantas outras tentações, conforme as tradições de cada família e região. Como acontece todos os anos, a troca de presentes no Natal é inquestionável, uma tradição que devemos aos reis magos, que a devoção popular agraciou e a tradição exalçou no nosso imaginário.

Deixemo-nos, então, enfeitiçar pela magia desta quadra… todos juntos, sem pressas nem compromissos, e com tempo para estar à volta da mesa.

Seja de Tuk, Tuk ou de Trotinete elétrica e apesar do trânsito e de alguns contratempos, “A Boa Vida Persegue-me” chegou da Lapónia a tempo e desceu pela chaminé com sugestões de presentes de Natal.

Veja as nossas propostas e ideias! Valorizamos o handmade, a consciência ambiental, um Natal minimalista, onde o menos é mais e preparamo-nos para aquilo que mais interessa: “o espírito de união familiar, o estar com quem se ama nesta quadra festiva”.

Sou daqueles que privilegia o comércio local e o artesanato. Penso que temos que ser nós a sustentar este nobre trabalho, uma atividade onde encontramos presentes personalizados. Numa sociedade onde a produção em massa reina, encontrar prendas personalizadas tem que ser valorizado.

Do Natal, passando pelo Ano Novo e até ao Dia de Reis, sugiro presentes feitos à mão, prestigiando, simultaneamente, o trabalho dos nossos designers, artistas plásticos, as suas peças de autor, exclusivas e feitas por quem usou tempo e muito amor na execução.

A Importância e a Qualidade do Comércio Local: A Relação Viva entre a População e a sua Terra!

Ao entrar numa loja de comércio local, é inevitável sentirmos a ligação de proximidade que se estabelece entre o comerciante e o cliente. Está mais perto, está atento às nossas necessidades mais específicas e dá vida à terra que escolhemos para viver.

Identifico, cada vez mais, a importância e as vantagens do comércio local e este deve ser considerado como diferenciador pela qualidade do serviço prestado aos clientes, dando-lhes especial deferência, preocupando-se com os detalhes e apostando na sua própria capacidade de inovação, e atualização sobre, não só, as populações residentes, como também, os visitantes.

Mademoiselle Boutique – Moita

A Mademoiselle Boutique é um destes exemplos de comércio local, na vila da Moita, que vale a pena conhecer e visitar neste Natal. O espaço acolhedor, o atendimento simpático e personalizado e a diversidade de marcas de vestuário, malas e calçado que disponibiliza são razões suficientes para passar por lá e fazer algumas compras de Natal para a família, amigos e também para si! Todas as marcas vendidas na Mademoiselle Boutique são nacionais. Aqui tudo é “Made in Nacional” – Compro o Que é Nosso!

Contacto: Mademoiselle Boutique – Moita.

Revelo-vos, também, onde podem encontrar as mais delicadas, únicas e preciosas peças de autor.

Moda

Inspiração, personalidade e design identificam o conceito da loja “The Lisbon Walker”, que une vinhos de produção própria e sapatos concebidos à mão, em couro autêntico, ultra premium. Os sapatos são elegantes, modernos e muito confortáveis.

Artigos ecléticos, de sapatos mais clássicos a boinas e suspensórios mais étnicos, aos ténis mais cool da estação, tem aqui várias opções de presentes para este Natal.

Contacto: The Lisbon Walker.

MARCA SAMISSONE

A marca Samissone, nasceu em 2010, e, desde então, tem procurado afirmar-se no mercado africano e europeu. Uma fusão afro-europeia é a melhor maneira para a definir. Samissone apresenta um vestuário que se adapta a qualquer ocasião, seja para o dia-a-dia ou para circunstâncias especiais, criadas pela fashion designer Teresa Samissone. As peças de cores e padrões africanos podem ser adquiridas online, no site e no Facebook, ou em algumas lojas, em Lisboa.

Bombers coloridos, laços e boinas confecionados com estampa africana são peças de vestuário únicas e um excelente presente.

Contacto: Samissone.

MARCA MOMS AMADE

Moms Amade é uma marca, essencialmente, de artigos e acessórios artesanais, cosmopolitas, produzidos para quem tem um estilo de vida urbano, mas também para estimular hábitos saudáveis. A marca, que valoriza o “handmade”, acredita que as pessoas são movidas por emoções, que a simplicidade é a chave da verdadeira elegância, e sobretudo que a elegância é uma questão de conforto.

Valendo-se de técnicas que reforçam a ligação entre o design e o trabalho feito à mão, o designer Momade Amade transforma “capulanas” em obras de arte.

Contacto: Moms Amade.

SCOTTA 1985 – Portugal

A marca espanhola ainda não muito conhecida em Portugal, tem mais de 90 lojas espalhadas por Espanha. Trata-se de uma marca de roupa para homem e crianças, com um estilo casual, clássico e formal quanto baste. Escolha entre as várias camisas, polos, malhas, calças e calções, produzidas, maioritariamente entre Portugal e Espanha.

Contacto: Scotta 1985 – Portugal.

Vida Prática

Porque não oferecer um artigo em cortiça? A matéria-prima que enche os portugueses de orgulho. É 100% natural, é material sustentável, leve como uma pena, é elástica e resistente à humidade e ao fogo, é impermeável, é extremamente suave ao toque, é confortável, é hipoalergénica, é fácil de limpar, e o seu processamento não implica a produção de muitos resíduos.

Em forma de acessórios de moda, como malas, carteiras, calçado, cintos de cortiça, feitos com arte, há muito para descobrir na Pelcor.

  • Sport Cap
  • Avental
  • Zip Wallet Cork
  • Travel Purse Cork
  • Color Notebook

Contacto: Pelcor.

Casa – Linha Home

O étnico spiritual home da marca Samissone ofereça um bocadinho de mundo para os seus amigos e familiares. Presentes ou pequenos mimos personalizados.

  • Individuais
  • Sacos de Pano
  • Nécessaire
  • Capa para Livros

Contacto: Samissone.

Natal Minimalista com a OBG

Uma loja alternativa, que é a montra de peças sóbrias que falam diretamente com o cliente, sem pormenores intrincados que roubem a atenção, impondo-se ao olhar.

Estilo minimalista, prático, urbano, atemporal e moderno, o tipo de loja que encaixa perfeitamente no estilo de vida da cidade.

A loja “obg – Obrigado, obrigada” é muito particular na sua essência, prima pela diferença, reunindo, num só espaço, uma gama muito vasta de artigos inspirados num mundo natural, cujo foco é a qualidade e o bem-estar.

Encontramos camisas, vestidos, calças, calções, sapatos, sandálias, colares, óculos de bambu, peças de cortiça, louça, roupas de cama, candeeiros, carteiras, cestos, candeeiros, chávenas e copos. Tecnicamente, os artigos são simples e os tecidos lisos, leves e fluidos.

Contacto: Obg Lisboa.

Este Natal junte Arte às suas escolhas. Natal bom é Natal com arte.

Dê um toque de criatividade na hora de encher o sapatinho da família e dos amigos. Que tal oferecer arte? Ilustrações, peças decorativas ou pequenas esculturas. Sugerimos-lhe algumas opções de artistas plásticos para fugir à monotonia dos presentes de sempre.

Xicofran, João Feijó, Márcia Dias, Paul Mathieu, Ivo Mota VeigaCristina Troufa, são os artistas plásticos deste ano.

NESTE NATAL OFEREÇA CULTURA

Este natal ofereça livros aos amigos, à família e a si também!

LIVROS

“A Última Porta Antes da Noite”, de António Lobo Antunes. Prémio Camões.

António Lobo Antunes nasceu em Lisboa, em 1942. Estudou na Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em Psiquiatria. Exerceu, durante vários anos, a profissão de médico psiquiatra. Em 1970 foi mobilizado para o serviço militar. Embarcou para Angola no ano seguinte, tendo regressado em 1973. Em 1979 publicou os seus primeiros livros, Memória de Elefante e Os Cus de Judas, seguindo-se, em 1980, Conhecimento do Inferno.

Em 1980, Lobo Antunes inscreveu-se como militante da APU -Aliança Povo Unido, uma coligação liderada pelo PCP – Partido Comunista Português.

A experiência em Angola marcou fortemente os seus primeiros romances.

Grande parte dos livros de António Lobo Antunes estão relacionados com o processo que se desencadeou entre a passagem do fim do Estado Novo até ao momento da implantação da Democracia em Portugal.

Os seus romances são  marcados por personagens anti-heróis, pessoas  que exercem profissões liberais, oriundas das chamadas “boas famílias”.

António Lobo Antunes, é um dos escritores mais lidos, vendidos e traduzidos em todo o mundo.

“O Filho de Mil Homens”, de Valter Hugo Mãe.

Valter Hugo Mãe é o nome artístico do escritor português Valter Hugo Lemos. 

Nascido em Vila Henrique de Carvalho, em Angola, vive em Portugal desde os dois anos e meio. Além de escritor é editor, artista plástico, apresentador de televisão e cantor. É um dos mais destacados autores portugueses da actualidade. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo uma valorizada hospitalidade em países como o Brasil, a Alemanha, a Espanha, a França ou a Croácia.

Publicou obras como: Homens Imprudentemente Poéticos; A Desumanização; O Filho de Mil Homens; A Máquina de Fazer Espanhóis, O Apocalipse dos Trabalhadores, o Remorso de Baltazar Serapicão.

Em “O Filho de mil homens”, aborda a  história de Crisóstomo que, ao fazer quarenta anos, lida com a tristeza de não ter tido um filho. Do sonho de encontrar uma criança que o prolongue e de outros inesperados encontros, nasce uma família inventada, mas tão pura e fundamental como qualquer outra.

As histórias do Crisóstomo e do Camilo, da Isaura do Antonino e da Matilde mostram que para se ser feliz é preciso aceitar ser o que se pode, nunca deixando contudo de acreditar que é possível estar e ser sempre melhor. As suas vidas ilustram igualmente que o amor, sendo uma pacificação com a nossa natureza, tem o poder de a transformar.

Tocando em temas tão basilares à vida humana como o amor, a paternidade e a família, “O Filho de Mil Homens” exibe, como sempre, a apurada sensibilidade e o esplendor criativo de valter hugo mãe.

OFEREÇA TEMPO E BEM-ESTAR – UM JANTAR!

Nos dias de hoje, nem sempre temos tempo para estar com familiares e amigos. Ainda, quanto aos presentes, já pensou em oferecer tempo bem passado a um amigo ou familiar? É um dos maiores presentes que se pode dar a alguém. É uma prenda original, oferecer o seu tempo para estar com eles. Ofereça 3 ou 4 horas… o tempo de um jantar. Convide um amigo ou familiar para jantar!

Faça um Voucher Gastronómico “Degostar – Um Jantar com Amigos”, embrulhe e ofereça com toda a amizade. Oferecer sensações!

Insisto em dar ao cosmopolitismo do blogue uma gastronomia de conforto, que as sentadas/repastos que postamos, gostam de ostentar.

Para estes momentos de confraternização veja a nossa seleção de restaurantes para diferentes apetites e estados de espírito.

Batata Doce, Clube do Bacalhau, Less da Baixa, Eating Bear, La Risotteria, Casa de Pasto, 31 de Armada, Super Chef, Calcutá, Lumni e Bowls & Bar.

A grandeza das pessoas está nestes pequenos detalhes, mas de grandes efeitos e afetos.

CABAZES DE NATAL DA MERCEARIA DA ALDEIA

Este ano, voltamos a sugerir cabazes de natal/ BOX NATAL com produtos portugueses de qualidade, associados à Mercearia da Aldeia. Escolha a sua caixa e personalize o seu cabaz com os variados produtos disponíveis: Queijo com Pimenta Preta, Queijo de Cabra, Queijo de Ovelha Amanteigado, Charcutaria, Doçaria Nacional, Vinho Herdade dos Coteis, Azeite, Azeitonas Cura Natural, Tremoços em Salmoura, Tostas Artesanais de Pão Alentejano, Embalagem de chá de Goji e duas canecas personalizadas, entre outras iguarias.

Contacto: Mercearia da Aldeia. 

GARRAFAS DE VINHO

As garrafas de vinho são excelentes prendas de Natal para os apreciadores deste “néctar dos deuses”. Além de ser um fantástico presente é também uma excelente solução para ofertas de Natal de recurso, caso receba uma visita inesperada. Veja a nossa seleção capaz de fazer as delícias de qualquer wine lover:

Hibernus Premier Millésime Brut – 2016 – Criado a partir das castas Bical, Maria Gomes, Chardonnay, Arinto e Baga. É um espumante fresco, jovem e aromático.

Medici Ermete Bocciolo Lambrusco Grasparossa – É um Frisante, 100 % Lambrusco Grasparossa dei Colli di Scandiano e Canossa. Coloração púrpura luminosa, bela espuma. Intensamente frutado, com rosas vermelhas, ervas e leve especiado. Doce, com excelente frescor para equilibrar o conjunto, de elegância e prazer.

Tangente Vinho Tinto do Alentejo – De cor ruby com laivos violáceos, apresenta aroma a frutos vermelhos bem maduros, com notas de baunilha, equilibrado e bem integrado com a madeira. Algumas notas de fruta preta doce ou macerada, compota, ameixa e alguma especiaria. Na boca, é aveludado, redondo e macio, rico e guloso. Conjunto muito agradável, intenso, mas equilibrado. Com uma boa estrutura de taninos embora suave e acidez equilibrada.

Vargas – Joaquim Costa Vargas, Vinho Tinto regional Alentejano produzido e engarrafado na propriedade. Elaborado a partir de uvas provenientes das vinhas da herdade, vindimadas à mão no seu ponto ótimo de maturação. Vinificado e engarrafado na adega da herdade este vinho combina as mais modernas técnicas com os mais ancestrais saberes da região.

Pata Choca – Um vinho da região de Lisboa, premiado com medalha de Ouro, no Concurso Vinalies Internationales – Paris 2018, e medalha de Prata, no Concurso Vinhos de Lisboa 2018, CVR, para beber a qualquer hora, em qualquer ocasião, nas 4 estações do ano e para acompanhar qualquer tipo de prato. Bom porte cromático, aroma repleto de fruta de qualidade, bagas pretas e azuis, floral, café e tostados bem sugestivos.

Vinho Imbondeiro Reserva 2010 (Tinto) Regional Alentejano – Cor delicada de tonalidade avermelhada e nariz a mostrar suaves notas resinosas que ofuscam a fruta madura, na boca é um vinho fácil, com um corpo delgado e um paladar timidamente marcado pela fruta, o final é curto de comprimento e de persistência.

Contacto: Bruno Gomes, Adega Mor, The Lisbon Walker.

Ho, Ho, Ho… Então, Bom Natal!

Crédito Fotográfico: Miguel André Silva e João Cercas.

Agradecimento: TURISPOT, BOWLS & BAR.