“O LESS” DA BAIXA POMBALINA!

O LESS DA BAIXA POMBALINA É UMA BELEZA À PARTE!

Lisboa, a urbe que guarda, na ponta da língua, a singularidade da luz que cativa e encanta. De semblante fresco e luzidio é infindavelmente nova, reinventando-se constantemente, sem perder as suas particularidades e a sua verdadeira identidade. Está cada vez mais “cool”, “trendy” e promete não ficar atrás de outras capitais europeias. Apesar de alguns residentes e comerciantes dos bairros mais típicos, serem invitados a pagar rendas avultadas, afastando muitos deles para fora de Lisboa, ou a fechar comércios centenários, e da moda do alojamento local se apossar de todas as esquinas, há uma Lisboa que renasce a cada dia, cada vez mais bonita e vibrante. Há sempre alguma coisa a acontecer, há sempre um novo spot apetecível, um novo espaço aprazível a abrir, pronto para ser descoberto e visitado pelos locais e recomendado a turistas ávidos de bom vinho, boa comida e ansiosos por explorar um rol de experiências divertidas. Mas esta “Lisboa Menina & Moça – Super Cool”, conjuga a arte de bem receber, com bons restaurantes e espaços agradáveis, de portas abertas à simbiose entre a gastronomia, o vinho, o fado e a arte, num encontro irrepreensível entre a tradição e a modernidade.

Fortemente estimulada pelo crescimento do turismo, pela retoma económica e pela alteração de hábitos de consumo, a cidade tem assistido ao aparecimento de novas propostas de regeneração.

O cidadão, ávido de curiosidade, também segue essa linha e está a trazer nova vida a esta zona.

Este foi o mote que impulsionou a rua dos Fanqueiros, um centro comercial a céu aberto, a reinventar-se também.

Este foi o momento certo para o Chef Miguel Castro e Silva, ser audacioso o suficiente, para abrir portas a um novo conceito e transformar o antigo café obsoleto, situado no topo, dos Armazéns da Pollux, a precisar de mudanças profundas, num aprazível rooftop, o “Less da Baixa Pombalina”.

Localizado no 8.º piso, do número n.º 276, da rua dos Fanqueiros, em Lisboa, permite desfrutar de uma vista panorâmica, sobre a cidade e avistar os telhados típicos de inspiração pombalina, o elevador de Santa Justa, as ruínas do Carmo, o Rossio, o Arco da Rua Augusta. A tardoz fica o Castelo de São Jorge, ao redor a Baixa, ao longe as Amoreiras e ainda se espreita o Tejo.

O “Less da Baixa”, tem o ADN do restaurante “Less da Galeria Embaixada”, no Príncipe Real, mantendo algumas das iguarias inspiradas no cardápio do Less da Embaixada como os Tártaros & Risotos, entre grelhados e outras novidades.

Pensado de modo a não enfadar a envolvência, não destoando da zona onde se insere, e com a renovação total, ganhou dois espaços cosmopolitas, onde coexiste a empatia perfeita entre as bebidas e a explosão de paladares com assinatura do Chef Miguel Castro e Silva. O espaço estende-se pela cobertura do edifício, a área ao ar livre, ostenta um terraço-miradouro que se destaca pela sobriedade, pela luz desafogada e pela vista privilegiada, que permite efeitos visuais que prendem a atenção de quem por ali “estaciona”. Quanto à outra área, exibe no interior, um espaço acolhedor, amplo, elegante e tranquilo, podendo usufruir de um atendimento cordial.

Ambos os espaços interpenetram-se harmoniosamente o que lhes confere sobriedade e distinção. Encanta pela ótima comida, pelo atendimento e pela vista ímpar.

Este é o cartão-de-visita do “Less da Baixa Pombalina”.

Percebe-se, de imediato, que quem projetou este spot sabia muito bem o que estava a fazer. Soube decorar, sabe receber e preparar tentadores menus/cardápios.

Aqui, os ambientes convidam à serenidade, procurando equilíbrio visual e espiritual através do contacto com as particularidades escolhidas e da harmonia de cores, como forma a tornar este espaço num refúgio, relativamente afastado do bulício da cidade.

A decoração é moderna e simples, com tons terra que contrastam com o tom neutro das paredes e a frescura das plantas. Um pequeno apontamento que traz a natureza para dentro deste spot. O equilíbrio é conseguido pela simetria na disposição dos móveis e outros pormenores, que nos proporciona uma sensação visual agradável.

A coletânea de referências é complementada por livros, jarras, ramos, candeeiros, e algumas referências étnicas criam uma rara combinação de leveza e simplicidade. Um conjunto de sofás e cadeirões confortáveis completam o espaço destinado a tomar um aperitivo, um café, um drink ou uma refeição qualquer.

Tudo denota cuidado com detalhes e a intensão de promover a sensação de nos sentirmos em casa.

Com o decorrer do dia a paisagem vai-se modificando, cada hora tem o seu encanto e beleza. Durante o dia, a luz inunda a vista, toda ela povoada por telhados. Com a chegada do lusco-fusco, os candeeiros acendem-se aos poucos e as luzes da cidade mudam o cenário por completo. E quando a noite cai apresenta uma paleta de cores inspiradora, num cenário para adultos!

A vista transforma-se, refletindo as luzes da cidade, um quadro soberbo que nos deixa rendidos e que nos faz almejar um regresso.

Mas o melhor de tudo é ir com tempo e desfrutar da tranquilidade, da qualidade do serviço e entregar-se nas mãos do Chef Miguel Castro e Silva, que nos oferece tesouros da gastronomia de bandeja.

 A cozinha, aberta de manhã e até ao pôr-do-sol, de segunda-feira a quarta-feira, entre as 10h00 e as 20h00 e de quinta-feira a sábado das 10h00 às 24h00, está sempre pronta para encher as mesas de pratos e pratinhos com ótimas lambarices para desmontar. Mas também há opções para quem gosta de refeições “a sério”.

O ESQUADRÃO DO “LESS DA BAIXA POMBALINA”.

Mas nem só de gastronomia é feita a fama de Less. Uma de suas marcas é a confiança depositada no “Esquadrão Less da Baixa Pombalina”, os empregados. Com apenas 3 meses de casa, o proprietário já se pode orgulhar de alguns colaboradores, como o François Costa, responsável pela cozinha, a Leila, o Sudip, a Natali Chamusca, responsável pela sala de refeições, o Miguel Rato e o Daniel Ferreira.

O mundo está cheio de equipas e duplas de sucesso. Também aqui, o Miguel Castro & Silva & o François Costa são aquilo que se pode chamar de uma dupla de sucesso.

Na cozinha François revelou-se um bom cozinheiro, simpático e autêntico. Na sala de refeições a Natali, o Miguel & o Daniel, uma equipa de sucesso, são anfitriões de mão cheia, atenciosos, joviais e simpáticos.

O Chef Miguel pode estar descansado, conseguiu um excelente “Esquadrão” que na sua ausência continua a reinar na sala e nos tachos o cuidado, o rigor e o bem-servir.

SECA PINGAS

O menu de bar, com um enfoque especial para os Gins, Sangrias, a bebida aromatizada à base de vinho, com todas as suas variações, é confecionada com vinho do porto, ou espumante, ou, ainda com vinho branco/tinto, alguns clássicos, como Caipirinha, Daiquiri, Mojito, ou Cocktails feitos a base de vinho do porto, como o Rosemary, disponibiliza, também, uma carta de vinhos, onde se destaca o “Viosinho”, um vinho produzido pelo Chef Miguel Castro e Silva, em parceria com outros produtores, para degustar e relaxar.

A responsável pelos “drinks” é a Chefe de Sala Natali Chamusca que entre copos com gelo, garrafas de bebidas, e ingredientes inesperados como molho inglês, tabasco, pimenta e sumo tomate, explica os cocktails disponíveis na carta para bebericar.

Seduzidos pela cor e frescura dos copos, pudemos piscar os olhos àquelas bebidas apetitosas e saciarmo-nos, secando tudo aquilo que pinga no copo e pode ser saboreado a qualquer hora do dia.

ENTRE TACHOS ENFEITIÇANTES!

Nascido em França, filho de mãe francesa e pai espanhol, o Chef François Costa, o responsável pela cozinha do Less da Baixa, sempre viveu neste meio. Cedo percebeu a sua vocação, o pai viajava muito pelo mundo e quando regressava cozinhava para a família as iguarias que trazia de outros países, o que acabou por ter grande influência na vida de François. De sorriso largo, é fácil arrancar-lhe um sorriso e algumas confissões contadas em tom de brincadeira. Com uma cozinha para cuidar de segunda a sábado, encontramo-lo no Less rodeado da sua equipa de trabalho, sempre bem-disposto. Sente a responsabilidade do seu trabalho e, por isso, fá-lo com profissionalismo e dedicação.

François Costa é o cozinheiro residente responsável pelo bom funcionamento da cozinha, assegurando a confeção dos alimentos da melhor forma possível, garantindo o compromisso com a qualidade, bem como o melhor desempenho possível da sua equipa, motivando-os.

Entre tachos enfeitiçantes, “mete a mão na massa” com inovação e criatividade de forma a proporcionar aos clientes combinações de sabores que lhes transmitam experiências memoráveis.

Provei e aprovei todos os pratos, feitos com muito sabor e capazes de saciar até os paladares mais exigentes!

A BOA ENERGIA COMEÇA NO PRATO

 O restaurante “Less da Baixa Pombalina” nasce em 2017 fruto da eterna paixão por comida do proprietário Chef, Miguel Castro & Silva. Nele encontramos uma cozinha à base de marinados, de tártaros e risotos. Uma lista de pratos à carta, inspirados no cardápio do Less da Embaixada, com algumas novidades da responsabilidade do chef Miguel Castro & Silva.

 A EMENTA

A ementa propõe “pecados originais” para desmontar sem tréguas:

No topo das sugestões uma seleção de queijos e presunto de parma, a saber: Tábua de Queijos com Compota de Abóbora, Tábua Mista de Queijo, Presunto & Pancetta, Tábua de Presunto de Parma & Pancetta com Figo Confitado. Em alternativa Carpaccio de Novilho Clássico, ou Gaspacho Alentejano, compõem outra rica iguaria para desmontar.

Nas entradas, o conceito envolve a degustação de “Tártaros”, apresentando diversas opções para desmontar: Tártaro de Salmão com Toranja e Endivia, Tártaro de Corvina & Abacate com Leite de Açafora, Tártaro de Bacalhau cura Portuguesa com Espuma de Coentros e Tártaro de Atum & Cebolete com Salada Japonesa.

Mas nem só de Tártaros vive o espaço, há também que passar pelas brasas. A tocar nas grelhas há umas saborosas Lulas Grelhadas com Molho de Manteiga, Alho & Limão ou Atum Grelhado, Azeite, Orégãos e Vinagre Balsâmico que tornam a ementa ainda mais apetecível.

Para surpreender os comensais mais exigentes oferecem-se iguarias como o tenro Lombo Baixo da Vazia Maturada com Pimento da Terra grelhado, Fígado de Vitela Maronesa, Batata Salteada com Cebola & Manjerona, Risotto de Tomate Seco e Amêndoa Torrada com Bacalhau Fumado, ou ainda, Corvina & Camarão com Fregola di Sarda Provençal.

O Less complementa a sua oferta com uma diversidade de opções mais leves, que não deixam de ser, igualmente, irresistíveis tentações, como as saladas compostas apetitosas, ou o Hambúrguer no Pão com Batata Chips, Tomate & Mozarella, Cogumelos, Cebola & Porto.

Nas sobremesas, brilham a Marquise de Chocolate com Laranja em Calda e Sorvete, a Sopa de Frutos Vermelhos e Pera, Gelados & Sorvetes, Leite-creme Queimado, Tiramisu, Croissants, Trançe Maçã ou Patéis de Nata de Chocolate ou de Maçã.

SEM MEDO DE SER FELIZ!

 O almoço foi realizado em 4 tempos: aperitivo, entrada, refeição principal e a sobremesa.

Começamos por um aperitivo no bar junto à zona interior de refeições, o ambiente não podia ser melhor: música ambiente, luminosidade certa e as cores, em tons de castanho, bege e verde, contagiam-nos de imediato com uma vaga de tranquilidade. Seguimos para o exterior, abrindo-se e estendendo-se para nós um convidativo terraço, para apreciar a vista demoradamente e languidamente, desfrutar das cores e da luz da cidade, e só depois, aceitamos o irrecusável convite do Chef Miguel, sentamo-nos no exterior do restaurante onde almoçamos.

Desfrutando de uma boa “sentada”, não se deu mais atenção à vista do que a comida. Era chegada a “hora de atacar”: o puro prazer de desmontar as sugestões do chef.

Gota a gota, pingaram para o copo pequenos sorvos, para bebericar, deleitar e secar, grão a grão caíram no prato iguarias supimpas para saborear, abater avidamente e desmontar tudo pausadamente.

Reservados “ao que houver” (couvert), entre uma mão cheia de simpáticas palavras, iniciamos a refeição com um bastante simples onde figuram pãozinho e manteiga aromatizada com tomate seco e manjericão.

Os pratos começaram a chegar à mesa, como se de um menu de degustação se tratasse. São receitas criadas pelo Chef Miguel Castro e Silva, com a colaboração do responsável da cozinha François Costa. Demonstram que na “cozinha reina a liberdade”, cada cozinheiro deve fazer o que quer, ter autonomia na busca, recorrer não só a sabores, mas também, a escolha variada de ingredientes saborosos e coloridos. Mesclam iguarias, texturas, combinações improváveis e díspares. Esta plena liberdade praticada na cozinha do Less é feita para abrir o apetite, estimular a visão e aguçar o palato. O resultado final é absolutamente fantástico!

De entrada provou-se, “Tábua de Queijos, com compota de Abóbora”. Esta tábua com toque especial do doce de abóbora conjuga com os queijos de ovelha amanteigado, de ovelha curado e de ovelha da ilha.

Devem ser provados sem remorsos. Ajudam-nos a preparar o estômago para picar a “Tábua de Presunto de Parma & Pancetta com Figo Confitado”. Aliado a este fantástico presunto italiano de sabores e aromas únicos, o figo confitado, “comme il faut” a criar uma combinação para convencer os palatos mais lambareiros e baralhar as papilas gustativas, dispensava qualquer outro ingrediente.

A acompanhar, uma fantástica Salada de Bacon Crocante, Croutons & Parmesão, regada com um molho à base de limão, alcaparras, molho inglês, maionese, alho e parmesão.

Seguiu-se o Tártaro de Corvina & Abacate Com Leite de Açafroa a mostrar um ótimo porte de qualidade e sabor. Foi usada uma boa peça de corvina crua, no seu estado mais natural possível, cortada em pedaços com abacate, leite de açafroa a completar um namoro provável. Porém, com outros participantes como cebola roxa, rebentos de rabanetes, cebolinho, salsa e azeite, lima/limão e caldo de peixe combinados no ponto certo, para acicatar o gosto. O segredo é equilibrar os sabores e agradar o palato.

Tivemos dificuldade, também, em resistir ao Tátaro de Bacalhau Cura Portuguesa, com Espuma de Coentros. Envolvendo, na hora, o bacalhau cortado aos cubos, com o azeite, cebola roxa, tomate cereja, coentros, e espuma de coentros, feita com natas e coentros escaldados, é suave, fresco, saboroso e praticamente não se sente na boca. O segredo desta delícia está na forma como se cruzam os ingredientes em camadas saborosas.

Os Tártaros deram início à “sentada” à mesa, comprovando os sabores de um verdadeiro tártaro que conquistou o palato à primeira vista. Leve, saboroso, ideal para abrir o apetite e estender o tempo da “sentada/repasto”.

Valha-me Nossa Senhora da Gula Insaciável!

O sabor do prato seguinte, um Risotto de Tomate Seco e Amêndoa Torrada com Bacalhau Fumado, cremoso, nem demasiado ensopado, nem demasiado seco, e cozinhado no ponto certo, veio confirmar as suspeitas sugestionadas pelo seu aspeto e selar a qualidade.  

A verdade é que não consegui evitar a gula e desmontar, sem pestanejar, este Risotto de Bacalhau Fumado, feito com um caldo à base de frango, legumes, queijo parmesão, cebola, vinho branco e amêndoa. Um elemento improvável que dá uma nota excelente ao prato, com o arroz cozinhado no ponto certo. Estava uma verdadeira delícia. O paladar revelou os segredos do toque de mestre. Recomendo!

Por fim, o “Lombo baixo da vazia Maturada”. É coberto por um molho feito à base de pimenta da terra, azeite, coentros e picante a gosto. Sedutora, suculenta, saborosa e irresistivelmente, a revelar o bom domínio da grelha e a qualidade da carne maturada durante 30 dias, para meu gáudio.

 A maturação é um processo natural de desidratação da carne, em condições de temperatura controlada, com o objetivo de tornar a carne mais macia, mais tenra e aromática. Talvez por isso, tenha devorado avidamente o lombo, o que contraria o meu persistente recato e discrição. As motivações que provocaram a forma como desmontei este prato, estão intimamente ligados ao processo natural que melhorou o sabor, deixando-a mais suculenta e com um aroma mais acentuado, além de absolutamente macia.

Valha-me Nossa Senhora das Calorias, sucumbi aos prazeres da carne!

 A vista convincente desculparia qualquer falha, mas na verdade a vista não estava lá para encobrir qualquer mau paladar, muito pelo contrário. Tudo o que nasce da criatividade do Miguel Castro e Silva é tão delicioso como o cheiro de agrado que se faz sentir quando os comensais estão a vivenciar um bom momento. Em cada prato somos presentados com iguarias e mesclas enfeitiçantes!

Tudo o que foi servido estava delicioso. Alguns pratos foram mesmo memoráveis, como foi o caso dos Tártaros e do Lombo Baixo da Vazia Maturada, com Pimenta da Terra.

Resumindo, uma sentada absolutamente soberba. “Uma Sentada Pantagruélica”.

O convívio entre os comensais fluía e nem me apercebi que já estávamos em período de compensação. Era chegada a hora de assaltar as sobremesas.

VENDAVAL DE DESEJOS

Um vendaval de desejos que antecedia a sobremesa, ainda desperto e por saciar, espreitou as opções disponíveis no cardápio para adoçar o bico. E o que olhos viram provocou uma certa água na boca e alguma ansiedade no estômago.

A primeira escolha a ser desmontada foi um Tiramisu, uma tradicional sobremesa italiana, preparada com ingredientes simples como biscoito la reine caseiro, café expresso, licor amaretto, creme mascarpone e ovos. Ainda consigo fechar os olhos e vislumbrar tudo na memória as camadas de biscoito la reine embebidas em café e cobertas pelo creme mascarpone. O aroma, o sabor e a textura nos lábios, são indescritíveis! Devorei com apetite, como se fosse um “guloso glutão”. Foi uma tacada de mestre. Sem mentir e sem exagerar, mas foi o melhor “tiramisu” que eu comi até hoje.

A não depreciar, a seguir, foi servida uma Sopa de Frutos Vermelhos, que alcançou quase a perfeição com a mescla de ingredientes combinados na proporção certa. Era possível sentir o sabor dos frutos vermelhos, da pera bêbada, em vinho tinto e do gelado de creme de mascarpone. Quando levei a primeira colher à boca, fechei os olhos e deleitei-me.… dei-me conta que nunca tinha provado esta mescla de ingredientes que compuseram tão deleitável sobremesa.

Foram estas as escolhas que serviram para fechar o almoço com chave de ouro e permitiram uma volta feliz e tranquila para casa.

MIGUEL CASTRO & SILVA O CHEF PROPRIETÁRIO

Miguel Castro & Silva, o Chef que quase dispensa apresentações. Nasceu no Porto e desde muito cedo se dedicou à música, a par de uma vocação pela cozinha portuguesa. A gastronomia e os vinhos sempre andaram de mãos dadas e são uma grande paixão na sua vida, que o levou a cozinhar muitas vezes para os amigos e a criar jantares vínicos. Talvez por isto tenha apostado na área da restauração.

Abriu vários espaços de restauração, alguns geridos por ele, como o Corner no Mercado da Ribeira, o Less na Embaixada e o rooftop na Pollux e outros em parceria, como a cafetaria da Gulbenkian, o Lumni e um em Gaia, que é uma parceira com a Porto Cruz.

O Chef Miguel é responsável por todo o conceito gastronómico do “Less”. Com uma vasta experiência como chef de cozinha, e cerca de 3 anos aos comando do Less da Embaixada, assina o conceito e a cozinha dos seus espaços. A trajetória do chefe anfitrião reflete-se naturalmente no conceito dos seus spots.

O seu espirito cordial faz com que receba os clientes e amigos de forma gentil e informal.

TOQUE DE BACO DO CHEF

O seu espírito empreendedor e criativo demonstra um notório interesse pelo sentido do gosto, dedicando-se ao culto da gastronomia, aplicando os seus conhecimentos à descoberta das harmonias perfeitas entre o vinho e a comida.

Talvez, movido por isso, teve a oportunidade de dar início ao projeto vitivinícola, de onde saiu o vinho Viosinho.

O resultado é uma combinação de temperos e sabores que garantem uma incrível experiência gastronómica.

Deixo aqui alguns motivos para querer viajar até ao Less da Baixa Pombalina.

Aqui podemos desmontar um pequeno-almoço/matar o bicho, almoçar, lanchar e jantar. Depois de nos oferecermos tudo a que temos direito, é tempo de relaxar e apreciar a vista.

O Restaurante LESS é uma ótima opção para aquele dia em que desejamos um prato diferente. É um spot ideal para ler, trabalhar com o portátil ou simplesmente para estar, enquanto tiramos prazer de uma refeição.

Créditos Fotográficos

Miguel Pais da Silva