Homem de Vida Contemporânea | Não dispensa cuidados de verão

Está aí o verão. Apesar de estar a fazer-se difícil, com temperaturas um pouco traiçoeiras, convida-nos a esquecer temporariamente o trabalho e a não carregar o stress às costas. É tempo de recarregar energias. É tempo de férias, tempo bom para ser feliz, para nos bronzearmos sem exageros, tempo de muitas atividades sociais, de ficarmos mais bem-humorados e cheios de boas vibes.  Com os dias longos e ensolarados, as brisas matinais e as noites amenas, é bom viver o verão com todo o calor, toda a frescura, cor e claro…muito sabor. Não há nada melhor do que reunir família e os amigos à volta da mesa e ir desmontando/degustando sentadas/repastos suculentas e distendidas.

É tempo de celebrações, de praia, de churrascos ao ar livre, enfim, de muita diversão e muitos convívios. Matamos o stress acumulado e experimentamos momentos felizes: bebemos, comemos, conversamos, dançamos e fazemos a festa. É a estação que acalma, relaxa e deixa respirar qualquer cidadão, entre espaços livres, amigos verdadeiros, e muitos bons momentos que tornam a vida tão mais feliz.

O verão compara-se a uma daquelas fases boas da vida de qualquer cidadão com “bom trabalho, bom salário, saúde da boa, vida sentimental estável, euros no bolso, vida social cool e ativa, entre outras coisas boas”. Tudo serve de pretexto para nos refrescarmos e saborear díspares diversões e eventos, dos mais populares aos mais cosmopolitas. A variedade é grande. Atreva-se e experimente as que puder.

Os dias de Out Jazz, aos domingos à tarde, em Lisboa, criam a diversão e festa na rua, tudo convida a sair de casa e desfrutar do estilo de vida ao ar livre: Mesa composta com as iguarias e bebidas certas. Saúde, bem-estar, & beleza em sintonia, personal stylist a surpreender com uma gama de produtos para os meus pelos faciais.

Tudo se liga, tudo se encaixa… tudo está em harmonia, como se de um final de novela se tratasse. É tão fácil ser-se feliz e grato com os pequenos gestos!

Sabemos que esta estação mais quente, é mais do que natural que os pelos faciais se ressintam um pouco dos excessos: excesso de sol, de sal, de cloro e até de vento! Acabamos por expor mais os nossos pelos faciais às agressões ambientais e, acabam por ficar desidratados, baços e quebradiços. Como remediar a situação?

O que fazer com os pelos faciais no verão? Rapar, aparar muito rente ou manter? Não há dúvida de que os dias mais quentes podem causar alguns transtornos ao acessório facial preferido do homem de vida contemporânea. Como tal requer alguns cuidados para que recuperem e fiquem saudáveis, brilhantes e macios, prontos para as outras estações do ano.

Com o verão a marcar presença e a mostrar tudo que tem de bom e de mau, os cuidados com o corpo devem ser redobrados, principalmente com a pele, o cabelo (para quem tem) e, por que não, com os pelos faciais. Tudo para manter o bem-estar, o ar aprazível, bem cuidado e muita “banga” (expressão usada na minha terra natal que significa estilo)!

Apesar de muito reclamar para que eu rapasse a barba, a personal stylist, do “Blogue A Boa Vida Persegue-me”, entre a dúvida do que é certo e errado no que toca ao uso da barba em dias quentes, bastou refletir nos aspetos nocivos para rápido mudar de opinião e chegar à conclusão que a incidência de raios solares pode ser bastante prejudicial à nossa pele. Por outro lado, as vantagens de usar barba no verão, vai muito além do estilo. Afinal, pode ser uma opção que oferece muitos benefícios.

Os pelos faciais melhoram a saúde do homem barbudo, sobretudo pela proteção que proporcionam à pele relativamente a “assaltos” como os raios UV, ao pó, à desidratação, para além da particularidade de evitarem o aparecimento de microrganismos causadores de doenças como a rinite, asma, entre outras. Ajudam ainda a manter a pele mais jovem, e por que não à versatilidade do estilo do homem moderno, de acordo com a sua personalidade, clima e moda?

Felizmente, que este rapaz, com alta pinta de jingão, é barbudo e pode beneficiar nesse sentido.

Patrícia Ervedoso Pinto, a Personal Stylist do Blog “A Boa Vida Persegue-me”, surpreendeu-me com a oferta de alguns produtos da Dr. Barbas para cuidar dos meus pelos faciais, crespos e, talvez por isso, por vezes secos, especialmente no verão.

Com toda a exposição a agressões externas, a nossa pele e os nossos pelos faciais, pedem uma atenção especial, senão, corremos o risco de terminar o verão com alguns estragos. E não queremos que isso aconteça, pois não? Não deixemos que o verão estrague o acessório que cuidamos com afinco durante as outras estações do ano. Queremos a pele e a barba hidratada, cuidada e saudável.

Dr. BARBAS, PRODUTOS NATURAIS PARA BARBUDOS

A stylist de vida contemporânea que passava os dias & as noites a pedir-me para tirar o meu acessório facial preferido: “a barba”, rendida à vasta gama de produtos para cuidar da barba e bigode, presenteou-me com produtos naturais, de qualidade superior, associados a um serviço de excelência da Dr. Barbas.

Mas afinal, quem é a Dr. Barbas?

É uma gama completa de produtos, cosméticos para a barba, 100% natural e de fabrico artesanal, produzidos em Portugal, registados no Infarmed e no Portal Europeu nacional. Os shampoos e os óleos para amaciar, cuidar e hidratar a barba e a pele do rosto, são vegan.

Baseados no dia-a-dia do homem barbudo de vida contemporânea, decidiram criar uma linha de produtos para cuidar da barba diariamente. Lançaram também uma linha sem adição de aromas para usar em complemento ou numa higienização mais simples, como por exemplo lavar a barba antes de se deitar.

Inspirados nos cognomes dos reis de Portugal criaram:

Shampoo para a barba

Indicado para todos os tipos de pele e pelo facial, limpa suavemente e a sua textura suaviza profundamente. Aconselha-se que use o shampoo diariamente, para manter a barba limpa e fresca.

Após lavagem deixe a sua barba secar, e assim que estiver bem seca, aplique o bálsamo nas mãos e espalhe por toda a barba, massageando bem, com movimentos circulares.

Bálsamo para a barba

Após a aplicação, o produto com propriedades hidrantes, fica a atuar nos pelos faciais, hidratando.

Por outro lado, o bálsamo, um produto com forte fixação, é ideal para dar a forma pretendida à barba. Controla os pelos faciais mais rebeldes. Apesar das propriedades hidratantes, aconselha-se a usar de seguida um dos óleos para que a pele possa usufruir, também, de um certo brilho. Deixando-a hidratada, brilhante e macia.

Óleos

Os óleos proporcionam luminosidade radiante e hidratação e podem ser uma boa opção para que a pele retenha água, além de ajudarem no alinhamento e aumentar o brilho natural dos pelos faciais, evitando que fiquem baços. Os óleos para a barba proporcionam aos pelos faciais e à pele uma absorção gradual ao longo do dia. Hidratam a barba e a pele do rosto, sem os deixar gordurosos. Aplicado diariamente depois do bálsamo, vai dar o toque final, que aumenta totalmente o estilo pessoal de cada homem barbudo de vida moderna.

Sabão liquido

Para quem gosta de usar produtos todos da mesma linha sem alterações de aroma, o sabão líquido Dr. Barbas é indicado para lavagem de corpo com a mesma linha/aroma do shampoo de barba. Adequado ao uso diário, cumpre todas as características de qualidade dos restantes produtos da marca e é vegan.

OS AROMAS

O Casto

Produtos neutros, sem adição de aromas, tal como a pureza/castidade do Rei D. Henrique. Cognome atribuído por não poder casar devido a ser Cardeal.

O Venturoso

Foi no reinado de D. Manuel I que descobrimos o caminho marítimo para a India e o Brasil, locais de calor. Cognome, ganho por se considerar que foi um Rei com muita sorte em vários aspetos.

O Bravo e o Conquistador

O Bravo, produtos com o aroma repleto de personalidade e coragem, como o Rei D. Afonso IV. Cognome ganho por ser um comandante militar corajoso perante dificuldades.

E

O Conquistador, aroma afrodisíaco, apropriado à conquista, em homenagem a D. Afonso Henriques. Cognome concedido ao 1º Rei de Portugal pelas suas numerosas conquistas.

São ideais para mimar os pelos faciais.

Além dos produtos, a Dr. Barbas faz também consultoria de imagem.

MANTENHA O ROSTO SEMPRE LIMPO COM OS PRODUTOS DA Dr. BARBAS

Há homens que pensam que usar barba no verão aumenta a sensação de calor, mas isso não é totalmente verdade. Em certos casos até pode ser o contrário. É certo que no verão transpiramos mais. É um processo natural chamado termorregulação para ajustar o corpo às temperaturas do ambiente por forma a eliminar o excesso de calor e equilibrar a nossa temperatura. Os pelos faciais ajudam a dispersar e evaporar melhor a transpiração que sai do rosto do homem barbudo.

Manter a boa aparência dos pelos faciais no verão não custa nada! Não é necessário aparar a barba rente, é mais uma questão de gosto pessoal. O importante é limpá-los, diariamente e depois de transpirar, se possível, para ficarem sempre limpos utilizando produtos específicos: shampoos e produtos hidratantes- que não “atacam” os pelos faciais deixando-os limpos e hidratados. 

HIGIENIZAÇÃO DIÁRIA DOS PELOS FACIAIS

Lavar a barba diariamente

No verão a regra número 1 é higienizar lavando o rosto com mais frequência usando shampoo específico para os pelos faciais.

Não use o gel de duche ou sabonete convencionais para lavar os pelos faciais, pois eles, geralmente, contêm agentes químicos que podem prejudicar a melhor barba do mundo, removendo a hidratação natural da pele.

HIDRATAR

Também é importante hidratar-se com frequência, bebendo água. A ingestão de água é extremamente necessária para o nosso corpo/organismo, para conservar a temperatura interna equilibrada. Quanto mais hidratado você estiver, mais eficiente será este processo.

Use produtos hidratantes

Após a limpeza devemos utilizar produtos pós barba. Como estamos no verão, eu escolhi um produto 100 % natural, artesanal, vegan e produzido em Portugal: o Venturoso da Dr. Barbas, com aroma a eucalipto e menta.

Em breve farei um post sobre produtos específicos para barba para usar no outono/inverno.

OS PRODUTOS

Os óleos têm propriedades que ajudam a controlar a oleosidade da pele. São ideais para os dias de calor porque criam uma certa proteção em torno dos pelos, evitando que eles ressequem com a evaporação excessiva e rápida da transpiração.

O bálsamo, de textura mais leve, contém ingredientes que hidratam, alinham e refrescam, sem prejudicar os pelos faciais. Pode ser usado com frequência e a qualquer hora do dia, já que não tem conservantes sintéticos na sua composição.

O PENTE A ARMA SECRETA DO HOMEM BARBUDO!

Discreto e poderoso, o pente é a nossa arma secreta para impressionar em qualquer situação. Manter a barba penteada sempre causa uma boa impressão. Por isso tenha sempre um pente a mão. Além disso, o pente ajuda a deixar os pelos faciais mais abertos, possibilitando uma maior circulação do ar e aumenta a sensação de frescura. Além disso, enquanto penteia não anda a mexer nos fios faciais com os dedos.

KIT DE VIAGEM – Sugestão de Oferta

Levar os artigos de sobrevivência masculina para as férias ou para o ginásio é de extrema importância para o homem barbudo de vida contemporânea. O Mini Kit Barba & Corpo da Dr. Barbas vai comigo para todo o lado! Para o ginásio, férias ou para escapadinhas de fim-de-semana.

Porquê? Porque as embalagens dos produtos são mais pequenas e estão acondicionadas num saco fácil de transportar.

Gesto ambiental |Sem Sacos de Plástico

Numa altura em que se fala tanto do impacto ambiental dos sacos plásticos e do consumo excessivo deste produto, a Dr. Barbas tem a solução perfeita e amiga do ambiente. Saco em algodão natural, para ter os seus produtos bem-acondicionados e com muito estilo!

Não se esqueça de incluir o saco na sua encomenda!  Ideal para transportar os produtos para o ginásio, em viagem, ou como “embrulho” perfeito para as suas ofertas.

Sinta-se à vontade para apreciar a Dr. Barbas  & consultar no Blog: Consultoria de Imagem

Créditos: Pedro Bonnet – fotógrafo & webdesigner

Agradecimentos: Os Chapeleiros, Optica Milheiro,  Scotch and Soda & Casa das Flores Silvia.

Venda online & nas barbearias com parceria.