CATOS & SUCULENTAS | BELEZA E BEM-ESTAR EM CANECAS

“Natureza dentro de casa”

Nos dias de hoje, muito se tem escrito sobre a sustentabilidade e muito se fala do consumo consciente e dos produtos disponíveis no mercado que não agridem a natureza. Percebe-se também que a vontade das pessoas em estar próximas da natureza e de promoverem atitudes mais sustentáveis tem aumentado, cada vez mais! E, porque sempre convivi com a natureza, mesmo dentro de casa, gostaria de alargar e incentivar ainda mais este sentimento.

Estar próximo da natureza pode ser associado, por exemplo, ao campismo, a caminhar em parques, a ter terrenos amplos ou pátios onde cultivar pequenas hortas e/ou plantas. A verdade, porém, é que até num apartamento é possível levar um pouco da natureza para dentro de casa e criar mais harmonia com um espaço verde.

 As plantas em casa podem trazer muitos benefícios. Para além de cor, leveza, equilíbrio, podem-nos transmitir a sensação de bem-estar, purificam o ar e são um elemento decorativo bastante apreciado. Em troca, esse bocadinho de natureza pede-nos que cuidemos dele e lhe dediquemos uma certa atenção. É essencial para que estas plantas se desenvolvam e retribuam com beleza, tranquilidade e vivacidade.

Trazer o verde para casa, traz conforto e também uma aprazível sensação térmica. Um ambiente ideal para relaxar, ler um bom livro ou estar entre amigos ou família.

Sempre fui habituado a ver uma casa com plantas, a minha progenitora era apaixonada por flores e plantas. Talvez por isso eu goste de ver uma casa com “verdes”. Um gosto que me acompanha desde a minha infância. É um prazer que se herda. Desde essa altura que, assim como a maior parte das pessoas da minha família, gosto de plantas.

Por influência da matriarca da minha família, desde sempre se normalizou a ideia de que ter plantas em casa não é apenas uma tendência de decoração. Para a mãe, o gostar de plantas tem tudo a ver com admiração e benevolência. Lidar com elas acalmava-a e deixava-a ainda mais serena. Tinha uma relação de afeto com elas como se fossem membros da família. Era uma terapia. Além de melhorar a qualidade de vida de toda a família e permitir o contacto com a natureza, significava trazer um pouco do mundo natural para dentro de casa!

A biodiversidade presta vários serviços que dão suporte à vida, como a purificação do ar e a regulação climática. Uma das suas funções é gerar uma condição de melhoria do bem-estar e saúde humana. Além da beleza estética, existem muitos benefícios sensoriais quando se vive rodeado pela natureza, neste caso concreto, por plantas. O contacto com a natureza, além de ser uma aprendizagem, é também uma oportunidade de estarmos a cuidar de um ser vivo. Cuidar de uma planta interior, nem que seja apenas um gesto simbólico, ou mesmo que seja visto como uma coisa mínima, é, inegavelmente, uma forma de criar laços e mais gosto por cuidar da natureza. E acredita-se que isso ajudará o ser humano a respeitar a natureza, lá fora, e a tratá-la com mais cuidado. Observá-la proporciona uma sensação boa, gera um efeito positivo. É harmonioso!

Aproveitar bem o tempo em Isolamento Social

Vivemos tempos de recolhimento, e em permanência nas nossas casas que passaram a ser espaços de trabalho, divertimento, descanso, ginásio e reina a necessidade de ocupar o tempo da melhor maneira possível.

Admitindo estarmos a viver momentos menos felizes nesta quarentena, devido ao Convid 19 – Coronavírus, que tal disfarçar a tristeza e gerir melhor a vontade de sair de casa, criando um pequeno jardim interior?

Jardim Interior é uma lufada de ar fresco!

Assim, de um jeito despretensioso, se deseja gerar uma atmosfera relaxante, lidar com a natureza e criar um aprazível jardim interior, mas tem pouco espaço e não abunda o tempo para cuidar, há uma solução perfeita para solucionar este obstáculo: catos & suculentas.

São plantas fáceis de cultivar e versáteis, podendo ser usadas nos mais diversos tipos de decorações e arranjos para oferecer. Seja em arranjos verdes ou em vasos espalhados pela casa ou quintal, elas dão um toque de charme ao ambiente.

São plantas que para além de se adaptarem facilmente ao ambiente mais fechado, transformando esse espaço num aprazível e moderno jardim silvestre, trazem também muita calma para um quotidiano agitado!

Aqui está uma característica importantíssima: são plantas que podem viver bem em ambientes internos. Além de consumirem pouca água, existe uma variedade imensa de espécies que apresentam os mais diversos tipos de cores, formas e texturas.

Catos & Suculentas

Os catos, originários de regiões desérticas, são resistentes a grandes oscilações de temperatura, de manhã aguentam o calor e, ao anoitecer, o frio acentuado. Alguns dão flor, se forem bem cuidados.

Quanto às suculentas, dão-se bem com pouca água e luz, pois possuem armazenamento de água nas raízes, caules e folhas. Umas e outras ficam bem num vaso ou numa caneca!    

As plantas têm o dom de deixar os ambientes mais harmoniosos!

Para assinalar a chegada da primavera, o Dia da Árvore, e porque as plantas têm o dom de deixar os ambientes mais harmoniosos e as pessoas mais alegres, porque são capazes de trazer boas energias, fui visitar a Horto da Caneca.

Não faltam estudos que comprovam os benefícios do contacto com as plantas, com a natureza: são efectivas na remoção de toxinas (compostos orgânicos voláteis) que contribuem para a poluição do ar em ambientes fechados; ajudam a reduzir as poeiras no ar; influenciam positivamente o humor dos residentes, acalmando-os e aumentam o nível de bem-estar.

Não é só para celebrar a chegada da primavera, é sobretudo uma forma de assinalar a importância das árvores no equilíbrio dos nossos ecossistemas, na manutenção do meio ambiente, na pureza do ar e na melhoria da qualidade de vida de todos nós.

HORTO DA CANECA

Rui Ramos & Luís Miranda formam a HORTO DA CANECA, projecto nascido no final de 2018, que se traduz numa loja online para comprar “arranjos personalizados de catos e suculentas”.

Todos os artigos são particularizados, o que significa que pode alterar catos, suculentas e escolher a caneca.

Para quem queira ampliar o leque de surpresas originais, se procura presentes personalizados, singelos, e que agradem a muita gente, as suculentas e os catos da Horto da Caneca são uma ótima opção.

Para além de partilharem sugestões e conhecimentos que ajudam os clientes a serem cuidadosos na selecção das plantas, e a manter catos e suculentas em casa, participam também em feiras da especialidade onde têm a oportunidade de vender as suas plantas e artigos relacionados.

Para o Rui: “Eu ainda não tinha aprendido a falar com as plantas. Quer dizer, sorria-lhes várias vezes, podia apaparicá-las, mas não sou de grandes conversas e faltava algo nesta relação. Mesmo na outra casa só lhes dedicava respeito e elas faziam-me o favor de não morrer muitas vezes.”

Já o Luís, que é trilingue, fala muito bem “plantês”. A comunicação flui, as plantas ficam eufóricas, crescem e desabrocham em flor quando estão com ele. Chama-se felicidade.

Do meu gosto pela natureza, do gosto do Luís pela jardinagem, nasceu há pouco menos de um ano o Horto da Caneca. Pequeno-almoço no jardim, caneca de café em cima da mesa, uns quantos catos e suculentas à procura de espaço. Catrapumba! Algum tempo depois, a cozinha estava cheia de pequenos jardins dentro de canecas de várias cores e o efeito foi do caneco. Pouco depois já se ajardinavam saladeiras, tigelas, frascos, copos, taças, até floreiras e vasos! Esses mesmos, os que servem para… flores e plantas. Como lá em casa não cabia mais nada, os trabalhos terminados começaram a sair de casa, já com fregueses definidos.

O que não saía de casa era a vontade e a inspiração para se fazerem mais e mais…

Não havia, nos primórdios do Horto da Caneca, nenhuma busca propositada pela originalidade. A despreocupação era total e estávamos conscientes que a ideia não seria nova. Mas também evitámos, desde o início, outras fontes de inspiração que não as nossas cabeças. Queríamos apenas divertir-nos. E assim seguimos, tentando sempre dar a todos os trabalhos um cunho pessoal, sentimos que somos os únicos a fazer isto no mundo, deixem-nos cá viver na mais pura das ilusões!

Acreditamos que estamos a evoluir quando coramos de vergonha com fotografias dos primeiros trabalhos. Não fui eu que fiz isto, pois não? Foi há tanto, tanto, mas tanto tempo…ok, há uns meses.

Acreditamos que estamos a evoluir quando já fazemos furos nos recipientes. Nem todos, ainda. Continuamos a colocar pedrinhas no fundo, para facilitar a drenagem, e avisamos os mais incautos que não devem expor-se à chuva – os trabalhos, não os incautos.

Acreditamos que estamos a evoluir quando já pensamos em fazer furos em recipientes próprios. Produzidos por nós, sim. Notícia em primeira mão. Se, e quando acontecer, será um pequeno passo para a humanidade, um salto gigantesco para a Horto da Caneca.

Sinta-se à vontade para visitar a Horto da Caneca.

Contactos:

hortodacaneca@gmail.com

https://www.instagram.com/hortodacaneca/

913811130 ou 932232936

Stylist: Patrícia Ervedoso Pinto

Agradecimentos: Pelcor, Óptica Milheiro, Tina Souvenir, Moms Amade.

Créditos fotográficos: 

Luís Miguel Sousa, Maria João Ramos & Nuno Gregório.