“Arte e Língua! A herança de um povo| Para Unir Ch(amar) a Arte, os Vínculos Culturais e Históricos”

A pandemia do coronavírus tem provocado trepidações e paralisado muitas atividades nos mais variados setores. Para travar a propagação do vírus, boa parte da população mundial foi submetida a medidas de distanciamento físico, de isolamento, encerramento de fronteiras e de atividades não essenciais.

A cultura, o desporto e a educação foram um dos setores particularmente afetados pelas limitações de circulação impostas para travar a propagação da transmissão do coronavírus.

Falo-vos de um período irremediavelmente exigente. E nesta fase de isolamento e distanciamento físico a cultura assumiu-se como um bem de primeira necessidade. Pessoas cantaram juntas à janela músicas de esperança, humoristas, actores, artistas plásticos, ilustradores, fotógrafos não perderam o senso de humor e beleza, encontraram outras formas e vias de transmitir arte dando a conhecer vídeos, diretos, tutoriais, como as hilariantes sugestões de maquilhagem do ator Tiago Teotónio Pereira. E todos exerceram um papel importante, gerador de bom senso solidário e apoio social. Foi um meio alegre de contribuir para o bem-estar das pessoas, ao conetarem-se e ajudarem-se enquanto mantinham a distância necessária para limitar a disseminação do vírus. Ajudando a passarem o tempo e a manterem a esperança viva. Foi inspirador!

A arte foi convocada a cumprir o seu papel primordial: iluminar, embelezar a realidade, encorajar jovens, homens e mulheres a enfrentar com serenidade e coragem os desafios do mundo.

Em tempo de pandemia, a internet tem sido o palco de muitos artistas e das mais diversas manifestações culturais.

Com galerias de arte, teatros e cinemas encerrados e espectáculos anulados, artistas em todo o mundo procuraram formas de se reinventarem. Em Lisboa um exemplo disso é o Teatro Nacional D. Maria II, que transmitiu espectáculos na internet.

Um pouco por todo o mundo, aumentam as exposições virtuais, os museus adaptam-se às imposições de confinamento social e organizam visitas online.

Escritores, músicos, artistas plásticos, escultores, ilustradores, artesãos, ceramistas, fotógrafos, humoristas, designers e outros criadores têm produzido vários trabalhos e peças artísticas motivadas pela pandemia. Mais do que compromissos profissionais exigidos pelo mercado, trata-se de manifestações verdadeiras dessa inadiável necessidade que têm os seres humanos de recorrer à arte para manterem a lucidez e a esperança em tempos de perturbações.

Nesta fase de isolamento forçado devido ao surto Covid 19, com as emoções à flor da pele, tivemos oportunidade de ver como precisamos da arte para nos reconhecermos, como precisamos da arte para perceber que tipo de nação somos. Que tipo de mentalidade pretendemos ter e para onde queremos caminhar.

Creio que, é através da arte, da cultura, da educação… Educação é propagação de cultura. É através disto que nós nos reconhecemos como nação!

A arte é onde eu consigo relaxar e focar-me… Leva-me para outras realidades. Contribui para que eu ao longo do meu percurso analise melhor a realidade que vou vivendo.

O que referi até agora sintetiza as minhas intenções quando idealizei esta exposição. Inspirou-me e levou-me a distinguir “O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com uma exposição virtual, coletiva de pintura, artesanato, cerâmica, fotografia e ilustrações “lusófona”, intitulada “ARTE E LÍNGUA! A HERANÇA DE UM POVO | PARA UNIR CH(AMAR) A ARTE, OS VÍNCULOS CULTURAIS E HISTÓRICOS”, que o Blogue “A Boa Vida Persegue-me” apresenta, com a colaboração da arquitecta e curadora Olívia Costa da Verde e Prata Costa gallery.

Tendo a arte como agente unificador das sociedades/comunidades portuguesas para assinalar e celebrar esta data, fomos buscar permutas culturais entre as Comunidades Lusófonas dos Países de Língua Portuguesa e Portugal, através de obras de arte, criações de Artistas Plásticos, Escultores, Fotógrafos, Artesãos e Ilustradores, representantes de Portugal e das Comunidades lusófonas de Macau, Moçambique, Cabo-Verde, Angola, Guiné, São Tomé e Príncipe e Brasil.

Com trabalhos que evocam ideais de liberdade, união, solidariedade, beleza, coragem, esperança, diversidade, democracia e tolerância. Enaltecendo as tradições culturais, o ativismo nas suas mais diversas expressões e as suas criações, que reforçam a crescente expressão cultural e artística do Blog “A Boa Vida Persegue-me”.

Acho que a minha obrigação – a nossa obrigação – é continuar a contar as histórias da lusofonia para a manter viva. É por causa do seu passado e do que nos liga culturalmente que é importante preservar o legado histórico e cultural dos países membros!

Histórias de muitos séculos que têm sabido manter harmoniosas as relações com os Países de Língua Portuguesa com discurso universalista, pluralista e humanista, mantendo aberto o caminho para as ideias de “lusofonia”, “herança comum”, amizade entre os povos e diversidade cultural.

ARTE VIVA

São 112 telas de 30 artistas plásticos, 8 peças escultóricas de 3 escultores, 12 fotografias de 3 fotógrafos, 3 ilustrações de 1 ilustradora e 4 peças de cerâmica de 1 artesã/ceramista “lusófonos” que prestam uma homenagem à vitalidade das artes dos países de língua portuguesa como um todo.

Graças a todos eles, sentimo-nos felizes por espalhar pelos 4 cantos do mundo lusófono e não só, a semente da arte viva desta parceria com a arquitecta/curadora Olívia da Costa, que está a desabrochar, a ganhar “fôlego criativo”, tornando-nos mais vivos e envolvendo os vários tipos de arte: pintura, fotografia, artesanato, cerâmica, ilustrações e street art.

Todos se juntaram a nós, livres para abrirem as asas da imaginação, criatividade, beleza e deixá-la fluir…

EM PORTUGUÊS NOS ENTENDEMOS: “HISTÓRIAS” QUE DIALOGAM!

As obras, as fotografias, as peças de arte e cerâmica contam as suas histórias misturando diferentes técnicas, materiais e cores. Todavia, partilham os mesmos valores: união, diversidade, solidariedade…

Pretendemos que não só as pessoas, as comunidades portuguesas, os artistas, mas, também as obras de arte, as criações dos participantes, criem diálogos unificadores entre si. Que cada obra folegue por si e inale, agite, questione, revolucione, embeleze e que transporte o público entre “Pontes de Encontro”, para a diversidade, o princípio da unidade, aprofundando as diferenças não para dividir, mas para enriquecer a cultura ainda mais!

Como aponta Nelson Mandela, quando em 2002 criou uma série de gravuras que evocam o tempo que passou em Robben Island, onde regressou para melhor capturar a sua essência, o que fez através do seu estilo único, usando cores fortes, numa série de trabalhos intitulados a “A cela, A janela, A igreja, O farol e O porto”.

Concluídas estas séries, Nelson Mandela, dedicou-se ao seu talento recém-descoberto e escreveu sobre a motivação a estas obras: – “Posso transmitir tanta coisa com estes simples desenhos à base de linhas. Por que é que escreveria outro livro, quando posso contar histórias nos meus desenhos?”.

Com mais ou menos dificuldade vamos caminhando com a arte, a grande ferramenta de enriquecimento da nossa identidade com a identidade do outro, dando a mão a novos começos mantendo uns e outros construindo “a galeria virtual” do Blog que, “é a galeria do amanhã”.

A exposição, que conta com três ou quatro obras de cada um dos participantes (artistas plásticos, escultores, ilustrador, ceramista, artesão, fotógrafos) visa contribuir para o aprofundamento das relações culturais entre Portugal e os países de expressão lusófona.

Ao permitirmos que se conheçam melhor outras culturas, fornecermos uma variedade de temas, cores, técnicas e modos de expressão encontrados nesses países, refletindo diferentes abordagens, sensibilidades e contextos. Outras ideias e outras pessoas: crescemos. Tornamo-nos mais tolerantes e o conhecimento dos outros e de nós próprios aumenta, fazendo com que a nossa vida possa ser mais vigorosa e enriquecedora.

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades | Para Unir Ch(amar) a Arte, os Vínculos Culturais e Históricos”, Exposição lusófona, de abordagem unida que pretende criar “Pontes de Encontro das Artes”, dos países de língua portuguesa como um todo. Pontes que são “Histórias” desses países que dialogam harmoniosamente.

 CRIAÇÕES ARTÍSTICAS

 “ARTE E LÍNGUA! A HERANÇA DE UM POVO | PARA UNIR CH(AMAR) A ARTE, OS VÍNCULOS CULTURAIS E HISTÓRICOS”

 Para o Artista Plástico Xicofran – Angola-Portugal;

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é também o dia da Língua Portuguesa, dos cidadãos e das Forças Armadas. Sendo preferencialmente o dia de camões onde se celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões, quis com esta minha representação artística, assinalar algo mais vinculativo e de parcerias, no sentido de direccionar o enfase essencialmente para a língua portuguesa, qual rainha e Musa inspiradora para os próprios poetas, como foi para Camões.

Luís de Camões – pvp – digigragia – série limitada – 60X40cm | Alma Pessoa de Lisboa – PVP – 140X80cm| A nossa Diva – acrílico e pastel de óleo sobre tela – 200X100cm | Guerreiros – pvp – digigragia – série limitada – 60X30 cm| Faço representar ícones nas minhas obras como o Poeta Camões, o Poeta Fernando Pessoa, a grande Diva de Portugal Amália Rodrigues, e uma obra da paisagem de Belém com o padrão de fundo representativo dos descobrimentos e os barcos em descanso o qual apelidei de “Guerreiros” fazendo uma analogia aos guerreiros que partiram à conquista de novos mundos|  

Para o Artista Plástico  João Timane – Moçambique;

“Língua portuguesa é a cor da unidade”.

A importância dos pais na educação dos filhos – Acrílico sobre tela – 120X80 cm| O Visionário – Acrílico sobre tela – 120X80 cm | Abraço Interracial (em tempos de covid 19) – Acrílico sobre tela – 120X80 cm| África, um ponto de luz – Acrílico sobre tela – 120/80 cm|

Para o Artista Plástico Jorge Rebelo – Portugal;

“Através das Artes” se Simboliza o Dia de Camões, da Cultura, e da República Portuguesa”

Aurora Boreal – Acrílico s/tela – 130X100| Palácio da Pena – Óleo s/tela – 80X170 |Castelo de Almourol – Óleo s/tela – 40X80 | Leitura e Pensamento – Acrílico s/tela – 50X40|

Para a Artista Plástica Larys Kalinichenko – Portugal;

A herança de Portugal, está presente nas ruas, nos costumes, na arte e na cultura, no próprio povo, que tem muita fé e esperança, nas portuguesas que fazem a história do seu país.

Entre terras, entre mares, por eles navegados – Acrílico s/tela –  60X120 | Janela do Capítulo – Convento de Cristo – Acrílico s/tela -54X74 | Lisboa – Acrílico s/tela – 70X120| Casa de Santa Maria em Cascais – Acrílico s/tela -70X120|   O quadro “Entre terras, entre mares por eles navegados” pintado em homenagem a dois grandes homens: Vasco da Gama e Luís de Camões que tem dedicado a sua vida à sua pátria Portugal| Janela do Capítulo conhecida por muitos como uma referência à expansão dos Portugueses além-fronteiras, via marítima, mostrando um período histórico bastante positivo para o país| A Casa de Santa Maria foi adquirida à família Espírito Santo. É uma construção de 1902 e constitui uma das mais emblemáticas obras do arquiteto Raul Lino em Cascais|

Para o Artista Plástico Luís Levy Lima – Cabo-Verde;

Ser português é celebrar essa riqueza cultural no dia-a-dia sem nos apercebermos: utilizando gírias angolanas numa conversa na casa de uma amiga guineense, enquanto comemos uma cachupa feita pelo marido cabo-verdiano, regada com um vinho tinto português ao som de música brasileira. É ter Goa em Lisboa e Luanda no Porto, Maputo em Évora e o Rio de Janeiro no Algarve. É sermos grandes mas acharmos sempre que somos pequenos.” Luís Levy Lima

“Mary jane Watson” – acrílico s/tela – 150X100 cm| (In the Skywith Diamonds) – acrílico s/tela – 150X100 cm| Nice Kriola – acrílico s/tela – 150X100 cm|“Coisas de casal” – acrílico s/tela – 120X80 cm|”Ser português é ter mar no horizonte e sentir saudade. É ser pessimista nos bons momentos e optimista nos maus. É dizer “bom dia” a toda gente, ter “o coração ao pé da boca” e contar toda a nossa vida a um desconhecido numa conversa de café com toda a tranquilidade. Ser português é fazer uma revolução com flores. É viver insatisfeito e exigir alterações à nossa vida mas não gostar lá muito de mudanças. É “desenrascar” e dizer “vai-se andando”. É ter toda a lusofonia no país e ver Portugal nos quatro cantos do mundo.

Para o Artista Plástico Rogério Magalhães – Portugal;

10 de Junho, Este é o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional.

Cacilheiro I – Óleo s/ tela – 20X50 | Cacilheiro III – Óleo s/ tela – 40X50| Praça do Comércio – Óleo s/ tela – 50×70|O fado nasceu um dia – Óleo s/ tela – 50X40|

Para o Artista Plástico Chipi Onivaldo Seguy – Guiné – Bissau;

No mininesa – óleo/acrílico – 90X73| Criança mendigo – óleo/acrílico sobre tela – 90X69| Tragi tradicional – colagem, acrílico /tela – 63×105 | Modelo Africano – colagem acrílico /tela – 63×107 |

Para a Artesã/ceramista Elsa Rodrigues – Maria Pó – Portugal;

Para além da nossa Língua, em si já tão rica e colorida, teremos sempre para nos iluminar, ajudar a reflectir e apontar caminhos novos, a linguagem universal da Arte.

Coleção Pasmadinhos | Esculturas de pequeno porte | Em grês e faiança | Tintas de alto fogo vidrado e cristais|

Para a Artista Plástica Dulce Menezes – Angola;

” Nada pode ofuscar a luz que brilha em Portugal”

Salinas – Acrílico sobre tela – 60 X50 cm – ano 2020| Pântano – Acrílico sobre tela – 60X60 cm – Ano 2020| Tormenta – Acrílico sobre tela – 60X50 cm – Ano 2020| Enseadas– Acrílico sobre tela – 60 X 50 cm – Ano 2020|

Para o Artista Plástico António Tapadinhas – Portugal;

“A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização, cujo objectivo é o “aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros”. Somos países de lutadores que temos em nós todos os sonhos do mundo. Apesar de alguns constrangimentos, não nos deixámos, nem deixaremos abater pelo desânimo, porque ainda temos muitos caminhos para descobrir e muitos irmãos para abraçar.”

“Árvore, Pulmão da Terra e do Homem”

Árvore da Felicidade – 50X60 cm| Palmeira no Rosário – 30X60 cm| Renascer – 60X80 cm| Jacarandás, Pretoria – 30X40 cm| Todas as peças em Acrílico sobre Tela.

Para o Escultor Santos Carvalho – Angola – Portugal;

 “A Língua é o Esculpir a Cultura de um Povo”

Balance – Mármore de Estremoz – 20X50X23cm| S/Título – Mármore de Estremoz – 69X20X20 cm| S/ Titulo – Mármore de Estremoz – 70X29X30 cm|

Para o Artista Plástico João Marques – Portugal;

“E através de uma saudade sem par, Reconheço em mim os propósitos neste lugar. Sobre a mão o espírito ponho…

É um papel que se conquista através do sonho”.

As Testemunhas – Técnica mista – 70X50cm|O Despertar de Tritão – Técnica mista – 70X50cm| No Apogeu do Infinito – Técnica mista – 80X60cm| Olhar Peculiar – Técnica  mista – 70x50cm|

Para a Artista Plástica Carmen dos Santos – Portugal;

“Portugal é passado – É Camões – É presente e futuro. Sendo futuro é inovação na Arte”.

“O que da lei da morte se libertou” – prof Crystacal patinado s/b chapa de ferro revestido por resina transparente – 48 cm larg X 60 cm alt X17 cm| “O Tempo de Fernando Pessoa” – Acrílico s/b tela com folha de ouro – 100 cm| “Eugénio de Andrade” – Pastel seco s/b papel canson – 46X32 cm| “Sophia” – Pastel seco s/b papel canson – 46 cm x 32 cm|

Para a Artista Plástica Filomena Morim – Portugal;

“Portugal, um País gigante de sonhos e aventuras”

Por mares nunca antes navegados – Óleo sobre tela – 30X60 cm| Solis – óleo sobre tela – 60X60 cm| Solis Lumen – Óleo sobre tela – 60X60 cm |Caminhos Estelares – Óleo sobre tela – 70X35 cm|

Para a Artista Plástica Ana Malta – Portugal;  

PORTUGAL, país de Raça que sabe Receber e Amar.

Je T’aime Monet IV – Pastel Contemporâneo S/Folha D’Algodão – 42X32 cm| Je T’aime Monet II* – Pastel Contemporâneo S/Folha D’Algodão – 42X32 cm| Je T’aime Monet * – Pastel Contemporâneo S/Folha D’Algodão – 42X32 cm| Je T’aime Monet III – Pastel Contemporâneo S/Folha D’Algodão – 42 X 32 cm|

Para o Artista Plástico Luís Dias Ribeiro – Portugal;

Pode dizer-se que Portugal é Arte desde o início da expansão portuguesa (o início dos descobrimentos portugueses) e, um museu arquitectónico e artístico com testemunhos temporais de união pelo mundo, que marcaram o passado, valorizando a diferenciação de valores e culturas entre os povos. No Dia de Portugal, Camões e da Comunidades Portuguesas, fazemos com Arte um testemunho fortificado dos laços de solidariedade, que continua a ser o veículo que enaltece, aprofunda, valoriza e enriquece a cultura das comunidades portuguesas.

Hoje vi-te num cacho de uvas rosadas – acrílico s/cartão colado s/tela – 100X100 | Seixal Jazz – Óleo s/tela – 123X100| Observador – acrílico s/cartão colado s/tela – 90X90|

Para a Artista Plástica/Escultora MAR – Maria Amélia Ramos – Portugal;

“A Língua de um Povo é como uma Ponte que Atravessa a Linha do Horizonte”  

Guerreira Serena – Óleo sobre Tela – 50 cm X 70cm | O Velho do Restelo – Cerâmica vidrada, aço e granito – Altura: 37cm Largura: 21cm Profundidade: 6cm | Por Mares Nunca Dantes Navegados – Painel de cerâmica vidrada – 50cm X 54cm | EOLO – Guardião dos Ventos – Cerâmica vidrada e madeira – Altura: 39cm Largura: 25cm Profundidade: 23cm|

Para o Artista Plástico Ivo Mota Veiga – Angola;

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. (de Fernando Pessoa)

Marcelo Rebelo de Sousa – pintura manual com digital – 50X70cm| Cristiano Ronaldo – pintura manual com digital – 50X70cm|Amália Rodrigues – pintura manual com digital – 50X70cm| Zé Pedro – pintura manual com digital – 70X50cm| 

Para o Artista Plástico Vítor Moinhos – Portugal;

“Portugal, terra de Arte guerreira. Riqueza vasta prisioneira no pântano da ignorância farta. Triste no reconhecimento e tão rica na essência.”

Urbano 68 – Acrílico sobre tela – 60X60 cm | Urbano 71 – Acrílico sobre tela – 40X40 |Urbano 70 – Acrílico sobre tela – 40X40| Urbano 69 – Acrílico sobre tela – 60X60|

Para o Fotógrafo Eduardo Magalhães – Macau;

Nasceu na Primavera em Lisboa. Cinco anos após a Revolução dos Cravos, que ditou um novo velho país, o fim do império colonial e a despedida de Macau. Filho de macaenses com raízes profundas no Sul da China, corre-lhe também nas veias o sangue de portugueses nortenhos, o chinês, e o asiático. De longa e profunda miscigenação de etnias e culturas brotou a sua forma muito própria de “olhar” o mundo: uma percepção orientada, no limiar do subconsciente, pautada cedo pela personalidade que cedo se vai desenhando globalizada, e se formata ao longo da vida. Na permanente adaptação às circunstâncias do devir, específica de quem vive dois mundos. Sempre aberta à natural compreensão, aceitação do Outro. Nunca estável ou estagnada, porque criativa na essência, e evolutiva. Euroasiática. Bem Macaense.

Multiculturalidade – Técnica: Dupla exposição de 2 imagens Material: Nikon D90; O multiculturalismo é a convivência natural, pacífica, de várias culturas em um mesmo ambiente. Nesta fotografia pretendo retratar o que é Macau| LVC – Técnica: Dupla exposição de 2 imagens Material: Nikon | Luís Vaz de Camões, Calçada Portuguesa sobre o busto do Poeta Português em terras do Extremo Oriente, Macau. Esta obra integrou a exposição Individual de Eduardo Magalhães: “Macau ofmyown” (2014), patente na galeria do Creative Macau, no Centro Cultural de Macau| Sea Me – Técnica: Dupla exposição de 2 imagens – Material: Nikon D90; O farol da Guia, um dos mais antigos faróis do Extremo Oriente. Um expoente máximo da presença portuguesa em Macau, fazendo parte do seu património mundial da humanidade. Esta obra integrou a exposição Individual de Eduardo Magalhães: “Macau ofmyown” (2014), patente na galeria do Creative Macau, no Centro Cultural de Macau| A Porta – Técnica: Dupla exposição de 2 imagens – Material: Nikon D90. Macau (Ou-mun, em Cantonense). Ou-mun quer dizer “a porta da Baía”. Em tempos foi a única porta de acesso a Macau, pedaço do Ocidente em terras do Extremo Oriente. Hoje em dia, as Portas do Cerco continuam a ser a principal porta de entrada da China para Macau, Região Administrativa Especial da República Popular da China (RAEM)|

Para o Fotógrafo Adriano Soares – Portugal;

“A Herança de um Povo”

A Herança De Um Povo, Dos Românticos À Psicanálise | A Herança De Um Povo, Dos Românticos À Psicanálise #2| A Herança De Um Povo, Dos Românticos À Psicanálise #3 | A Herança De Um Povo, Dos Românticos À Psicanálise #4 |

Para o Artista Plástico Olavo Amado – São Tomé e Príncipe;

“A Utopia Intermitente”

Fragmentos de Utopia – acrílico sobre tela – 150X140 cm | O Peixe Azul – acrílico sobre tela – 150 X130 cm | Sentidos Inversos – acrílico sobre tela – 140 X130 cm | Encontros – acrílico sobre tela – 115 X 115 cm|

Para a Artista Plástica Jeanne Chaves – Brasil;

“Cada povo tem sua herança cultural”

Díptico | S/título – acrílico sobre tela – 52X32 + 52X32 cm| Díptico | S/título – acrílico sobre tela – 56X37 + 56X37 cm |Mãe AMAZÓNIA Natureza – acrílico sobre tela –  80 X 80 cm|  

Para o Artista Plástico Badiatu David – Angola;

Mulher Jungueira – acrílico sobre tela – 1,00X47 cm| Mulher Negra – acrílico sobre tela – acrílico sobre tela 54 cm X 45cm |O Campo – acrílico sobre tela – 1,18X50 cm | S/titulo – acrílico sobre tela – 80X70 cm|

Para a Arquiteta/ Curadora Olívia da Costa – Angola -Portugal;

Acreditar!

Acreditar no hoje, no amanhã. Acreditar em mim, em ti, em nós. Acreditar.

Acreditar – caneta e lápis sobre papel – 21X14,8 cm| Fluir…simplesmente fluir – caneta e lápis sobre papel – 21X14,8 cm | O renascer da vida – caneta e lápis sobre papel – 21 X 14,8 cm|

Para a Artista Plástica Lena Poinha – Moçambique – Portugal;

CAMÕES influencia gerações, sendo um símbolo da identidade da comunidade Lusófona.

Inclusão (Arcada do Comércio) – Acrílico/tela – 100X81 cm| Inclusão (Arco da Rua Augusta) – Acrílico/tela – 100X70 cm| Inclusão (Ruinas do Convento do Carmo) – Acrílico/tela – 100X70 cm| Cyber Beaty – Acrílico/tela – 80X80 cm|

Para a Artista Plástica Dália Cordeiro – Portugal;

A força simbólica vem de Portugal, o meu berço, as minhas raízes. A arte, essa transversalidade, é também a vivência de outros lugares, que se imiscuem na minha emoção.

“Face I” – Técnica Mista – 70X50 | “Face II” – Técnica Mista – 70X50| “Face IV” – Técnica Mista – 70X50 | “Face V” – Técnica Mista – 70X50|

Para o Artista Plástico Oliveira Kabassu – Angola;

O Legado – Acrílico s/tela – 70X110cm – 2019 | Sorriso Rasgado – Acrílico s/tela – 70X50 cm – 2020|Degradação – Acrílico s/tela – 50X50cm – 2020 | Trajetória – Acrílico s/tela – 70X90 cm – 2019|

Para o Artista Plástico Márcio Bahia – Brasil;

No dia 10 de Junho, quando comemorarmos o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, também lembramos a morte uma das maiores figuras da literatura lusófona, Luís de Camões. Poeta que contou os feitos heróicos do povo português, em sua memorável epopeia, Os Lusíadas.

Daqui toca fado Dali – Acrílico sobe tela – 150X150 | Fazendo poesia – Acrílico sobre tela – 120X80|Conversa em pessoa – Acrílico sobre tela – 150×100| Perdi a cabeça – Acrílico sobre tela -100X80|

Para o Artista Plástico Omar Camilo – Cabo-Verde;

Considero o Português minha segunda Pátria. Ainda muito jovem, meu primeiro encontro com o universo Lusófono passou por Elis Regina, Chico Buarque, Vinícius, Drummond, Jorge Amado, os Velosos, etc etc. a pronuncia a cadência, a sensualidade, a profunda cultura deste universo fascinou-me. Anos depois mudei a minha casa do outro lado do Atlântico, aí, bati de frente com Pessoa, Camões, Amália, Paula Rego, Rui, Mariza…etc etc. Meu Coração ancorou em alguma esquina da Divina rua Augusta entre o calor duma castanha e o nobre adoquin.

Luís de Camões – acrílico e grafitto sobre cartolina neutra – 42 X60 cm| Ensaio sobre a Cegueira – Acrílico sobre cartolina castanha – 51 X 66 cm | Fernando Pessoa – acrílico, grafitto, café, recortes de livros velhos, jornais, (fragmentos da correcção dum texto feito pessoalmente por Fernando Pessoa) sobre tela – 125 X120 cm | Galo de Barcelos – Acrílico sobre cartolina castanha – 51 X 66 cm |

Para o Escultor João Pedro Rodrigues – França – Portugal;

“Portugal… Portugueses… Pessoas

Passado… Presente… Futuro…

De onde viemos?… Onde estamos?… Para onde Vamos?…

Portugal… Mundo… Cosmos….”

“Espuma dos dias” – Instalação, cerâmica e óxido – 40X35X30 cm (Medidas aproximadas cada trabalho) | “Ninfas” – Instalação Gesso Cerâmico e troncos – 55X40X35 cm (Cada)| “Adeus” – Dobradiças, trancas e cadeados – 230X80X90 cm |

Para a Artista Plástica Josefa Reis – Portugal;

“Na arte, um povo embala os sonhos e traça caminhos ao encontro da sua essência”

Fernando…e Pessoa – óleo s/tela – 60X80 cm | O meu Olhar…ASM 2014 – óleo s/tela – 90/120cm |Dueto de amor – óleo s/tela –  60/70cm| Anjo Azul – óleo s/tela –  90/120cm|

Para o Artista Plástico David Reis Pinto – Portugal;

Portugalidade! 10 Junho de 2020.

Não é sobre o crepúsculo das conquistas de um passado que construímos estratégias para o futuro. Hoje, celebremos Camões, a língua portuguesa e as comunidades lusófonas. Mais do que a Portugalidade que nos honra, devemos reconhecer os erros do passado e continuar, persistentemente, a construir compromissos de responsabilidade e modernidade para o desenvolvimento da presença cultural portuguesa no mundo. Não sendo coincidência a sequência de acontecimentos dos últimos meses, hoje, estamos perante a verdadeira oportunidade de começar a construir um mundo melhor. A nossa pátria é a boa comunicação. Humanidade!

“The Last Dance” – Colecção Shadows, obra IV – Acrílico sobre tela – 300cm X200cm –  Ano – 2020|

 Para a Artista Plástica Mafalda D’Eça – Portugal;

“Portugal é Grande Quando Quer!”

“Joker, é só rir” – Mista com colagens sobre tela – 120X120 cm| “Pensamento Incandescente Lusófono” – Mista sobre tela -120X97 cm | “Peixe Português” – Mista, pedra com madeira, pintura a óleo – 66x69x15 cm | “Oceano Azul” – Técnica mista sobre tela – 120X120 cm |

Para a Artista Plástica Ana Maria Fernandes – Portugal;

A essência da cultura de um povo, expressa num simples olhar e sorriso, que a tinta como uma árvore flora na tela.

25 de Abril para sempre! – As cores quentes, as formas despreocupadas e espontâneas representam memórias – num misto de festa, onde supostamente bandeiras ondeiam na brisa da liberdade – Caneta, pastel seco e óleo de linhaça sobre papel – 29,70X42| “Carnea” – A invisibilidade das Línguas e a transmutação de um povo tal como herança num olhar de aproximação, quase físico – Caneta, lápis de cera aguarelados sobre papel – 29,7 X42| “Retrato Feliz” – A essência da cultura de um povo, expressa num simples olhar e sorriso, que a tinta como uma árvore flora na tela – Pastel seco sobre papelão – 30 X 40|

Para a Artista Plástica Ana Maria Fernandes – Portugal;

“Se as coisas são inatingíveis… ora! Não é motivo para não querê-las… Que tristes os caminhos, se não fora. A presença distante das estrelas!” (Mário Quintana) 

“Sola II” – acrílico sobre tela –  20X20cm| “Sola III” –  acrílico sobre tela –  20X20cm | “Tudo o que há em mim é assim” – acrílico sobre tela – 55x46cm  | Blue Lady – Acrílico sobre tela – 30×30 cm|

Para a Creative Producer: Sara FigueiraFotógrafa Charisma Images – Portugal – Macau;

O meu “Mar Português” e a minha “Flôr de Lotus”. A História entre Portugal e China. Macau, dois povos, esta Amizade e União…Tão Próxima…Tão Única… Tão Grande…que assumem na pele/identidade aquilo que sentem no coração.

My “Portuguese Sea” and my “Lotus Flower”. The history between Portugal and China. Macau, two peoples, this Friendship and Union … So Close … So Unique … So big … that they take on the skin / identity what they feel in the heart.

Creative Producer: Sara Figueira Make Up Artist| Models: Iok U Lei e Sofia Rebelo| Photographer: Charisma Images| 

Especial agradecimento: Cristiano Mangovo.

A Arte Como Retrato da Sociedade

A tela “Pandemias” que serve de rosto deste artigo/exposição foi gentilmente cedida pelo Artista Plástico Xicofran. Retrata “as pandemias”: Covid 19 e Racial e apela à não-violência, à não descriminação e SIM à UNIÃO!

CATÁLOGO VIRTUAL DA EXPOSIÇÃO “Arte e Língua! A herança de um povo| Para Unir Ch(amar) a Arte, os Vínculos Culturais e Históricos”

[embedyt]https://www.youtube.com/watch?v=Jl-4bwrY2hY[/embedyt]

PREÇOS DAS OBRAS SOB CONSULTA

Contacto dos artistas plásticos, escultores, ilustradores, ceramista/artesã e fotógrafos que participam nesta mostra colectiva:

Francisco Xicofran| João Timane|Jorge Rebelo| Larysa Kalinichenko: http://www.larysakalinichenko.com/ | Luís Levy Lima| Rogério Magalhães | Chipi Onivaldo Seguy: https://www.facebook.com/chipionivaldo.seguy | Elsa RodriguesMaria Pó | Eduardo Magalhães | Dulce Menezes | António Tapadinhas | Santos Carvalho | João Marques | Carmen dos Santos | Filomena Morim |Ana Malta | Luís Dias Ribeiro | MAR – Maria Amélia Ramos | Ivo Mota Veiga |Olavo Amadohttp://www.olavoamado.blogspot.com/| Adriano Soares | Jeanne Chaves | Badiatu David | Olívia da Costa| Lena Poinha | Dália Cordeiro | Oliveira Kabassu | Márcio Bahia | Omar Camilo | João Pedro Rodrigues | Josefa Reis |Sara Figueira Charisma Images | Mafalda D’ Eça | Ana Maria Fernandes | Cláudia Ferro |