ALERGIAS, POR DR. TITO FREIRE

Alergia ou reação de hipersensibilidade, é uma resposta exagerada do sistema imunológico após a exposição a uma série de agentes, em indivíduos predispostos geneticamente. Os agentes que costumam causar alergias, são:

  • Ácaros
  • Fungos
  • Insetos, Pelos de animais
  • Pólenes
  • Alimentos
  • Medicamentos

A herança genética é a base para se ter alergia, entretanto ela só será desencadeada com a exposição a fatores ambientais. Pode acometer indivíduos em qualquer faixa etária, sendo atualmente considerada um problema de saúde pública por afetar cerca de 10% a 20% da população mundial, comprometendo de forma significativa a qualidade de vida de adultos e crianças.

Queixas frequentes nas alergias de primavera:

  • Corrimento nasal, obstrução nasal e/ou prurido nasal
  • Espirros
  • Tosse, pieira, sensação de falta de ar e aperto torácico;
  • Olhos vermelhos, lacrimejo e prurido ocular;
  • Pele muito seca, descamativa, com muito prurido, com lesões avermelhadas e exsudativas nas fases de agravamento;
  • Queixas respiratórias ou cutâneas associadas à ingestão de alguns alimentos ou medicamentos.

Apesar deste quadro e da baixa qualidade de vida que estas fases alérgicas implicam, nem sempre temos que recorrer às drogas tradicionais. Por vezes pode-se confiar em remédios naturais que inclusivamente podem ser mais eficazes.

Entre eles temos o mais eficaz de todos, a Perilla Frutescens, que é uma planta com características antialérgicas e anti-inflamatórias.

Geralmente, na Fitoterapia ou na Homeopatia o medicamento preferencial para as alergias é o Ribes Nigrum, cuja tintura mãe é utilizada há muito tempo. A Perilla pode-se definir como uma descoberta recente, uma vez que só nos últimos anos tem suscitado a atenção, convertendo-se num dos principais temas de estudo no que diz respeito a alergias.

Entre eles há uma investigação realizada pela Universidade de Kyung Hee da Coreia e pelo Instituto de Medicina Oriental que demonstra que o extrato seco da Perilla, reduz em pouco tempo a histamina no organismo, o que leva a um melhoramento rápido dos sintomas associados, tais como os da rinite e rinoconjuntivite de tipo alérgico.

Trata-se de uma planta que pertence à família das Lobiatae, como a menta, e possui um alto conteúdo de ómega 6, o ácido alfa-linolénico. A sua ação antialérgica deve-se essencialmente à presença de flavonoides antioxidantes, importantes na prevenção de alergias e capacidade de reação do sistema imunitário. Rapidamente consegue diminuir os altos valores que tipicamente se encontram durante um ataque alérgico.

 A Perilla não só é eficaz contra a rinite como também tem excelentes resultados contra a dermatite, os ataques de asma alérgica, eczema e urticária.

Outras indicações da Perilla são as afeções respiratórias e a prevenção destas alergias durante a gravidez, a intoxicação com mariscos, alergias estacionais e pontuais (por exemplo: picadas de abelhas e outros insetos). A sua eficácia também como anti-inflamatório deve-se às altas concentrações de ácido rosmarínico.

Por tudo isto, temos no óleo de Perilla uma excelente opção aos convencionais anti-histamínicos.

Créditos Fotográficos: Miguel Pais da Silva