“MORINGA OLEIFERA – A Planta Milagrosa”, por Dr. Tito Freire.

Em 2017 foram aqui publicados um conjunto de artigos que abordaram temas diferenciados, como Alergias, Desintoxicação pós Natal, Ozono uma Ajuda Preciosa, que vieram reforçar a importância da nossa saúde e bem-estar!

É justamente por causa da saúde e bem-estar, que iniciamos 2018 com o tema “Moringa – A Planta Milagrosa”, assinado pelo Dr. Tito Freire.

Esta planta originária das regiões da India é cultivada em toda a área subtropical, Paquistão, Afeganistão e África e devido às suas propriedades medicinais únicas – utilizam-se as folhas, os frutos, as flores e as raízes – contribui para uma vida de saúde, bem-estar e distante de doenças. Usada até pela medicina tradicional, está associada a diferentes terapias, como por exemplo, tratamento de dores, perda de peso, colesterol, asma, diabetes, HIV, entre outras, o que a torna atrativa e, talvez por isso, ultimamente muito falada em todos os canais.

Mas, afinal, quais são os benefícios desta planta milagrosa?


“Moringa – A Planta Milagrosa”, por Dr. Tito Freire.

A Moringa, apesar de já ser conhecida há muitos anos, só recentemente é que lhe têm sido reconhecidas excecionais qualidades terapêuticas.

Até à data, mais de 1300 estudos e artigos têm referenciado as suas qualidades e benefícios, os quais mostram que todas as partes da planta são possíveis de serem usadas de alguma forma, daí que por todo o mundo a moringa seja usada para tratar um largo espetro de patologias, tais como:

  • Problemas inflamatórios;
  • Cancro;
  • Diabetes;
  • Anemia;
  • Artrites e outras dores articulares, tais como o reumatismo;
  • Alergias e asma;
  • Obstipação, dores de estômago e diarreias;
  • Epilepsia;
  • Úlceras ou espasmos estomacais e intestinais;
  • Dores de cabeça crónicas;
  • Problemas cardíacos, incluindo tensão arterial alta;
  • Cálculos renais;
  • Retenção de líquidos;
  • Disfunções da tiroide;
  • Disfunções sexuais;
  • Infeções bacterianas, fúngicas, virais e de parasitas.

A moringa é uma excelente fonte de vitamina A, potássio, cálcio e vitamina C.

Esta planta é extraordinariamente dominante, comparativamente ela contém:

  • 2x mais quantidade de proteína do que o iogurte;
  • 4x mais quantidade de vitamina A do que as cenouras;
  • 3x mais quantidade de potássio do que as bananas;
  • 4x mais quantidade de cálcio que o leite de vaca;
  • 7x mais quantidade de vitamina C que as laranjas.

A moringa é uma planta nativa das montanhas dos Himalaias e de algumas zonas da Índia e África. Ganhou reputação no combate às inflamações e vários efeitos de má nutrição, sendo por isso alcunhada de “planta milagrosa”.

Para comprovar que esta alcunha é bem merecida, explanamos de seguida os seis principais benefícios já comprovados.

Disponibiliza compostos antioxidantes e anti-inflamatórios.

A moringa tem as mesmas capacidades das drogas convencionais, mas não possui os efeitos secundários nem riscos associados.

Esta planta contém um misto de ácidos essenciais, carotenoides (os mesmos encontrados em cenouras e tomates), antioxidantes como a quercitina e compostos naturais antibacterianos, os quais atuam da mesma maneira que muitas drogas anti-inflamatórias.

As folhas de moringa têm um elevado número de compostos anti envelhecimento que baixam os efeitos do stress oxidativo e da inflamação. Reduzindo, por conseguinte, doenças crónicas, como o cancro de estômago, fígado ou do colon; diabetes; hipertensão e doenças relacionadas com a idade.

Equilibra as hormonas e retarda os efeitos da idade.

A moringa baixa os níveis de inflamação e stress oxidativo na menopausa, melhorando a qualidade das enzimas antioxidantes, estrogénio, entre outras.

Ajuda igualmente num controlo rápido da glucose no sangue. Resultando também na melhoria da líbido, e segundo alguns estudos, reduz a capacidade de engravidar durante o seu uso. No entanto durante a gravidez faz disparar o sistema imunitário e aumenta a produção de leite materno.

Ajuda e melhora a saúde digestiva.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a moringa tem sido usada por ramos da medicina natural tão antigos como a Ayurvédica, na prevenção ou tratamento de úlceras de estômago, patologias hepáticas, problemas renais, infeções bacterianas ou fúngicas e queixas digestivas.

Um uso comum do óleo moringa tem sido na ajuda para acelerar do funcionamento do fígado e por conseguinte desintoxicar o organismo de substâncias prejudiciais, tal como de metais pesados. Terá também a capacidade de ajudar a reduzir cálculos renais, infeções do trato urinário, obstipação, retenção de líquidos/edema e diarreia.

Estabiliza níveis de açúcar no sangue.

A moringa ajuda a combater a diabetes, pois contém ácido clorogénico, o qual tem demonstrado ajudar no controlo dos níveis de açúcar no sangue e permitir as células a recolher ou libertar glucose (açúcar), conforme precisem. Este mecanismo dá à moringa propriedades antidiabéticas e de equilíbrio hormonal.

Vários estudos demonstraram que a toma continuada de moringa consegue recuperar a saúde dos rins e pâncreas reduzindo igualmente as complicações associadas à diabetes.

Protege e regenera a pele.

A moringa contém compostos naturais antibacterianos, antifúngicos e antivirais, que protegem a pele de várias formas de infeção. Alguns dos usos mais comuns são o tratamento de pé de atleta, eliminar odores, reduzir inflamações por acne, tratar pontos de infeção ou abcessos, doenças da boca, ajudar a tratar mordeduras, queimaduras e feridas virais.

O óleo de moringa (Ben Oil) é aplicado diretamente na pele como agente adstringente para matar bactérias, mas ao mesmo tempo, quando usado regularmente atua como lubrificante e hidratante da pele, ao restaurar a sua barreira natural.

Ajuda a estabilizar o humor e protege a saúde cerebral.

Sendo um alimento muito proteico e uma rica fonte de triptofano, a moringa beneficia as funções dos neurotransmissores, incluindo aquelas que nos dão a sensação de bem-estar, serotonina.

Dr. Tito Freire

A moringa é igualmente rica em antioxidantes, que promovem a saúde da tiroide, o que é essencial para a manutenção de elevados níveis de energia que irão combater a fadiga, depressão, baixa de libido, alterações de humor e insónia.

Esta planta contém uma rara e única combinação de fito nutrientes que lhe permitem ter uma alta eficácia na prevenção da doença.

Para reforçar a qualidade excecional desta planta, resta referir que a moringa está carregada de inúmeros nutrientes, incluindo antioxidantes, proteína, cálcio, betacaroteno, vitamina C e potássio. Pelo facto de possuir uma elevada concentração de vitamina A, a moringa é dada a milhares de crianças em países do terceiro mundo que sofrem de desnutrição.

Créditos Fotográficos: Miguel Pais da Silva

Agradecimentos: Moms Amade.