31 D´ARMADA | VOLTA À PRAÇA PARA APURAR O PALADAR

Quem passa distraidamente pela Praça D´Armada em Alcântara e não pára e estaciona, para reparar no que por lá existe e desfrutar da tranquilidade, não tem ideia de como é aprazível!

No coração da praça, para os amantes de arte e história, ergue-se um Chafariz centenário cheio de simbolismo, e no topo uma majestosa estátua representando Neptuno – Deus do Mar, com o tridente de bronze e o golfinho simbólico.

Aos mais desatentos, chamamos a atenção para a fachada do número 31, coberta com a beleza das imponentes buganvílias, em tons de rosa e branco e para a estrutura em madeira que alberga o mobiliário de uma esplanada aberta, confortável, com cadeiras parisienses, que nos convida a ficar e a longas horas de conversa, regadas por um cocktail de autor ou outra bebida qualquer. Proporciona-nos uma experiência inesquecível em qualquer altura do ano!

Podia confundir-se com mais uma esplanada como tantas outras, todavia, não só conquista os olhos de quem por ali passa, como os dos funcionários das instituições sediadas naquela zona.

Mas não fiquemos só pela vistosa esplanada! Podemos senti-la em cada detalhe no interior do spot, e no bom gosto que a proprietária colocou na renovação do espaço.

Se atentássemos apenas na esplanada, escapar-nos-ia a história de um restaurante que sempre se diferenciou pelo bom atendimento e nobreza dos produtos.

É aqui que funciona o 31 D´Armada, o emblemático e histórico estabelecimento, que dava cartas em outros tempos, e que ainda sobrevive na memória de quem o abriu, lá trabalhou ou frequentou. Ainda conservam na mente os bons momentos e o sabor da oferta gastronómica de qualidade.

Totalmente renovado, reabriu discretamente em março de 2018, mantendo o mesmo nome, parte dos murais em azulejo pintados do século XVIII (é impossível ficar indiferente aos azulejos pintados que servem de adorno) e algum mobiliário, numa tentativa de manter viva a memória do spot.

Fora do centro turístico de Lisboa, elegante, sóbrio e simples, o renovado 31 D´Armada, é pináculo da cozinha contemporânea portuguesa com influências mediterrânicas. É o spot indicado para parar, beber um copo, ouvir boa música, almoçar e jantar.

A empresária polaca Ewa Kubik, a residir em Portugal desde 1996, reúne mais de duas décadas de experiência no campo do marketing para a restauração, a trabalhar como decoradora de restaurantes e como Relações Públicas no Grupo Olivier, nomeadamente, no restaurante Guilty ou no KOB, é a nova proprietária deste espaço.

A decoração, inspirada no próprio local, tem a assinatura da Ewa, que ao chegar ao local pela primeira vez reparou, de imediato, em todos os detalhes e resolveu manter a alma do espaço, recuperando/reciclando peças e adquirindo outras em vários lugares e locais. A título de exemplo: as cadeiras foram adquiridas no Porto, a pedra do balcão na Turquia, o mobiliário da esplanada em França.

Os elementos clássicos, contemporâneos e femininos estão lá, temperados com pormenores do estilo “Art Déco” – sem evocar uma estética ultrapassada, garantindo ao décor uma sensação de atualidade e conforto aos olhos.

A esplanada intimista – para meat lovers- sob a frescura e a serenidade de uma sombra envolvente, inspirada nas esplanadas francesas, mesmo no inverno é bastante convidativa.

Neste espaço de atmosfera acolhedora, cosmopolita e com boas vibes, podemos degustar cocktails de assinatura e/ou uma deliciosa Sangria de Espumante com Frutos Vermelhos, antes de uma refeição ou simplesmente para relaxar ao fim de um dia de trabalho.

Gosto de disponibilizar tempo para degustar uma bebida ou uma refeição num espaço aconchegante, confortável, capaz de agradar aos diferentes sentidos e proporcionar bem-estar. Esse momento sem tempo sabe-me, particularmente, bem! É tranquilizante e serena-me a alma, por mais irrequieta que ela esteja.

Uma esplanada agradável, visualmente atraente, calma e especialmente recatada. Confortável, colorida, e elegante no que ao mobiliário e decoração diz respeito. Local onde me apetece prolongar o tempo…para lá do razoável. Após o lusco-fusco a iluminação engrandece o espaço, criando uma atmosfera atraente e confortável que nos convida a apreciarmos o anoitecer junto daqueles que mais estimamos.

A decoração interior é romântica-rústica, discreta e reservada, com todo um charme escolhido a dedo, quer pelos detalhes, como as rosas naturais colocadas em todas as mesas, quer pela luz amarela escolhida propositadamente que lhe confere um ar mais quente, mais envolvente. Traz um romantismo cheio de personalidade ao restaurante!

Deixei-me literalmente seduzir pelo charme, pela luz e pela atmosfera romântica.

Romantismo assumidamente destacado, envolvido num cenário cheio de detalhes que magnetiza olhares.

O sonho de Ewa ganhou forma e com muita dedicação nasceu um restaurante acolhedor que partilha o antigo com o conforto dos nossos dias.

Divide-se por 2 salas de refeição interiores, independentes, mas com a mesma linha decorativa, ambiente e luz, um bar e esplanada.

À frente da cozinha está o Chef residente Nuno Feliciano, executante seguro de bons pratos e garantia de uma ementa apetitosa, com refeições ótimas e deliciosas.

Depois de uma boa prosa e de um breve encontro com os tachos, passamos para a sala de refeições onde iniciamos a sentada. E que sentada|repasto, valha-me Deus!

As especialidades poderão ser degustadas nas salas interiores ou na esplanada (se a chuva der tréguas), se estiver frio ou calor poderá desfrutar do sol ao almoço e das amenas noites de verão ao jantar.

Além disso há sempre sugestões de petiscos, pratos ou bebidas para dificultar a sua/nossa escolha.

Já que falo nos pitéus da ementa, aqui revelo alguns dos pratos de fazer crescer água na boca.

Os fãs de petiscos têm neste spot um porto seguro de lambarices à prova:

Carpaccio de Novilho com Agrião e Laranja; Carpaccio de Bacalhau Fresco com Azeitona, Limão e Tomate; Polvo à Galega Pimentos Padrón, Peixinhos da Horta, Croquetes de Novilho maturado com mostarda; Ovos com farinheira e tomate, Tábua de Enchidos e Tábuas de Queijos.

Acompanhe-os, claro, com um bom copo de vinho.

A completar a ementa, tendo como ingrediente principal peixe e marisco, preparados das mais diversas formas e estilos, aguce já a gula com os Pratos de Peixe:

Bacalhau Assado, Migas de Grelos e chalotas no forno, Salada de Vieiras com Abacate e espargos, Polvo à Lagareiro, Batata Doce e Grelos, Dourada com Amêndoa com Risotto de Lima, Legumes Grelhados, Linguini de Camarão e Vieiras e Linguini de Lavagante.

Antes de se precipitar na escolha de um petisco ou um prato de peixe, espreite a ementa no que toca às carnes. Um dos destaques do menu são, sem dúvida nenhuma, as suculentas, tenras e aromáticas carnes maturadas.

Convida-nos a refeições fora de horas, a um ritmo lento, descontraído e despreocupado:

Bife do Lombo Maturado Grelhado ou com Molho 31 D´Armada de Cogumelos, Batata Doce e Legumes Grelhados; Vitela Branca Maturada com Linguini de Trufa, ou, Bochechas de Porco Preto com Vinho de Porto, Risotto de Açafrão e Ervilhas.

Não é fácil decidir, mas entre as carnes, a Vitela Branca Maturada com Linguini de Trufa é uma delícia.

Para adoçar os paladares dos olhares mais gulosos, a ementa reserva pequenas tentações, para desmontar sem culpas, sem dietas e sem pensar na balança.

Os comensais poderão encontrar algumas sugestões tentadoras, onde se destacam:

Petit Gateau de Caramelo com Gelado; Pudim de Ovos da Dona Maria; Cheesecake de Chocolate Branco com Lavanda, Brownie de Chocolate Negro com Pistachio e Amendoim.

A Degustação

De alma aberta e sempre inspirados pela sociabilidade da cultura gastronómica, aqui está a nossa melhor desculpa para aconchegar o estômago, com diferentes experiências de sabor.

Unidos pelo prazer de desmontar pratos suculentos e conversas com sabor, esta dupla de comensais ávidos de novas experiências de sabores, não tiraram os olhos dos pratos, à medida que as criações do Chef foram chegando à mesa.

A sentada começou com os comensais a desmontarem as pequenas iguarias, do antepasto: pão biológico da padaria Gleba –cuja fermentação é natural- azeite biológico virgem Vila Pedra, manteiga e azeitonas temperadas com azeite alhos e orégãos.

Enquanto o prato principal se apurava, à mesa chega em jeito de entrada um Carpaccio de Bacalhau fresco, com uvas, lima e tomate. Um prato simples, onde vários sabores assertivos, se harmonizam quando misturados, sem que os deixemos de sentir individualmente.

Depois de já termos a barriguinha aconchegada, foi servido um prato de carne.

Ficou cravado no meu palato o prato principal “Vitela Branca maturada (durante 21 dias) com Linguini de Trufa (cresce-me água na boca só de me recordar)”.

Os olhos encheram-se de vida e a minha boca retrocedeu-se de desejo. Não minto quando digo que é uma das melhores carnes maturadas que já comi.

Deixei-me seduzir por esta carne tenra, suculenta e deliciosa, desde a ponta dos meus dedos até ao palato. O facto de a Vitela ser maturada acentuou ainda mais o sabor da carne e o aroma.

O Linguine, a massa típica da Ligúria, especialmente apetitoso, foi enriquecido com um toque do sabor forte da trufa, que acrescentou mais paladar a um produto que combina na perfeição com a textura macia e o sabor da Carne de Vitela Maturada.

Duas garfadas… e suspirei. Voltei a comer sem pressa de ver o prato vazio.

Para esta experiência foi servido um vinho tinto argentino – Crios – Malbec – Mendonza – Argentina 2017, que harmonizou muito bem com a carne.

E como nenhuma experiência gastronómica pode estar concluída sem uma boa sobremesa, embrenhamo-nos num delicioso Brownie de Chocolate com Pistachio, Amendoim e Gelado.

O melhor Brownie que o fotografo Miguel Pais e Silva já provou.

Além do prazer de o ver comer, que satisfação foi ver o Miguel André, o fotógrafo do Blog, com o paladar nas alturas: a desmontar um Brownie com tanto gosto e determinação. Eu parei só para olhar a sensação de satisfação e de regalo para o palato, enquanto lambia os dedos e as beiças, nesse crime perfeito, sem medo de balanças, enquanto sussurrava:

 “O Brownie liga na perfeição com o gelado de baunilha”.

O 31 D´Armada é um espaço descontraído, alegre e acolhedor onde o décor e a música, de mãos dadas com a comida, criam um ambiente de convívio e prazer que às quartas-feiras, com as noites de fado ou flamengo e, às sextas-feiras, com as noites de bossa nova ou jazz ao vivo, pode e deve prolongar-se para além da refeição.

Menu Executivo

Para quem tem pouco tempo de almoço e não quer desmontar um “fast food”, os menus executivos são ótimas opções.

O Chef preparou um menu executivo diferente para quem quer aproveitar uma boa refeição, além de conter outras opções na ementa. Está disponível de segunda a domingo, à hora do almoço.

O Exercito de Ewa

Ewa ao comando deste exercito gastronómico, a pensar na personalização e serviço ao cliente, recrutou para o pelotão “31 D´Armada”, Vanessa, Adilson, Fábio, Marcos, Valquíria, Graciano e Sandra. Um pelotão para saber escutar o cliente, saber interpretar as suas necessidades e expetativas e conseguir surpreendê-lo, para estar sempre disponível para oferecer a clientes e amigos, as mais deliciosas experiencias de degustação.

Recrutar uma boa equipa de trabalho toma uma importância fora do vulgar quando se recoloca o 31 D´Armada no mapa da boa restauração de Lisboa, tanto para aqueles que gostam de economizar o seu tempo, como para quem quer passar boas horas à mesa e em boa companhia. Quanto ao resto, depende dos elementos do pelotão.

Crédito Fotográfico: Miguel Pais e Silva

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Aberto todos os dias: das 12:30h às 2:00h da manhã

Largo da Armada 31, 1350-027 – Lisboa, Portugal

RESERVAS: +351 936 000 244

Espreite: 31 D´Armada.

Agradecimentos: Scotta 1985 – Portugal & Ótica Milheiro.