MOJO Supply Store|TÃO LONGE & TÃO PERTO

Mercearias, Padarias, Talhos, Peixarias, Snacks-bar, Sapateiros, …, os pequenos negócios do comércio de bairro movimentam muito a economia local da zona onde estão instalados!

Da padaria da esquina, vem aquele cheiro de pão fresco; da pastelaria do Sr. Joaquim, desmontamos a melhor torrada do bairro; da mercearia, vem a ajuda do dono que auxilia os seus clientes mais velhos a levar as compras até casa; d´Os Chapeleiros, vêm chapéus, bonés, gorros, boinas e tudo o que precisar para proteger a sua cabeça; do Restaurante Calcutá vem os aromas mais sedutores e condimentos exóticos; do Restaurante A Baiuca do Bairro Alto, vem o ambiente mais familiar do bairro, com sabor de cozinha portuguesa; da Tasca do Chico o fado para ouvir, cantar e saborear alguns petiscos! Tão habituados com estes serviços à nossa disposição, que muitas vezes não percebemos como o comercio de rua, dos bairros típicos são parte essencial para fomentar a economia local e fundamentais para o desenvolvimento dessas localidades.

Os retalhistas que escolhem os bairros históricos para se instalarem, têm para oferecer a comodidade que está aliada a outro elemento relevante no processo de comercialização: a afetividade!

Comercio de bairro é comercio com rosto

A proximidade do comércio de rua e as ofertas especiais são os elementos ideais para criar laços e fidelizar clientes.

Todavia, ao longo do tempo, fecharam-se algumas portas, abriram-se outras tantas, mas ainda há retalhistas que resistem e permanecem. Há igualmente quem arrisque a instalar-se pela primeira vez. Alguns estabelecimentos comerciais antigos foram substituídos por restaurantes, bares, ou pelo alojamento local, mas no seio dos que permanecem, aceita-se e coabita-se harmoniosamente com a presença de forasteiros no bairro. Para alguns, foi preciso adaptar a oferta ao novo tipo de clientela. Para outros, tudo permanece quase igual, como dantes. O Bairro Alto ainda preserva algumas lojas tradicionais e antigas, repletas de histórias para contar e com muita vontade de continuar a fazer parte das estórias do quotidiano da capital. Vai representando a Lisboa alternativa, e é provavelmente um dos melhores lugares de Lisboa, para ouvir e cantar o fado.

É sempre um bairro apetecível para deambular e para o consumo de proximidade. Alguns retalhistas têm vindo a instalar-se aqui, complementando o comércio tradicional que já existe e contribuindo para a sua modernização.

É aqui, num dos bairros mais típicos de Lisboa, que encontrei a Mojo Supply Store. Um projeto do casal Paula Baptista e Paulo Monteiro, que para além de ser guitarrista dos Pop dell´Arte, é um cidadão criativo e está a trabalhar no sentido de criar uma marca de roupa própria “a principal ambição da Mojo Supply Store”, com peças de alta qualidade, identidade única e alternativa, a “Whole Lotta Mojo”, para pessoas únicas e orgulhosamente diferentes. Trabalho que acumulam com as funções exercidas na sua agência de publicidade a Shiny People.

São ambos apaixonados pelo estilo de roupa vintage e depois de abrirem a loja, em janeiro de 2019, na rua da Rosa, Bairro Alto, já pensam abrir, para breve, uma loja online. Com oferta de várias áreas/artigos, mas com o comércio de vestuário a predominar na oferta existente para um público cada vez mais vasto.

Por enquanto é só no espaço físico do bairro alto, em Lisboa, com estilo mais retro e vintage, que o tempo teima em não se manifestar nos tecidos, mas, sim contar uma história em cada peça de roupa, e sussurrar que os clássicos podem até ganhar rugas, mas, nunca perdem o encanto. Aqui encontra clássicos como, casacos, jaquetas em bombazina, camisas, vestidos com corte e desenho retro a remeter para outros tempos. Todavia, não são peças de roupa em segunda mão, como a maior parte das lojas desde género, estas nunca foram usadas. Ter estas peças de vestuário no nosso roupeiro para os coordenados contemporâneos é um “must have”.  Eu gosto!

A Mojo Supply Store é uma loja vintage, inspirada na música e cultura pop. Oferece uma gama de roupa e acessórios para homem e mulher, combinando estilos de outros tempos com um toque e tendências contemporâneas.

A loja tem vestuário digno de produções de moda com as multi-marcas representadas: Madcap England, Lambretta, Rock-Sax, Chenaski, Difuzed, Grindstore, Brandit e Plastic Head entre outras.

A Mojo Supply Store é a loja que nos faz voltar aos anos 80, com peças de vestuário, ainda que vintage, mas, que nunca foram usadas.

Para um evento especial, ou até mesmo para o dia-a-dia, encontra t-shirts, camisas, mochilas, sacos de pano, parkas entre outros artigos.

Levantei os olhos e dei de caras com prateleiras e cabides que eram um regalo para os coordenados contemporâneos, que fizeram ressaltar o espirito criativo de Marta Moreira que preparou estes outfits, modernos, casuais, combinando estilos com um toque vintage na modernidade.

TÃO LONGE & TÃO PERTO  

Tão longe & Tão Perto é o caminho harmonioso construído que reune os coordenados e acessórios escolhidos pela stylist Marta.

 Camisa Octopus Ride by Madcap England, da Mojo, usada com fato da Antony Morato, coordenado com boina de Os Chapeleiros, sapatos da El Ganso e óculos de sol Mariano Di Vaio, da Óptica Milheiro.

Look com Camisa Retro 70s by Madcap England e Blusão Corduroy Brown by Chenaski, que fizeram sucesso em gerações passadas, da Mojo, combinam muito bem com calças da Obg – Lisboa, sapatos da El Ganso, chapéu de Os Chapeleiros e óculos da Óptica Milheiro. Cria um coordenado vintage extramente atual, por mais incrível que pareça. Marta Moreira usou um Vestido Golightly by Madcap England.

Camisa Patchwork Limited by Chenaski, da Mojo, com calças da Antony Morato, calçado da El Ganso, chapéu de Os Chapeleiros e óculos da Óptica Milheiro. Criou um visual ousado e elegante, trazendo as vibrações dos anos 80.

Um clássico da moda, o xadrez surge como uma das tendências mais fortes desta estação. Interpretado de várias formas, pode ser discreto, ousado ou tradicional. A Camisa Xadrez Long Sleeve by Lambretta, combinada com Blusão Columbia Harrington by Madcap England, da Mojo, calça azul escura da Antony Morato, chapéu de Os Chapeleiros e ténis da Adidas, uma das maiores tendências da atualidade, trazem equilíbrio perfeito aos coordenados. Versátil, adapta-se a diferentes outfits. Aposte! Jorge Taylor foi mais além e usou óculos de sol da Óptica Milheiro. O toque que faltava.

O Cardigan Polo Blake Retro Gradient by Madcap England, expõe um estilo casual. As tonalidades, tirando partido da cor preta em contraste com os tons calmos, cores frescas e neutras, e a textura macia são os destaques desta peça de vestuário. Em combinação com uma calça bege da Obg – Lisboa, boina de os Chapeleiros, ténis Armani Jeans e óculos de sol da Óptica Milheiro, são detalhes discretos que celebram a elegância das peças.

O Polo Velo Cycling by Madcap England, combinado com calções da Mango, chapéu de Os Chapeleiros, calçado do designer moçambicano Moms Amade, óculos de sol da Óptica Milheiro e Mochila Azul by MOJO Supply, revela bom gosto, simplicidade, diversidade e minimalismo. Resultando num look cool e confortável. Marta Moreira usou Blusa Manga Sino Lollipop by Madcap England e uma Bolsa Laptop Azul by MOJO Supply.

As peças selecionadas pela Marta Moreira, revelam bom gosto e simplicidade. A stylist, vê na simplicidade a chave para o conforto e bem-estar ao criar com naturalidade este outfit, que resulta num look mais desportivo e  descontraído. Combinando estilos com um toque vintage na modernidade, escolheu uma Camisa Xadrez (Orange) by Lambretta, Blusão Corduroy Navy by Chenaski da Mojo, com jeans da Antony Morato, ténis desportivos da Adidas, chapéu de Os Chapeleiros, e óculos de sol da Óptica Milheiro. A completar duas Mochilas by MOJO Supply, uma Azul e outra Cinza. Marta Moreira usou uma Camisa Venus Op Art by Madcap England.

Para os coordenados desta estação, Marta Moreira, trabalhadora da Mojo, Stylist e Consultora de Moda, concentrou-se no estilo casual chic e travel chic, dentro do “retro Style”. Inspirada nos tons de verão e nos anos 60, 70 e 80, misturou calças da OBG – Obrigado, Obrigada; calças e calções da Antony Morato com camisas, polos, jaquetas, blusões da Mojo, chapeus e boinas dos Chapeleiros, Sapatos do El Ganço; Ténis da Adidas e Armani Jeans; Alpercatas africanas do designer Moms Amade  e  Óculos da Óptica Milheiro.

Há quem defenda que a moda é cíclica, e é neste contexto que o termo “vintage” se torna o expoente máximo desta perspetiva “cíclica” da moda. O vintage democratizou o propósito de que roupas, acessórios e objetos de outros tempos podem ser utilizados na atualidade, como peças únicas, distintas e de qualidade. Peças de vestuário que passam a ser influenciadoras dos nossos outfits, pela exclusividade e originalidade das mesmas.

Tornou as peças de vestuário de outros tempos em inspirações, em verdadeiros elementos diferenciadores do estilo pessoal. Que se reinventam para looks mais arrojados.

A Mojo Supply Store está aberta de segunda a sábado das 11:00H às 20:30H.

 Rua da Rosa Nº31, Bairro Alto, Lisboa

email: we@mojo-brand.com

facebook: @mojosupply

Instagram: mojo.supply

Créditos fotográficos: Miguel Silva

Agradecimentos: Obg Lisboa – Obrigado, Obrigada; Antony Morato; Otica Milheiros; Os Chepeleiros & Moms Amade.