COM ARTE E ALMA| Mostra/Feira Virtual Colectiva de Ofícios, Artes e Pinturas

“TEMOS QUE TER RESPEITO E AMOR PELO QUE ACREDITAMOS E CONSTRUÍMOS”

Bem-vindos a este encontro de artes visuais, de expressão plástica, dos sentidos, da arte, da emoção, do bem-estar, da contemplação, que valoriza o cidadão na sua generosidade, na sua essência e na sua forma de pensar e sentir a vida.

A ideia deste encontro partiu do autor do Blog “A Boa Vida Persegue-me”, que em defesa de um lugar de destaque para a cultura na sociedade, idealizou uma mostra virtual de “Artesanato Artístico – Artes, Ofícios e Pinturas”.

No atual contexto de pandemia Covid-19, cujos impactos se têm feito sentir fortemente sobre a cultura, arregaçou as mangas e criou no seu Blog um espaço virtual, no qual, como se de uma feira se tratasse, as obras de arte e alguns trabalhos estão expostos e à venda.

A mostra de artesanato, cerâmica, esculturas e pintura – “Artesanato Artístico” é uma feira/exposição virtual que junta artesãos, ceramistas, escultores, oleiros, artistas plásticos e outros, de Portugal e das Comunidades Lusófonas dos Países de Língua Portuguesa.

Com Arte e Alma foi pensado para fomentar a união, a colaboração e a resiliência neste período difícil que o mundo atravessa. Através da sua vertente multidisciplinar e da diversidade de estilos, línguas (tendo por base a língua oficial portuguesa), culturas e até origens étnicas dos artistas, Com Arte e Alma, destaca a diversidade que caracteriza a “União Lusófona” e que pode ser encontrada nas criações artísticas dos fazedores de cultura.

A mostra integra as JEP – Jornadas Europeias de Património 2020, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, sob a salvaguarda do Conselho da Europa e da União Europeia.

A participação desta I Edição da “Mostra/Feira/Exposição Virtual de Artesanato e Pinturas” – “Com Arte e Alma” nas JEP advém do enfoque que este Blog tem dado à cultura como veículo de promoção da arte, assim como dos seus criadores, os fazedores de cultura lusófonos.

O mote é simples, apresentar a nível europeu as realizações artísticas e tendências estéticas da lusofonia que representam um valioso património da evolução social e cultural.

COISAS BONITAS

O Artesanato Artístico, as Peças de Cerâmicas, as Esculturas construídas em Cortiça Natural, as Pinturas em Tela, em Azulejo e Tecido, a Joalharia Artesanal, o Artesanato “Do Lixo à Arte”- a Reciclagem de objetos (dando uma nova vida) por reutilização e reaproveitamento – e os trabalhos em Macramé realizados por criadores dos países da lusofonia são as estrelas desta iniciativa promovida pelo Blogue “A Boa Vida Persegue-me”.

Decidi apostar na promoção da tradição lusófona do artesão, do ceramista, do escultor, do artista plástico, entre outros, para assim valorizar a arte do saber-fazer de “CRIADORES” que aliam a tradição manual à imaginação e criatividade, reinventando ideias com um olhar contemporâneo, produtivo e cosmopolita.

Da olaria à tecelagem, da escultura em cortiça ou em madeira à cerâmica, são muitas as atividades que combinam técnicas tradicionais com design contemporâneo, dando origem a peças únicas e originais.

Há que valorizar a produção artística, reconhecendo ao artista o talento e a coragem de se expressar, é à arte o valor que representa nas nossas vidas e a sua contribuição para o aperfeiçoamento individual e coletivo.

A arte acompanha os cidadãos desde sempre. Umas vezes mais, outras menos, compreendida; vivida com maior ou menor intensidade, o fato é que fazer arte, nas suas mais variadas manifestações e expressões, faz parte do dia-a-dia de cada um e ajuda a construir a identidade cultural de um povo, dos povos dos países da lusofonia.

AS MÃOS LUSÓFONAS CONSTROEM MEMÓRIAS

Peças de arte para mostrar ao mundo o que as mãos lusófonas são capazes de fazer com recurso a técnicas artesanais – esculturas, olaria, cerâmica, porcelana, latoaria, cestaria, cartonagem, croché, ponto cruz, découpage, desenho, encadernação, ferraria, biscuit, estamparia, marcenaria, modelagem parafina, mosaico, origamis, pirografia, reciclagem, saboaria, tapeçaria, velas, vitrais, macramé, joalharia, flores secas, bordados, costura, fuxico, patchwork, couro, encadernação, batik, tecelagem, modelagem gesso, serigrafia ou scrapbook e pintura.

Esta Exposição Coletiva presta-se a um momento de integração da sociedade com os artesãos, ceramistas, artistas plásticos, artistas e destes entre si, não privilegiando género, tão pouco contempla uma ou outra corrente. Reúne as mais variadas técnicas, estilos e propostas, possibilitando uma visão abrangente da arte nas suas inúmeras possibilidades e linguagens plásticas de expressão.

A arte não conhece limites ou fronteiras, é uma legítima prática de cidadania para o criador (o fazedor de cultura) e também para o cidadão, visitante, observador, espectador, nos seus papéis de criar e apreciar.

Este significativo encontro de artesãos, ceramistas, artistas plásticos, entre outros artistas, deixa a sua contribuição na formação cultural, na descoberta e no desempenho dos talentos, na enriquecedora convivência com a arte e, principalmente, na oportunidade do visitante, do observador estabelecer contato com as mais variadas técnicas e estilos destes artistas que, usando da sua técnica e materiais, cores e formas, expressam o seu modo de ver o mundo, de perceber a vida, despertando os nossos sentidos e fazendo-nos sentir vivos.

Criadores que ousam apostar numa produção artesanal de qualidade, que recuperem (ou não) materiais tradicionais para criarem peças contemporâneas e que desenvolvam uma produção em pequena escala, mas com recurso a novas tecnologias e numa perspetiva que promova o consumo sustentável.

A EXPOSIÇÃO QUE NUNCA FECHA

Na sequência da pandemia de covid-19, Com Arte e Alma, decorre em edição digital.

A partir de um dispositivo eletrónico, sem sair do sofá, à distância de um click, em qualquer parte do mundo e a qualquer hora, sem bilhete, sem fila, mas claro, através de um ecrã, qualquer pessoa pode visitar a I Mostra/Feira do Blog A Boa Vida Persegue-me.

Esta exposição tem o objetivo de levar a arte às pessoas, dando a conhecer a cultura de forma inclusiva, pôr as pessoas a mexer, a criar e a viver em conjunto, sem atropelar ninguém, nem tão pouco deixar alguém para trás!

Assim, fazemos chegar às pessoas a exposição de “Arte Plural” – que contempla a diversidade, reunindo vários estilos e autores, apresentando uma multiplicidade de formas, técnicas e histórias, a quem não tem por hábito ir a exposições porque lhes era distante ou por se encontrarem restringidas aos espaços físicos para o efeito (museus e galerias).

A I EDIÇÃO DA MOSTRA DE ARTESANATO ARTISTICO, CERÂMICA E ARTES PLÁSTICAS REFORÇAM A IDENTIDADE CULTURAL DO BLOGUE!

Nesta mostra proponho como lema “a diversidade que nos une” – quer estética quer ideológica – como afirmação de princípio, privilegiando o diálogo entre culturas e promovendo encontros entre os povos, cidadãos, entre artesãos, ceramistas, escultores e artistas plásticos, dos países da lusofonia como método de ação.

Para além da inclusão dos trabalhos e da estética, a Mostra/Exposição/Feira “Com Arte e Alma” apresenta uma diversidade de ideologias e interpretações fundamentais às nossas vidas e que constroem a nossa história. Imagens, Ideologias e Palavras que ficam na Galeria do Blog, construindo paradigmas que alicerçam a cultura e a nossa história comum.

Este sentimento e esta atitude tornam a minha vida especial. Desafiam-me, fortalecem-me, alimentam-me, fazem-me querer ser mais e ir mais além enquanto pessoa.

Aproveite esta oportunidade, gratuita e no conforto da sua casa e acrescente mais arte, mais cultura à sua vida. Numa altura em que vemos a arte a ressurgir gradualmente depois do confinamento, precisa de todo o nosso apoio por forma a voltar ao espaço que tanto merece.

Esta I Edição conta com a participação de 147 Trabalhos/Obras de 51 Artistas provenientes dos Países lusófonos: Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

ARTESANATO ARTÍSTICO

Neste espaço, os artesãos mostram as suas artes, transportando afetos, recordações, inspirações, influencias, inovação e criação de novas peças. O público, observadores, visitantes podem apreciar os artífices e com eles descobrir técnicas e saberes.

Conta com artesãos de diferentes idades, onde a versatilidade, a criatividade, originalidade são características.

As influências multiculturais fazem-se sentir como consequência do espírito de “descobridores”, característica da cultura portuguesa. Descubra, em detalhe, os nossos tesouros – os tesouros lusófonos.

Portugal é conhecido pelo “saber-fazer” com qualidade, juntando a tradição às tendências mais atuais.

A introdução do design nas produções artesanais permite criar peças únicas, utilizando variadíssimos materiais, como o couro, peles cruas, madeira, azulejo, mosaico, gesso, grés, óxidos, engobes e vidrados, verniz mate, bronze com banho de ouro amarelo, entre outros!

                                                                 

 JOSÉ SOUSA

José Sousa, com um pequeno curso de cinzelagem, é artesão há 35 anos e trabalha principalmente com peles cruas, celeiro, grava, cinzela, pinta e coze tudo á mão. Executa qualquer tipo de peças. Participa em mercados medievais em Portugal e Espanha.

OS TRABALHOS DO JOSÉ SOUSA

Gargantilha com pedra semipreciosa embutida | Material: pele de carneira | Técnica: cinzelados e têm uma ágata embutida | Preço: 40€|Capa do livro |Material: Carneira | Técnica: carneira moldada e cinzelada á mão | Preço: Sob Consulta |Mala I Material: couro – celeiro cinzelado | Técnica: pintado e cosido á mão | Preço: 80,00 €|

ARTESANATO EM AZULEJO E CERÂMICA ARTESANAL

O maravilhoso mundo dos azulejos

                                                                                                                                      

LÍGIA MOURA

Natural de Lisboa, 59 anos, médica de profissão, apaixonada pelas artes artesanais, tem como hobby a pintura em azulejo e escultura cerâmica/artesanato.

OS TRABALHOS DA LÍGIA

COVID FEAR – COLECÇÃO RAVEN I Técnica: Azulejo desenhado e vidrado | Dimensões: 20x30cm |Preço: 35€ €|WILD HORSE II | Técnica: Azulejo desenhado e vidrado | Dimensões: 20x30cm |Preço: 60€ |FRIENDS – DUCK & FUNNY BIRD | Técnica: Cerâmica vidrada | Dimensões: aproximadas 32 x 12x 18 (bico) / 30x10x10cm |Preço: 80€/cada |Cerâmica artesanal|

                                                                       

M. CORREIA

Maria Correia nasceu no Porto, em julho de 1963, mas viveu a sua infância na Guiné Bissau, cuja cultura lhe causou fascínio, que viria a influenciar muitos dos seus trabalhos. Atualmente vive em Vieira de Leiria. Sempre que realiza uma obra coloca nela toda a sua paixão e sentimento tendo passado já por várias fases da sua vida artística com diferentes tipos de pensamento emocional e criativo.

AS OBRAS DA MARIA MANUELA

Na Onda | Técnica: Pintura em azulejo | Dimensões – 45×75 | Profundezas | Técnica: Pintura em azulejo e “colagem” de outros elementos | Dimensões – 45×45 |

                          

BUILDING ART de Thais e Valeria Delboni

                          

Um pouquinho sobre nós

Somos irmãs – Thais (de 1961) e Valéria (de 1964) – nascidas em São Paulo, Brasil e atualmente (desde 2001), moradoras de Cascais. O amor pelo belo veio pela mamãe com o seu olhar sempre encantado diante da vida! Agora surgiu o espaço para reacendermos a nossa paixão, que tomou forma própria na nova geração. Surge assim a Building Art como uma opção acessível a todos. Sempre atentas ao bem-estar do planeta utilizamos quando possível, produtos reciclados e reaproveitamos materiais, dentro de conceitos inovadores e originais.

AS PEÇAS DAS MANAS DELBONI

PORTA JÓIAS MAR SEM FIM | Técnica: Mosaico sobre madeira | Dimensões: 10 altura x 20 largura x 15 profundidade / Peso da peça: 0,8 kg |Preço: 60€|BASE GIRATÓRIA PATCHWORK | Técnica: Mosaico sobre madeira | Dimensões: 39 cm de diâmetro x 5 cm de altura / Peso da peça: 2,4 kg |Preço: 100€|TORSO ÉBANO | Técnica: Peça feita em molde de gesso revestida com pastilhas de vidro – Mosaico sobre molde de gesso | Dimensões: 45cm largura x 36cm altura x 22cm profundidade / Peso da peça: 1,9 kg |Preço: 350€|Possui um gancho na parte posterior, o que permiti ser colocada na parede ou fixada em uma base|

                                                                 

IVO MOTA VEIGA

Ivo Mota Veiga nasceu em Luanda em 1975. A sua obra é muito diversificada, abrangendo o desenho, pintura convencional em vários suportes, pintura com objectos e pintura digital. Preocupado com as questões ambientais, alguns dos seus trabalhos, também são executadas através da temática reciclagem, pretendendo mostrar que, através da imaginação e criatividade, podemos reaproveitar todos os tipos de materiais e transformá-los em belíssimas Obras de Arte.

OS TRABALHOS DO IVO

Com o objectivo de transformar, criar e dar utilidade aquilo que por norma, deitamos fora, criei esta linha denominada “Butterfly Beautylight”.

|Angel Beautylight | Técnica: Reciclagem | Dimensão: altura 20cm – comprimento 17cm – diâmetro 13 cm |I Preço: 50 euros |Atalanta Beautylight | Técnica: Reciclagem | Dimensão: altura 20cm – comprimento 17cm – diâmetro 13 cm | Preço: 50 euros |Mariposa Beautylight  I Dimensão: altura 2ocm – comprimento 17cm – diâmetro 13 cm |Em cada obra que aqui apresento, quis reunir 3 factores de extrema importância no nosso Planeta TERRA: Arte, Natureza e Reciclagem|Todas as peças desde o design até à decoração, são da minha autoria|Fiz um reaproveitamento de latas em pó e dei asas à imaginação|A decoração que vai desde o candeeiro até à sua base (napron), foi inspirada em borboletas que foram transformadas por mim de forma abstracta|Não esquecer que a borboleta representa o símbolo da transformação, da beleza, da inconstância, da efemeridade da natureza e da renovação|Quis também dar muita cor e vivacidade a estas obras porque as borboletas coloridas transmitem alegria, paz e felicidade|  

                                                   

MARGARIDA ESTEVES

Todas as minhas criações… Não nascem para serem exclusivamente peças decorativas, ou utilitárias. Mas sim para dar resposta a um pensamento, uma ideia que se vai adensando e que abraça várias ligações um misto de vivencias, de interligações possíveis assente numa componente de auto-reflexão. São o reflexo do meu pensamento, da minha vivencia ao longo de anos transformado em algo real, depois a sua representação é também ela uma mistura de elementos e de materiais, esse é o meu fascínio.

OS TRABALHOS DA MARGARIDA

MÁSCARA| Instalação que apela à expressão “tirar a máscara”, “agir sem hipocrisia ou falsidade”. Mas personificado num elemento da Natureza, o sobreiro que também ele tem uma casca protetora qual mascara que esconde o seu verdadeiro tronco|E quando a casca |mascara sai fica “despido” na sua verdade, sem falsidades sem hipocrisias um tronco de um sobreiro apenas| Técnica: Instalação com base em elementos exclusivamente naturais, um tronco de sobreiro que mostra as suas duas fases, atravessado por uma placa de acrílico que serve exclusivamente para dar suporte às duas peças em barro vermelho cozido apenas (chacota), um elemento também ele natural sem mais componentes | Dimensão: 100cm x 45cm x 120cm | Preço: sob consulta | Ainda em fase de montagem | Peças Modelação: Uma o pseudo-rosto do tronco|sobreiro, que alude a um ser humano que respira e chora.  Outra a pseudo Máscara existente na cortiça|casca é um misto de pessoa com um habitante da floresta a coruja de olhos extremamente aguçados uma ave fascinante pela sua beleza e presença. Criando assim uma ligação com os extensos montados de sobro onde podem ser ouvidos o grito nocturno da coruja-do-mato na Ribeira do Divor |“equilibrium”|JOGO| BRINQUEDO|Um objeto um misto de decoração com funcionalidade|É um jogo de equilíbrio para diversão dos pequenos e dos grandes com “arrumação” decorativa. Que cada um decide quais as regras. (qual será o mais rápido a percorrer o percurso com a bola)|É uma plataforma para reforçar o seu equilíbrio, exercitando os tornozelos e joelhos|Consiste numa forma figurativa que pode aludir à estilização de uma tartaruga, a escolha foi tão simplesmente o facto de ser uma figura que correspondia na íntegra com o seu manuseamento enquanto plataforma de equilíbrio e com o facto de as crianças terem necessidade de criar afinidades entre objetos que representam seres vivos|Consciencializando-os através de folheto incluso do seu modo de vida, sendo um alerta para o facto de ser um animal em vias de extinção|Técnica: Peça em madeira com acabamento em verniz mate, peça única construída artesanalmente e na íntegra por mim | Dimensão: 85cm x 47cm x 19cm I Preço: 90 € |“rosto”|Esta peça foi um exercício totalmente livre sem estar presa a uma ideia com um canone a intensão era somente sair um pouco da “máscara” modelar algo que representa se mais um todo, uma cabeça e deixei-me levar pelos dedos e por aquilo que o barro me ia permitindo fazer|Rosto | Técnica: Peça modelada em barro branco em chacota com verniz | Dimensão: 27cm x 21cm x 14 cm | Preço: 90 € |

ARTESANATO – Escultura construída em cortiça natural

                                       

MIROMA – Rui Rodrigues

 

A cortiça é um material nobre, proveniente da casca de uma árvore que é considerada um dos símbolos de Portugal: o sobreiro. Desde muito cedo mostrei alguma vocação para executar trabalhos que implicam destreza manual. Profissionalmente estive desde sempre ligado à área da cortiça. A paixão que tenho por este tão nobre material fez com que eu o escolhesse como a matéria-prima de eleição para a execução das minhas peças.

O meu maior prazer é compartilhar com todos esta minha paixão, traduzida nas peças que constituem o meu trabalho. Espero, por isso, que sejam aprazíveis para todos.

AS OBRAS DO MIROMA – RUI RODRIGUES

Caravela Portuguesa | Técnica: Escultura construída em cortiça natural – Escultura construída em cortiça natural, as peças são esculpidas individualmente e montadas pela técnica de adição. Os contrastes são conseguidos através das tonalidades naturais da cortiça. As velas são em tela de cortiça natural de dupla face e o efeito do mar é conseguido por tiras de cortiça laminadas, muito finas| Dimensão: 310mm X 220mm X 440mm | Preço: 400 €|Douro vinhateiro | Técnica: A base da escultura e os socalcos das vinhas são esculpidos em placas de aglomerado composto de cortiça. Os pormenores da quinta são construídos em cortiça natural. O contraste do rio é conseguido através da utilização de barriga de cortiça. Os barcos rabelos são construídos com rolhas recicladas, aproveitando os seus pormenores originais. As peças são esculpidas individualmente e montadas pela técnica de adição. Os contrastes são conseguidos através das tonalidades naturais da cortiça| Dimensão: 290mm X210mm X100mm | Preço: 200 €|Coluna iluminada Douro | Técnica: Escultura construída em cortiça de aglomerado composto natural, as peças são cortadas individualmente e montadas pela técnica de adição. Os desenhos são efetuados pela técnica da pirogravura. No seu interior está instalada uma lâmpada led com interruptor| Dimensão: 200mm X 180mm X 610 mm | Preço: 100 €|Observações: Todas estas peças são produzidas artesanalmente, com recurso a subprodutos resultantes da indústria de cortiça e trabalhados à mão, utilizando como ferramentas de trabalho, facas e lixas.

JOALHARIA ARTESANAL


GABRIEL RIBEIRO

Gabriel Ribeiro é artesão e designer de joias com um vasto percurso em exposições nacionais e internacionais, no ramo da joalharia.  As suas peças inspiradas na História e nas paisagens de Portugal, contam histórias são singulares, elegantes e facilmente reconhecíveis.  Joalharia contemporânea de autor, recorre a formas tradicionais, exploradas com uma linguagem contemporânea.

AS PEÇAS DO GABRIEL

Alfinete 220| Técnica: Bronze com banho de ouro amarelo e aplicação de xisto e madeira | Dimensão: aproximadamente 10 cm x 5 cm x 1 cm | PVP: 75,00 €|Alfinete 219| Técnica: Bronze com banho de ouro amarelo e aplicação de madeira e pedra calcária | Dimensão: aproximadamente 13 cm x 5 cm x 1 cm | PVP: 85,00 €|Pregadeira 193| Técnica: Bronze com banho de rodium e aplicação de pedaço de azulejo antigo e madeira | Dimensão: aproximadamente 13 cm x 5 cm x 1 cm | PVP: 85,00 €|

A ARTE MANUAL DE “MACRAMÉ ENTRE NÓS

Trabalhos de tecelagem feitos à mão (valorizando o hand made), sem utilizar ferramentas, equipamentos, máquinas. As linhas/fios cruzam-se entre si formando desenhos geométricos e/ou franjas.

De dimensões e formas diferentes/variadas os trabalhos não passam despercebidos. Vejam as peças autorais em “macramé” criadas por duas artesãs: Alexandra Lopes e Andreia Matos.

ALEXANDRA LOPES

Amme – Macramé Art

Para Alexandra Lopes, artesã do Seixal,  projecto Amme – Macramé Art, resulta do Amor e Gratidão que tenho pela Vida, transformado em nós artesanais. Os materiais utilizados são madeira ou bambu e o cordão é maioritariamente português de excelente qualidade. Os trabalhos são originais e por encomenda.

OS TRABALHOS DA ALEXANDRA

Peças feitas artesanalmente, com paciência e carinho, com cordão 100% português de excelente qualidade.

I am my own guru”| Técnica: Macramé sobre madeira reciclada | Dimensão: aprox. 40cmx1.25m | Preço: 45,00 €|Peça Raízes | Técnica: Macramé sobre madeira reciclada | Dimensão: aprox. 51x74cm | Preço: 35,00 €|Peça Fonte da Vida (cinza e verde) | Técnica: Macramé sobre madeira reciclada | Dimensão: 60x70cm | Preço: 40,00 €|Caça Sonhos | Técnica: Macramé sobre madeira reciclada | Dimensão: diâmetro 26cm x 75cm  | Preço: 25,00 €|                                               

OJIBWA NATUR by ANDREIA FILIPA

A Andreia tem 28 anos e vive na Moita. Apaixonou-se pelo croché desde cedo, foi neste tempo de confinamento que começou a dar largas à imaginação e pôr em prática os ensinamentos que adquiriu com a mãe. Procura utilizar elementos que envolvam a natureza e a sua beleza natural. Todos os seus trabalhos são diferentes pois todas as pessoas que encomendam peças, a artesã faz questão que sejam peças autorais únicas.

OS TRABALHOS DA ANDREIA

Caça Sonhos azul terra e mar | Técnica: croché | Dimensão: Altura: 63 cm – Largura: 55 cm – Diâmetro dos aros 23 cm e 20 cm | Preço: 24,00 €|Caça Sonhos Infantis| Técnica: croché | Dimensão: Altura: 78 cm – Largura: 57 cm. Diâmetro dos aros 15 cm e 20 cm | Preço: 18,50 €|Caça sonhos tons terra| Técnica: croché | Dimensão: Altura: 63 cm – Largura: 20 cm. Diâmetro dos aros 15 cm e 20 cm | Preço: 16,50 €|

ARTE TÊXTIL – Misturando Linha e Pintura: Bordado e Aquarela

Unir harmoniosamente duas técnicas quase antagónicas e torná-las complementares requer uma sensibilidade especial para as artes, assim como um grande desejo de experimentar e errar até encontrar a combinação perfeita. Essa é a especialidade de Ana Maria Reis, artista têxtil e pintora brasileira, que une pinturas e bordados harmoniosos em suas peças.

                                                               

ANA MARIA REIS 

Transmite emoções na tela misturando linha e pintura.

É artista têxtil há 30 anos. Sempre trabalhando com bordado e com a área de educação. É professora universitária e directora de escola aposentada há um ano. Agora com mais tempo, dedica tempo integral a arte têxtil. A sua inspiração é por temas ambientais, sociais e místicos. “Mas, o que realmente me inspira criar é uma honrosa saudação ao universo em agradecimento”.

OS TRABALHOS DA ANA MARIA REIS

Arte têxtil. Bordado livre sobre aquarela. Bordado sobre texturas.

Quando o Sol Nascer | Técnica: Bordado sobre texturas (fios) | Dimensão: 75cm x 70 cm | Preço: R$ 3.000,00 |Sabiá Laranjeira | Técnica: Bordado sobre Texturas (fios) | Dimensão: 33 cm x 33 cm | Preço: R$ 500,00 |Caminhos | Técnica: Bordado sobre aquarela | Dimensão: 45 cm x 45 cm | Preço: R$ 600,00 |

                                                                 

Hanna Buyarska 

Nasceu a 21-12.1971 na Ucrânia. Em 1989 terminou o 12º ano. De 1990-1995 estudou na Escola Estatal Superior de Pedagogia, na especialidade de Pedagogia e Método do Ensino na Escola Primária. Em meados de dezembro de 2002 emigrou para Portugal. Aqui trabalhou em vários serviços, mas dedicou-se mais aos trabalhos manuais. Neste momento está apaixonada por Feltragem. Com esta técnica pode-se fazer acessórios, brinquedos, decorações, calçado e vestuário. 

OS TRABALHOS DA HANNA

Os chinelos “Ovelhas felizes” | Técnica: Feitos com lã feltrada, são muito quentes e confortáveis | Tamanho: 34-35I Preço:  40 € |Tempo de execução: 2 semanas |Nota: É possível fazer de outra cor, tamanho e outro desenho|Os chinelos “Mundo dos animais”|Técnica: Feitos com lã natural de ovelha. Dão conforto e também aquecem os seus pés nos dias frios | Tamanho: 40| Preço:  50 € | Tempo de execução: 2 semanas |Nota: É possível fazer de outra cor, tamanho e outro desenho|Cachecol “Rosas de primavera”I Técnica: Feito com seda e lã feltrada. | Tamanho: 260×45 cm | Preço:  60 € | Tempo de execução: 2 semanas |Para mulheres elegantes que gostam de ser diferentes.|

                                                                   

OLÍVIA DA COSTA

“por entre os fios pesquei

quadros de linha e costurei

um, depois outro, e depois mais outro

até que juntos dançaram numa sinfonia de pontos

bordados em tons de azul.

 Ambos fazem o regalo de qualquer mesa, comoda ou arca”.

AS PEÇAS DA OLÍVIA

Toalha de Mesa | Técnica: Crochet em fio de pesca |Dimensões: 2,40X1,60 Cm I Coleção privada |Napron | Técnica: Crochet |Dimensões: 1,20X0,60 cm | Coleção privada |Napron | Técnica: Bordado à máquina |Dimensões: 80X0,60 Cm I Coleção privada |

                                                                           

MOMS AMADE

O trabalho do designer apresenta uma perfeita fusão afro-europeia na sua génese. É aliás, o reflexo da sua própria identidade: nascido em Moçambique, vive desde 2006 em Portugal. O seu talento para criar surgiu ainda na juventude quando estilizava as suas roupas. Começou como modelo e mais tarde a desenhar a sua própria roupa. Em Lisboa tem estudado moda, aprendendo novas formas e técnicas de manusear novos materiais na moda e arte, sem esquecer as suas origens.

AS PEÇAS DO MOMS

Presépios | Técnica: tecido capulana, papelão, missanga redonda preta, cola quente | Preço:  15 € IAlpercatas | Técnica: capulana forrado em pele, ilhós, atacadores, etiqueta em madeira, borracha, palmilha | Tamanho: nºs 35 a 44 | Preço:  35 €|Mochilas e Malas | Técnica: tecido capulana forrado, ziper, alças em correntes, fechos metálicos, mosqueteiros, madeira, ilhós, etiquetas em madeira | Preço:  variam de 40 € a 60 € dependendo do modelo |Nota: CTT e iva incluídos para Portugal continental|

ARTESANATO “DO LIXO À ARTE”

Reutilizar objetos é extremamente importante para o meio ambiente. Em tempos em que a sustentabilidade tem sido muito discutida, precisamos conscientizar-nos e mudar alguns hábitos. A reciclagem é uma óptima forma de diminuir o volume de lixo e de criar peças de arte úteis para as mais diversas funções. Você pode reutilizar objetos na decoração, como pallets, caixotes de mercearias, latas, garrafas, rolhas e até móveis antigos, basta usar a criatividade.

                                                       

ANA PAULA FERREIRA

Nasci no princípio de maio de 1957. Nasci porque no final do verão de 1956 os meus pais, com o apoio da minha avó paterna, pensaram estar em condições de construir esta casa onde hoje habito. Preciso do belo para respirar. Preciso de criar para conseguir lidar com a ausência dos que amei. Fazer artesanato para mim é uma forma de estar, uma forma de falar e ser escutada, uma forma de intervir dizendo que sim, que é possível, não endeusar o consumismo desenfreado, preservar valores e identidades, reutilizar conhecimentos antigos, recriar um quotidiano ao nosso ritmo…

A BOA VIDA PERSEGUE-ME…

(Esperemos que me apanhe!)

OS TRABALHOS DA ANA PAULA

Reciclagem por reutilização e reaproveitamento

Agenda: nome – Trip memories – viagens em família | Técnica: Agenda cosida à mão com fio dental em cadernos de 7 folhas dobradas ao meio, com caderno intercalado de folha exterior colorida. Capa da agenda em cartolina de caixa de cereais de pequeno almoço forrada com colagens de papel colorido, selos de correio já utilizados, recortes de revista e outros recortes, e desenhada e pintada com esferográfica, lápis de cera, marcadores e verniz das unhas| Descrição: O mar, o barco, as gotas de água. O refresco, as flores, os selos carimbados, as estrelas…O pai, a mãe e o filho.  A proteção e o aconchego na noite. A frescura suavidade e alegria durante o dia. E as várias camadas de recorte das colagens…|Dimensão: 15,5 cm x 21,6cm x 2 cm – 96 folhas/192 páginas | Preço: Sob Consulta |Sintonia outonal (leva-as o vento!) | Técnica: Reaproveitamento | Dimensão: 8 cm de diâmetro x 7,6 cm de altura | Preço: sob consulta |Caixa de creme de beleza com tampa de rosca | Técnica: Reaproveitamento – Decorada com tinta para vidro de pintura a frio, meia seca, em relevo e tinta acrílica | Descrição: Tons outonais, múltiplos fios, linhas, filamentos…Fios elétricos, telefónicos, linhas de pautas de música… Pássaros em início de migração, folhas ao vento… Energia, comunicação e movimento Dimensão: 15,5 cm x 21,6cm x 2 cm – 96 folhas/192 páginas | Preço: 38,00 € |Postal: nome – 48-56. Moments | Técnica: Pintura, desenho e colagem. Aguarela, verniz das unhas, esferográfica, marcador, lápis de cera, lápis de cor e pequeno recorte de revista | Descrição: Sonho / pesadelo / devaneio. Os rostos que nos assolam, que nos inspiram, que nos acompanham. O cosmos, o espaço, o deserto e o oceano.  (E o balcão do bar ao final da noite.) Dimensão: Com envelope 8 cm x 10,9 cm | Preço: 50,00 € |

 UM OLHAR SOBRE A CERÂMICA ARTÍSTICA

As peças de arte cerâmica artística reunidas nesta mostra são palco de criatividade e afirmação da arte e ofício dos ceramistas. Encontramos peças únicas trabalhadas a partir de materiais diversos.

Aguardando oportunidades como esta exposição para realçarem toda a sua beleza estética e artística.

                                                                   

ALEXANDRE MALOSTI

Nascido em 06/11/1970, natural de Natividade da Serra-SP, reside em Taubaté desde 1974. Autodidata, tem por característica a experimentação na produção das suas peças. Pesquisador contínuo de técnicas e materiais é conhecido por apresentar, em cada uma de suas mostras, acervo novo, texturas e formas inovadoras. Suas peças são exclusivas e são sua própria assinatura, trazem a sua identidade impressa em cada detalhe em cada forma.

AS PEÇAS DO ALEXANDRE

Sem Nome | Técnica: Modelagem manual com técnica mista de placas e cordelado, texturização externa feita com pontas de madeira, um a um, queima em alta temperatura, sobreposição de esmaltes, forno elétrico, 1240 graus | Dimensões: 40x23x14cm | Preço:  Sob consulta|Sem Nome | Técnica: Modelagem manual com técnica mista de placas e cordelado, texturização externa feita com pontas de madeira, um a um, queima em alta temperatura, sobreposição de esmaltes, forno elétrico, 1240 graus | Dimensões: 53x28x16cm I Preço:  Sob consulta|Sem Nome | Técnica: Modelagem manual com técnica mista de placas e cordelado, texturização externa feita com pontas de madeira, um a um, queima em alta temperatura, sobreposição de esmaltes, forno elétrico, 1240 graus | Dimensões: 39 x 18cm | Preço:  Sob consulta|

                                             

ARTREVE-TE BY Patrícia Ribeiro

Patrícia Ribeiro, nascida e criada na Beira Baixa, reside na Foz do Arelho. No mundo da cerâmica desde 2017. Inspira-se essencialmente na Natureza, usando formas naturais, texturas orgânicas palpáveis, as cores, as sensações, as emoções. As peças são secas ao natural, constante pesquisa e utilização de métodos e materiais mais tradicionais. Cada peça é trabalhada como se uma obra de arte se tratasse. O barro não é apenas uma arte.. É um modo de vida..

AS PEÇAS DA PATRÍCIA

 Escultura “Flui” | Técnica: Lastra / Grés CH-N e Grés BG 0.2 / 1150º | Dimensões: 61cm x 55 cm |Preço:  580€ |Escultura “Espirais” | Técnica: Lastra / Grés CH-N e Grés BG 0.2 / 1150º |Dimensões: 40 cm x 6 cm – cada | Preço: 180€  |Taça “Fatia da Lagoa” |Técnica: Modelada à mão / barro da Lagoa de Óbidos / Óxidos / Vidrados / 1050°|Dimensões:  35×11 cm|Preço: 120€|Peça utilitária, pode ser usada no dia a dia |

                             

A BONIQUEIRA – Joana Santos Ceramista 

 

A minha paixão pela cerâmica é uma paixão tardia, mas, e talvez por essa razão, seja também uma paixão forte e assolapada. O entusiasmo foi crescendo à medida que fui aprendendo a dar forma às pastas inertes, por vezes vermelhas, por vezes brancas, às vezes até multicolores, e das quais iam nascendo objetos mais ou menos criativos, mais ou menos úteis, mais ou menos bem conseguidos. Do rolinho ou da lastra, do molde ou da roda, o gozo era indescritível ao ver surgir copos, fogareiros, azulejos, chávenas, pratos e outras criações mais abstratas, sem outra função do que a de agradar aos sentidos.

AS PEÇAS DA JOANA A “BONIQUEIRA”

Para que preciso de pés, se tenho asas para voar? – Arco – Da série inspirada na Frida Kahlo | Material – barro vermelho e tintas de água e acrílicas | Técnica modelação e pintura livres | Dimensões: 30 cms altura – base – 6 cms diâmetro | Preço:  85€ |O que cuido, cresce em mim | Material – barro vermelho e tintas de água e acrílicas | Técnica: temática livre inspirada na figura da primavera do Figurado de Estremoz | Técnica de modelação: e pintura do Figurado de Estremoz | Dimensões: 35 cms altura – base – 12 x 7 cm | Preço:  95€ | Jacinta – Ceifeira | Material – barro vermelho e tintas de água e acrílicas I Técnica modelação e pintura livres | Dimensões: : Altura 25 cms. Base 7×10 CMS | Preçosob consulta |Nota: trabalha por encomenda, não tem peças em “stock” e, por essa razão, as peças que envia são apenas de referência.

                                                                         

BRUNO PIRES 

Bruno Miguel Galveias Pires, nascido a 09/05/1977 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira), é ceramista nas Caldas da Rainha onde executa peças em cerâmica. Desde cedo a paixão pela cerâmica invadiu a sua vida, por influência familiar. Paralelamente ao mundo industrial, tem um atelier, onde realiza os seus trabalhos. Apostando na criatividade e na diferença de forma a transmitir ao apreciador uma identidade própria.

AS PEÇAS DO BRUNO

Última Ceia | Técnica modeação: Lastra, base madeira – utilização de vidrados reactivos | Dimensões: comp 35cm largura 17cm altura 19cm | Preço: 45,00€ |Santo António Base MadeiraI Técnica modeação: lastra, base madeira unida com metal – utilização de vidrados reactivos | Dimensões: comp 17 larg 14 altura 31| Preço: 35,00€ | António Covid, base madeira | Técnica da Lastra| Dimensões: Comp 21 Larg 12 Altu 29| Preço: 35,00€ |Nota: Aos preços das peças, ainda acresce os portes de envio, consoante o peso da peça e o local de envio | A Técnica de criação é sempre a mesma: Lastra, utilizando vidrados recativos criados e desenvolvidos por Bruno|

                                         

ERRE GANDARELA – VÍTOR RESENDE 

Vítor Resende é natural de Santa Maria de Lamas, no Concelho de Santa Maria da Feira, adotou o nome ERRE GANDARELA, quando se mudou para GANDARELA DE BASTO, no Concelho de Celorico de Basto em 2016/2017. Onde foi Professor, e acabou por ficar. Passou a ser o Professor, técnico responsável pelo Atelier de Cerâmica de Celorico de Basto, num Projeto de Combate ao insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, e por lá ficou…

AS PEÇAS DO GANDARELA

 “Camélias de Celorico de Basto” | Técnica – realizado à lastra e posteriormente modelado e vidrado | Dimensões: 11 cm x 7 cm |Preço: 15 €|“Taça Granitos de Basto” | Técnica – realizado à lastra e posteriormente modelado e vidrado. Foram usados vidros reciclados | Dimensões – 13 cm x 6 cm |“Vaso Alto Granitos de Basto” | Técnica – realizado à lastra e posteriormente modelado e vidrado | Dimensões – 26 cm x 16 cm |Preço: 50€ |

                                                                 

HEITOR FIGUEIREDO

O ceramista/escultor Heitor Figueiredo nasceu em Braga, 1952. Trabalha em cerâmica não utilitária. Em cerâmica escultórica que não tem utilidade nenhuma… Apenas PARA SATISFAÇÃO DOS OLHOS.

AS PEÇAS DO HEITOR

“Contentor de 2 níveis” | Técnica – Grés vidrado e madeira, cozido em forno a gás 1020 ºC | Dimensões – 70x22x22cm |Preço: 400 € |“S/titulo” | Técnica – Barro vermelho de Beringel e madeira, cozido em forno a gás 850 ºC | Dimensões – 32x21x10cm | Preço: 200 € |“Ver e sentir a olaria” | Técnica – Grés vidrado e madeira, cozido em forno a gás 1020 ºC | Dimensões – 33x25x16cm | Preço: 300 €|

                                                                         

ISABEL AZEREDO

Isabel nasceu em Lisboa em 1966. Cerâmica contemporânea.

AS PEÇAS DA ISABEL

“Forma XXI” – Peça única | Técnica – Lastra e Modelação – Pasta Refractária Vermelha – Vidrados Semi-Mate / Multiplas Cozeduras em Forno Elétrico em Ambiente Oxidante 995ºC | Dimensões – 33×12,5×6.5 cm | Preço: 130.00€ |“JARRA” – Peça única | Técnica – Lastra e Modelação – Pasta Refractária Vermelha – Vidrados Semi-Mate / Múltiplas Cozeduras em Forno Elétrico em Ambiente Oxidante 990ºC | Dimensões –  31 cm altura  – 10,5×5 cm ( base) – 17 cm (abertura/topo)| Preço: 95,00 €|“FORMA XXVIII” – Peça única | Técnica – Lastra e Modelação – Pasta Refractária Vermelha – Vidrados Semi-Mate e Brilhante Metálicos/ Múltiplas Cozeduras em Forno Elétrico em Ambiente Oxidante 995ºC | Dimensões – 37x15x7 cm | Preço: 180,00 €|

JOÃO COSTA GOMES

João nasceu em Sintra. Autodidata, iniciou-se em Pintura e Escultura e foi daí que partiu para a descoberta da Cerâmica. Os Quatro elementos são a forma através da qual se exprime e onde estes ganham uma nova dimensão, forma e uma nova linguagem. É, no entanto, o elemento Terra, através do barro, que o faz mergulhar na Alquimia da transformação e o desafia a ir cada vez mais longe na sua visão enquanto criador.

A Natureza é a sua grande inspiração.

AS PEÇAS DO JOÃO GOMES

CAIXA cerâmica I | Técnica: modelação – Grés, óxidos, engobes e vidrados | Dimensão: 17x17x20 cm | Preço: 50€|CAIXA cerâmica II | Técnica: modelação – Grés, óxidos, engobes e vidrados | Dimensão: 18x13x13 cm | Preço: 45€|CAIXA cerâmica III | Técnica: modelação – Grés, óxidos, engobes e vidrados | Dimensão: 23x10x22 cm | Preço: 45€ | É no processo de modelação das diversas pastas cerâmicas, cada qual com a sua personalidade, ao aplicar óxidos, engobes e vidrados que nascem as histórias que dão origem a paisagens plenas de texturas, significados e de diferentes olhares|

                                           

MANUEL JOSÉ BROA – MJBroa

Figurado em Barro de Estremoz (Bonecos de Estremoz)

AS PEÇAS DO MANUEL JOSÉ BROA – MJB

AMAZONA I Grupo: Assobios Compostos | Dimensões: altura 16,5 cm – Largura 11,5 cmI Ano: 2020|Preço:  65 €| PERALTA | Grupo: Assobios Antropomórficos | Dimensões: altura 16,5 cm – Largura 7 cm | Ano: 2020|Preço:  55 €| PRIMAVERA I Grupo: Figuras Carnavalescas | Dimensões: altura 25 cm – Largura 13 cm | Ano: 2020|Preço:  75 €|

                                                     

MAR |Maria Amélia Ramos

MAR – Maria Amélia Ramos é natural de Lisboa, a cidade que a inspira e onde actualmente vive e trabalha, tendo o seu percurso profissional sido desenvolvido entre Inglaterra e Portugal. Economista de profissão, tem vindo a concretizar em paralelo trabalho artístico. A cerâmica escultórica é actualmente a linguagem artística que privilegia e objecto do seu campo de actividade, dado o fascínio de uma arte que conjuga os quatro elementos: terra, ar, água e fogo. 

A ARTE DA MAR

GALO MARIALVA| Técnica – Cerâmica vidrada | Coleção Privada|INQUIETUDE | Técnica – Cerâmica vidrada, aço e granito | Coleção Privada|VÉRTIGO | Técnica – Cerâmica …… | Coleção Privada|

                                                               

MARCO FERREIRA

Marco Ferreira (1980) – é um artista natural de S. Miguel com formação em Escultura e Design do Produto. Já correu o mundo, mas agora colabora no departamento de modelação da Fábrica de Porcelana Vista Alegre. Nos tempos livres, vai desenvolvendo uma série de peças em cerâmica, sob a forma de bestas, assente num imaginário mitológico onde se encontram figuras equivalentes, como Cérbero, Ortros ou Hidra.

A PEÇA DE ARTE DO MARCO

Danse Macabre | Técnica: Peça modelada e decorada à mão em cerâmica | Materiais: Barro vermelho e engobe branco | Dimensões: 47 X 47 X 21 cm| Preço: 275 euros + embalagem e envio|

ARTES PLÁSTICAS COM ENCONTRO MARCADO NA MOSTRA DE ARTES, OFÍCIOS E PINTURAS

Proporcionar momentos diferentes a nível cultural é um dos principais objetivos desta exposição que reúne trabalhos/obras/telas de artistas plásticos de países lusófonos. São 24 artistas plásticos. 8 de Angola, 1 de Brasil, 1 de Guiné-Bissau, 1 de Macau, 4 de Moçambique, 8 de Portugal e 1 de São Tomé e Príncipe.

Reforçando a identidade cultural da lusofonia. O Blog “A Boa Vida Persegue-me” é o habitat das artes lusófonas.

Inclusão… E olhos para ver a arte!

Criações, e olhos para ver as obras/telas de arte. Contribuindo para a saúde e bem-estar visual. Conta com trabalhos de artistas plásticos lusófonos. Tais como:

                                                                   

ANA MARIA MALTA

Viva A Arte e A Amizade Sempre

Nasceu em Vila Franca de Xira – Portugal. As suas obras falam das ardências da Vida e Natureza, a partir de uma expressividade não figurativa do meio natural envolvente, com referencial imagético que apresenta os elementos da natureza em diálogo plástico com o homem. 

AS OBRAS DA ANA

PERFUME DA TERRA I | Técnica: Acrílico s/Tela | Dimensões: 90 X 90 | Preço: 1.100 €|PERFUME DA TERRA II | Técnica: Acrílico s/Tela | Dimensões: 90 X 90 | Preço: 1.100 €|

                                                                                 

ANATUREZA 

Nasceu em Luanda, em 9 de dezembro de 1981. Passou a sua infância entre Luanda e Malange. Veio para Lisboa, onde vive desde 2005. O seu trabalho é essencialmente focado na liberdade de uma expressão plástica não mentalizada, mas por si só, sentida. Explorada nas mais variadas técnicas e materiais. As suas figuras não surgem de uma simples tela em branco, mas de uma camuflagem, uma mancha, uma nodoa.

AS OBRAS DA ANATUREZA

Soul Mate |Técnica: Acrílico sobre Madeira | Dimensões: 70 x 50 | Preço:  650 €IBusto | Técnica: Acrílico sobre Madeira | Dimensões: 60 x 40 |Preço:  500 €|Guru | Técnica: Acrílico sobre Madeira | Dimensões: 70 x 40 |Preço:  600 €|

                                         

ANGEIVE – Germano A. P Da Silva 

 

Angeive nasceu em Luanda Angola a 02/09/1984. É Licenciado em Arte Plásticas pelo Instituto Superior de Artes (Isartes).

AS OBRAS DO ANGEIVE

Jamestowh | Técnica: Acrílico sobre tela | Dimensões: 137×133 cm | Ano: 2020|Preço:  500 €| Ta-nta, Pwanet. Ancestral | Técnica: Acrílico sobre tela | Dimensões: 145×136 cm | Ano: 2020|Preço:  500 €|Conlct | Técnica: Acrílico sobre tela | Dimensões: 100×74 cm | Ano: 2020|Preço:  300 €|

                                                                 

 

ANTÓNIO TAPADINHAS 

 

Nascido no Pinhal Novo em 1942 é um artista multifacetado que já foi distinguido com diversos galardões, em áreas tão diferentes como Pintura, Desenho, Artes Gráficas, Literatura… As suas obras têm em comum um audacioso cromatismo, vivo e dinâmico, pleno de exuberância, um hino à alegria de viver.

AS OBRAS DO ANTÓNIO

Caminho de Pedras | Técnica: Acrílico sobre Tela | Dimensões: 60 x 40 cm |Ano: 2019|Preço:  500 €|O Passeio dos Varinos |Técnica: Acrílico sobre Tela | Dimensões: 50 x 70 cm | Ano: 2019|Preço:  350 €|Parque Municipal Moita | Técnica: Acrílico sobre Tela | Dimensões: 60 x 80 cm | Ano: 2019|Preço:  350 €|

                                                                       

APARÍCIO FARINHA

 

Aparício Farinha, nasceu em 1946, em Vila Nova da Telha, e reside em Nogueira, concelho da Maia. Desde criança que sempre se interessou e gostou de desenhar e pintar. Ao longo da sua carreira profissional e nos momentos de ócio visitou os mais conhecidos Museus de Arte, de todo o mundo, e exposições dos maiores autores universais. Entretanto, ia pintando quando necessitava de se exprimir, para dar satisfação ao seu ego.

A ARTE DO FARINHA

Português Still 1| Técnica: Acrílico s/cartão moldado | Dimensões: 36 x 56 cm | Ano: (LxA) 2017 |Preço:  750 €|Português still 2 | Técnica: Acrílico s/cartão moldado | Dimensões: 36 x 56 cm I Ano: (LxA) 2017 |Preço:  750 €| Tempo íntimo |Técnica: Acrílico s/cartão moldado | Dimensões: 36 x 56 cm | Ano: (LxA) 2017 |Preço:  750 €|

                                               

 

ASSUR – Felizardo Mutete Mobeliua 

 

Assur, nasceu em Zambézia, distrito de Quelimane, Moçambique a 29/11/1995.

AS OBRAS DO ASSUR

Imperfeito | Técnica: Acrílico sobre tela, cubismo, abstrato | Dimensões: 70 x 70 cm | Preço:  5.500,00Mt |Terra do Nada | Técnica: Acrílico sobre tela, chapisco, surrealismo | Dimensões: 1m x 1 m| Preço:  8.000,00Mt |Capulana Macua | Técnica: Acrílico sobre tela, abstrato | Dimensões: 50 x 50 cm | Preço:  4.500,00Mt |

                                                                 

BENIGNO MANGOVO

Benigno Mangovo, nasceu em Cabinda, aos 12/09/1993. Desenha desde a tenra idade. A sua arte é maioritariamente uma exploração metafórica de diversos aspetos da experiência humana, como os relacionamentos, as lutas internas pessoais, o medo, a morte, o amor, os sonhos, as memórias.Tem como influências os artistas Patrício Mawete, Cristiano Mangovo, António Ole, Francisco Van-Dúnem e Keith Haring.

AS TELAS DO BEN MANGOVO

Animal | Técnica: Acrílica sobre tela | Dimensões: 90×70 cm | Ano: 2019 |Preço:  250 000 AKZ |Dois templos I Técnica: Mista (Acrílica e marcadores permanentes) sobre tela | Dimensões: 105×80 cm |Ano: 2019 |Preço:  280 000 AKZ |Pacto | Técnica: Mista (Acrílica e marcadores permanentes) sobre tela | Dimensões: 110×80 cm – fabrica do infinito e nada e colectivo spa | Ano: 2019 |Preço:  280 000 AKZ |

                                                 

CARL GODINHO – Carlos Godinho

 

Nascido em S. Lourenço de Mamporcão (Estremoz), tendo dedicado parte do seu tempo à pintura de cartazes e catálogos, à ilustração de capas de livros e a um bom número de colaborações jornalísticas e radiofónicas.

AS TELAS DO CARL GODINHO

Cant@rte.com_Alma | Técnica: óleo sobre tela | Dimensões: 100×100| Ano: 2020|Preço:  sob consulta |Memor@rte | Técnica: óleo sobre tela | Dimensões: 100×80| Ano: 2020|Preço:  sob consulta |Templ@rte.com_Black White | Técnica: óleo sobre tela | Dimensões: 100×100| Ano: 2019|Preço:  sob consulta |

                                                                   

CECÍLIA VILAS BOAS

Cecília Vilas Boas foi desenvolvendo o seu interesse pela pintura. Estuda na NEXTART, Escola de Artes, em Lisboa. As suas obras são, em grande parte, a óleo e a acrílico, em suporte de papel e tela. Para além da Pintura também escreve. Já publicou seis livros cujas expressões variam entre poesia, prosa poética e fotografia. O seu último livro intitulado “Pode um Rosto Revelar uma Alma?”, publicado em 2919, é uma conjugação de prosa poética e pintura.

AS TELAS DA CECÍLIA

Sem Título | Técnica: Acrílico s/tela | Dimensões:  60x80cm |Preço:  250 €|Sem Título | Técnica: Óleo s/ tela | Dimensões: 40×40 cm | Preço:  80€ |Sem Título | Técnica: Óleo s/ tela | Dimensões:  40×50 cm | Ano: 2019 |Preço:  80€|

                                                                 

CRISTIANO MANGOVO

 

O artista trabalha sobre conceitos de identidade e perceção num mundo global.

Cristiano Mangovo tem na paisagem africana contemporânea, a inspiração para a criação dos seus trabalhos. Através da sua criatividade, o artista faz um exercício do equilíbrio de poder (e suas contradições) entre uma sociedade que está em constante mudança e os questionamentos presentes na mesma. Comprometido com as principais questões específicas do contexto africano, como a protecção ambiental, os direitos da mulher, ou sobre temas como o consumismo, os valores humanos, as relações sociais ou o urbanismo, o artista tem como framework a paisagem urbana e as cenas da vida quotidiana.

A ARTE DO MANGOVO

Responsabilidade 2 | Técnica: acrílico sobre tela | Dimensões:  70×70 cm |Preço:  Sob Consulta | Ano: 2020 |

                                                                 

DOMINGOS MAKENGO

Domingos Makengo é um artista auto-didacta, nascido em Luanda município de Cazenga ao 20 de janeiro de 1984.A sua paixão pela arte começou na infância, apesar de ter enveredado pelo ensino médio em Ciências Exactas. Aos 16 anos teve, no entanto, a oportunidade de passar pelo Atelier DECORPI, durante 6 meses. Aos seus 20 anos, frequentou o Atelier do Mawete Patrício, com finalidade de melhorar a sua técnica em desenho e pintura. Desde então, nunca deixou de aperfeiçoar as suas habilidades de Expressão plástica.

OS TRABALHOS DO DOMINGOS

A vinda das boas coisas | Técnica: acrílico sobre tela | Dimensões:  130cmx110cm |Preço:  500 mil kwanzas  | Ano: 2018 | Adolescência | Técnica: acrílico sobre tela | Dimensões:  102cmx97cm |Preço:  400 mil kwanzas | Ano: 2020 |A Oferta 2 | Técnica: acrílico sobre tela | Dimensões:  107cmx124cm |Preço:  500 mil kwanzas | Ano: 2020 |

                                                                         

EDVAL – E PESSOA

 

Edval Pessoa, brasileiro natural de Altamira (PA), mudou-se para Ribeirão Preto – SP, onde vive até os dias de hoje. Assim, descobrindo o mundo das artes autodidata desde muito pequeno já rabiscava seus primeiros desenhos bem compostos através do hábito de desenhar personagens em quadrinhos. Tem como na pintura seu estilo é contemporâneo, embora tenha passado por diversas técnicas…. Fascinado pela Arte Contemporânea, partindo do figurativo moderno à arte digital, (desenho, esculturas) sempre buscando retratar os animais, natureza, pessoas, e as formas geometrias como um todo, com cores alegres e vibrantes que integrem entre si.

AS OBRAS DO E PESSOA

Arara Macao | Técnica: Fitas Recicladas (tecidos) | Dimensões:  90cmX110cm |Preço:  Sob consulta | Ano: 2019 |Pavão | Técnica: Fitas Recicladas (tecidos) | Dimensões:  90cmX110cm |Preço:  Sob consulta | Ano: 2019 |Tucano | Técnica: Fitas Recicladas (tecidos) | Dimensões:  90cmX110cm |Preço:  Sob consulta | Ano: 2019 |Técnica: Usando pintura e tela como escultura, nomeando esse trabalho de “Curvas em Curvas”. A técnica em si mostra como material, fitas de lonas (de caminhão, algodão cru ou TNT), pintados e dão uma vantagem criativa. Agora, a tela tem o papel principal, criar formas e destacar os movimentos.      Dentro da caixa cria-se um desenho de linha elevada e quando visto em um ângulo, os campos de cor emergem à medida que sua perspetiva para a peça muda. Cada comprimento da tela pintada é ligado a si mesma e ao fundo criando uma estrutura rígida dentro do quadro. A tonalidade da tela pintada reflete no fundo criando um espectro de cores. Ao usar luz refletindo, pigmento e estrutura, eles podem multiplicar os tons dentro de cada escultura.      Pinturas escavadas – As pinturas estão em camadas uma sobre a outra, construindo uma linha de tempo de geologia acrílica. A paisagem é então escavada e esculpida revelando cores e texturas dentro de cada uma das camadas para criar uma visão de passado e presente.

                                                                             

EUSÉBIO DIAS 

Eusébio, é natural de São Tomé e Príncipe, desenvolveu o seu gosto e talento pela arte plástica na sua Terra Natal, sendo as suas obras a sua principal forma de expressão. É um trabalho que valoriza sobretudo as cores, do quotidiano da vida típica e a cultura de São Tomé.

AS TELAS DO EUSÉBIO

MENDIGO” | Técnica: Acrílico sobre Tela | Dimensões: 70 cmX50cm |Preço:  500€ |“A Dança Africana” | Técnica: Acrílico sobre Tela | Dimensões:  50 cm X 70 cm |Preço:  500 € |“A Dança na Rua” | Técnica: Acrílico sobre Tela | Dimensões: 62 cmX84cm |Preço:  600 € |

                                                                         

FILOMENA MORIM 

 

Nascida em Lisboa, desde cedo sentiu o apelo pela pintura. Pela mão da professora Conceição Oliveira da Escola de Belas Artes de Lisboa, iniciou-se na aprendizagem da técnica a óleo, vitral, pintura em cerâmica, e em seda. Inactiva nesta área, durante vários anos, rumou na exploração de outros caminhos do conhecimento. Pelo incentivo de vários amigos, voltou aos pincéis na técnica mista e acrílico. Pintar é transpor para a tela a intensidade das emoções, buscando no fundo da alma sentimentos que transcendem os meros sentidos. Viajando nas asas da imaginação, transpõe para as telas a união entre o Universo e a Terra.

AS TELAS DA FILOMENA

“Sinfonia” | Técnica: Mista | Dimensões: 60×75 |Preço:  Sob Consulta |Begin” | Técnica: Mista | Dimensões: 55×46 |Preço: Sob Consulta |Sentir” | Técnica: Mista | Dimensões: 30×24 |Preço: Sob Consulta |

                                                                       

GABRIEL PUZUZO

Gabriel Puzuzo nasceu a 19/05/1980 em Maputo. O artista moçambicano, é autodidata e despertou para a arte, por acaso. As suas obras encontram-se em algumas coleções privadas em Moçambique, África do sul, Portugal e Itália.

AS OBRAS DO GABRIEL 

Paleta 1…” | Técnica: Óleo s/tela | Dimensões: 60X60 |Ano: 2019I Preço: Sob Consulta |Paisagem fictícia” | Técnica: Óleo s/tela | Dimensões: 110X80 |Ano: 2018I Preço: Sob Consulta |Paleta 2” | Técnica: Óleo s/tela | Dimensões: 60 X30 |Ano: 2018I Preço: Sob Consulta |

                                                                             

GUIDA PEREIRA

 

Guida Pereira nasceu em Macau em 1963. Veio mais tarde para Portugal, onde ainda hoje vive, perto do mar. Com raízes portuguesas e macaenses, e tendo conhecido e vivido nestas duas culturas marcantes, podemos dizer que a assinatura oriente-ocidente é transversal no seu trabalho artístico. O seu trabalho reflete não só a multiculturalidade, mas, mais ainda, uma procura das origens num exercício que, não sendo apenas de regresso ao passado, é uma tentativa de construção de um presente-futuro ancorado em memórias, uma tentativa de usar símbolos e cores para melhor compreender e construir o seu caminho de evolução.

AS TELAS DA GUIDA

Thoughts!” |Técnica Medium: Acrílico em tela | Dimensões Dimensions:  100cm x 100cm x 4 cm |Preço:  €1,200.00| Mischievous Me |Técnica Medium: Acrílico em tela | Dimensões Dimensions:  100cm x 100cm x 4 cm |Preço:  €1,000.00|Som |Técnica Medium: Acrílico em tela | Dimensões Dimensions:  80cm x 60cm x 4 cm |Preço:  € 700.00|

                                                                                                                                                              ILDEBRANDA MARTINS       

 

Nasceu em Angola, estudou em Alverca e Vila Franca de Xira, resido na Amadora e trabalho em Lisboa. “A pulsação da minha vida artística, embora com mais de trinta anos de carreira, sofreu muitas oscilações e tem sido pautada por ritmos diferentes ao longo dos anos, conforme as minhas ansiedades, as minhas necessidades de reflexão e de partilha. Cada peça representa um pensamento; um conjunto de obras com o mesmo alinhamento um estado de espírito.  O uso dos manequins como matéria prima artística nos últimos anos, decerto está relacionado com a minha necessidade crescente de criar ambientes cinéfilos e teatrais, em que a fantasia e a realidade se fundem e em que o sonho se torna realidade e vise versa”.

AS OBRAS DA ILDEBRANDA

“QUE VERGONHA!” Técnica: Instalação. A obra foi criada sobre material reutilizado | Dimensões: 50 cm de larg. x 60 cm de alt. |Preço:  200 €|MEMÓRIA DESCRITIVA: Uma reflexão sobre a forma como o coletivo mundial está a lidar com as mudanças climáticas, a leviandade da classe empresarial e politica relativamente a estes temas. A necessidade, embora utópica, de controlar a taxa de natalidade, de distribuir geograficamente pelo planeta a população mundial, o usufruto dos recursos de maneira mais harmonioso entre os seres humanos|“A MATURIDADE EMOCIONAL!” |Técnica: Instalação sobre manequim de esferovite e madeira | Dimensões: 30 cm de larg. x 55 cm de alt. |Preço:  200 €|MEMÓRIA DESCRITIVA:Uma reflexão sobre o lado esq. e DTº. do cérebro, da necessidade do equilíbrio entre a racionalidade e a emotividade, o Q.E.  e o Q.I.|“SINGULARIDADE ÍMPAR Técnica: Instalação em arame| Dimensões: 50 cm larg x 1,00 cm Alt. |Preço:  200 €|MEMÓRIA DESCRITIVA: Uma reflexão sobre a dificuldade de se ser diferente num coletivo que nos pressiona a ser iguais aos restantes da sociedade mas em que a solução não passa por nos transformarmos em seres marginais e  a agir fora do contexto do grupo. . Há maneiras de estar inserido sem perder a singularidade e a identidade que nos distingue|

                                                             

JOÃO PEDRO MARQUES

 

João Pedro Marques, 32 anos, nasceu em Lisboa no ano de 1988 e reside em Sesimbra. É artista plástico autodidacta que iniciou através da curiosidade e autodescoberta o interesse pela pintura no início da adultez. O seu estilo de pintura insere-se no Expressionismo Abstracto e informalismo apesar das suas influências surrealistas e neo-expressionistas. Define a sua pintura em 2 fases distintas sendo a primeira fase a fase do Caos em que através de gestos inatos e fluídos, a obra assume o tema a ser seguido. A segunda fase é a fase da Ordem, sendo um processo extremamente racional, em que objectos e detalhes são definidos na a sua forma final.

AS OBRAS DO JOÃO PEDRO MARQUES

Acid Wash | Técnica: Mista sobre tela | Dimensões: 100x80cm | Ano: 2020|Preço:  1.100 €|Salta-me a cabeça… | Técnica: Mista sobre tela | Dimensões: 70x50cm | Ano: 2017|Preço:  600 €|O Rei Nu | Técnica: mista sobre tela | Dimensões: 70×50 cm | Ano: 2020|Preço:  600 €|

                                                                             

JORGE ROMÃO

 

“O lugar onde nascemos e gatinhamos não se esgota na anotação que consta na certidão de nascimento.  As memórias e vivências  do  lugar  acompanham-nos  para  o  resto  da  vida,  formatam a nossa forma de estar na vida e traçam a silhueta da nossa sombra”.

Jorge Romão, Nasceu em 1959, no Painho, aldeia do concelho do Cadaval. Vive em Lisboa, no bairro histórico da Graça. Já guardou rebanhos e pisou uvas no lagar. Em 2016 publicou, na Chiado Editora, o livro “Quando os ciprestes davam laranjas”. Em julho de 2018 estreou-se na pintura, com a exposição “ÍMPETOS”.

AS TELAS DO JORGE

“a memória das cores” | Técnica: acrílico sobre tela | Dimensões: 100×80| Ano: 2020|“encantamento |Técnica: acrílico sobre tela| Dimensões: 80×60| Ano: 2020|“as cidades invisíveis de Italo Calvino” |Técnica: acrílico sobre tela| Dimensões: 60×80| Ano: 2020|diptico “bestiário e vestidos a rigor” |Técnica: acrílico sobre tela| Dimensões: 70×140| Ano: 2019|

                           

OSVALDO FERREIRA

 

Natural de Luanda, onde nasceu a 8 de Dezembro de 1980, Osvaldo Ferreira pertence a mais jovem geração de artistas plásticos angolanos e demonstra, desde muito jovem, grande interesse pelo desenho e pela pintura, e começa a elaborar os primeiros traços aos 12 anos, fruto da paixão que já então nutre pelas cores e figuras geométricas.

AS OBRAS DO OSVALDO

O Balde | Técnica: óleo sobre tela | Dimensões: 130 X 110| |“Sem Apoio” | Técnica: óleo sobre tela | Dimensões: 90 X 90| |A Lata | Técnica: óleo sobre tela | Dimensões: 130 X 110|

         

RUBEN ZACARIAS

Artista Plástico Moçambicano. Criador de obras plásticas. Organizador de Exposições e Curador.

AS OBRAS DO RUBEN

Quando vejo a tua alma, Mulher | Técnica: Acrílico sobre tela | Dimensões: 60×60 cm | Preço:  600 € |Breve História:Mulher,Quando te olho, vejo muito em ti!Assisto à inspiração de um povo. Emancipação de sonhos e coragem. Afirmação da alquimia no feminino|O encontro | Técnica: Acrílico sobre tela | Dimensões: 70×60 cm |Preço:  sob consulta |Breve História: Um pote, símbolo africano e macadâmia, fruto para fazer chocolate, unem-se numa ligação de capulanas numa fenda terrestre. Numa interseção matemática e artística nasce o encontro|O que tenho para dar |Técnica: Mista sobre tela | Dimensões: 60×50 cm | Preço:  700 € |Breve História: A minha vontade guerreira é de ultrapassar todos os obstáculos e transformar as minhas preocupações em jardins floridos! Para a minha amada ofereço os meus jardins suspensos!!!|


SIDNEY CERQUEIRA

 

Sidney Castro Fernandes Cerqueira é um artista plástico da Guiné-Bissau nascido em Lisboa. Por ser filho de pais guineenses foi levado para a Guiné, onde cresceu e estudou até aos 20 anos. Depois de experimentar várias técnicas, Sidney escolheu como estilo o “Realismo Espontâneo” criado pelo conceituado Voka. As telas de Sidney Cerqueira são marcadas pelas cores vivas e uma combinação de pincéis e espátulas únicas, mas também pelos temas que chamam a atenção do público em geral para as questões sociais como a violência doméstica, abuso de menores entre outros. Seu trabalho tem uma vertente social através do projeto “Cores da Esperança” que consiste em montar oficinas de pintura para as crianças e expõe coletivamente com elas.

AS OBRAS DO SIDNEY

“CHAPLIN”| Técnica – Acrílico e óleo sobre tela – Acrylic and oil on canvas | Dimensões: 130×80 |“FREE BIRD II” | Técnica – Acrílico e óleo sobre tela – Acrylic and oil on canvas | Dimensões: 150×110 |“WARRIORS”| Técnica – Acrílico sobre madeira – Acrylic on wood | Dimensões: 120×100 |


SIMONE MOISES SIMBINE

 

Artista plástico Moçambicano nascido aos 28/10/1976, começou a carreira artística em 1992 instruído pelo mestre Simbine. Tem a sua obra patente em diversos locais em Moçambique e em algumas partes do Mundo!

AS OBRAS DE SIMONE

“Palapala”| Técnica: acrílico/tela – Acrylic on wood | Dimensões: 1,20cm x 0,90cm | Ano: 2020 | Preço: € 450 |“A Xingonbelene”| Técnica: acrílico/tela – Acrylic on wood | Dimensões: 1,20cm x 0,90cm | Ano: 2020 | Preço: € 450 |“Ritmos Lunares da Terra”| Técnica: acrílico/tela – Acrylic on wood | Dimensões: 0,90cm x 0,70cm | Ano: 2020 | Preço: € 450|

                                                                                                                               

XICOFRAN 

 

“tal como no jazz, na vida sigo o improviso das notas musicais…”

Francisco Fernandes, assina como XICOFRAN, é considerado como um dos grandes talentos no mundo artístico da sua geração. Conhecido como o “Pintor do Jazz” nasceu em Luanda, Angola em 1969.

Em 2002 quis a sorte do destino que XicoFran se cruzasse com António Inverno. O Mestre com a sua humildade e sabedoria, passou para o XicoFran as mais importantes técnicas e conhecimentos, do qual xicofran até hoje não deixa de empregar nas suas obras, nomeadamente o Equilíbrio das telas e os magníficos pontos de Luz.

Uma das características mais marcantes e reconhecida na sua pintura, é a forma, como consegue representar o movimento preconizado pela silhueta de um músico, mais concretamente do músico de Jazz, transpondo para a tela o arrastamento dos gestos e toda a vibração dos instrumentos, temática o qual domina com um cunho muito pessoal e muito característico e cuja técnica e traço é já reconhecida mundialmente.

AS OBRAS DO XICOFRAN

“Alma Pessoa de Lisboa” | Técnica: acrílico e pastel de óleo sobre tela | Dimensões: 140x80cm | PVP 3200€|“Marina Cascais” | Técnica: acrílico e pastel de óleo sobre tela | Dimensões: 120X100cm | PVP 3200€| “Marina II” | Técnica: acrílico e pastel de óleo sobre tela | Dimensões: 120x80cm | PVP 2800€|

 

Caros Participantes, um enorme obrigado por participarem de forma tão nobre nesta feira/Mostra7Exposição de Artesanato Artístico, Artes, Ofícios e Pinturas que reúne criadores de diversas áreas.

Deixa-me feliz o facto de ter em comum com vocês este amor pela arte!

Agradeço à vida pelas experiências que me tem proporcionando. E é isto que me estimula, o desafio do diálogo, de vários diálogos. É entender as necessidades dos artesãos, ceramistas, artistas plásticos, autores dos países lusófonos e dos cidadãos visitantes e a diversidade.

A diversidade vai fazendo o seu caminho nas páginas desde Blog, estimulando a liberdade de interpretação ao cidadão, visitante, observador.

Os autores/ Artesãos/Ceramistas/Escultores/Artistas Plásticos:

JOSÉ SOUSA| LÍGIA MOURA| M. CORREIA – Maria Manuela Martins Correia Brito Pereira| BUILDING ART de Thais e Valeria Delboni| IVO MOTA VEIGA| JOÃO COSTA GOMES| MARGARIDA ESTEVES| “MIROMA” RUI RODRIGUES| GABRIEL RIBEIRO| ALEXANDRA LOPES| OJIBWA NATUR by Andreia Filipa| ANA MARIA REIS| Hanna Buyarska| OLÍVIA DA COSTA| MOMS AMADE| ANA PAULA FERREIRA| ALEXANDRE MALOSTI| ARTREVE-TE BY Patrícia Ribeiro| A BONIQUEIRA – Joana Santos Ceramista| BRUNO PIRES| ERRE GANDARELA – VÍTOR RESENDE| HEITOR FIGUEIREDO| ISABEL AZEREDO| MANUEL JOSÉ BROA – MJBroa| MAR –  Maria Amélia Ramos| MARCO FERREIRA| ANA MARIA MALTA| ANATUREZA| ANGEIVE – Germano A. P Da Silva| ANTÓNIO TAPADINHAS| APARÍCIO FARINHA| ASSUR – Felizardo Mutete Mobeliua| BENIGNO MANGOVO| CARL GODINHO – Carlos Godinho| CECÍLIA VILAS BOAS| CRISTIANO MANGOVO| DOMINGOS MAKENGO| EDVAL – E PESSOA| EUSÉBIO DIAS| FILOMENA MORIM| GABRIEL PUZUZO| GUIDA PEREIRA| ILDEBRANDA MARTINS| JOÃO PEDRO MARQUES| JORGE ROMÃO| OSVALDO FERREIRA| RUBEN ZACARIAS| SIDNEY CERQUEIRA| SIMONE MOISES SIMBINE| XICOFRA|

A BIO DOS PARTICIPANTES

[embedyt]https://www.youtube.com/watch?v=QUDwiQAuUoo&feature=youtu.be[/embedyt]